"". Life of Cherry: Como ver uma série quando tens muito para estudar !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

14.11.18

Como ver uma série quando tens muito para estudar

Como ver uma série quando tens muito para estudar

Ver mais um episódio ou estudar? Ah, o eterno dilema do estudante moderno. Binge watching é uma das causas principais do fracasso escolar (parece que estou a falar de uma doença, desculpem, influências de Enfermagem). O seu principal sintoma é o "só mais um episódio" que nos ilude e faz com que percamos uma tarde de estudo. Qual é a solução, deixar as séries para as férias? Não, não é preciso uma medida tão extrema.

Até este ano (que é o ano em que estou a acompanhar mais séries!), eu fui mais uma rapariga de filmes. Em grande parte porque os filmes só duravam uma 1 hora e meia a 2 horas e, depois disso, acabavam, enquanto que as séries exigiam mais tempo para as acompanhar. Não confiava muito na minha autodisciplina, e preferi sempre deixar as séries para o verão. Era algo que até nem me custava muito a fazer, tirando quando saía uma nova produção completamente wow, que punha toda a gente a comentar nas redes sociais,  e eu ficava a sentir-me como uma criança numa festa de aniversário que recebe a proibição de  comer doces. Foram essas produções que me fizeram arriscar a acompanhá-las em plena época de aulas e com o tempo, para manter a minha produtividade, desenvolvi algumas ferramentas para evitar que estes me distraíssem dos meus objetivos.


1. Escolhe uma série levezinha: Estás a ver aquelas séries em que acontecem um monte de coisas no mesmo episódio, com muito drama, mistério e que te fazem ter múltiplos ataques cardíacos no mesmo minuto? Esquece essa série, não a vejas se estás em plena época de exames. Aquilo que vai acontecer se tu a vires é que só vais conseguir pensar nessa  história o que, por sua vez, vai fazer com que tu entres numa maratona de episódios para procurar respostas para o que vai acontecer a seguir em vez de procurar respostas para os exames que tens nos livros em que deverias estar mesmo a pôr os olhos. As séries ideais para veres quando tens muito para estudar são séries levezinhas, com narrativas simples, em que não acontece nada de especial mas que, ao mesmo tempo, te cativem e te entretenham o suficiente para te proporcionarem um bom momento de descanso. Sugestões: "Gilmore Girls", "The Bold Type" e "Sex and The City".

2. Escolhe uma série que não tenha seguimento: Existem séries que tu tanto vale começares a ver no primeiro episódio da 1º temporada e como no quarto episódio da 10º temporada que consegues acompanhar tudo na mesma. Isto porque a narrativa delas não consiste numa linha contínua de acontecimentos, cada episódio é uma história diferente. O exemplo mais conhecido é "Black Mirror", em que cada episódio tem um cenário diferente, um elenco diferente e um enredo completamente diferente. Existem outras séries que até têm um seguimento, mas que se consegue ver na mesma de modo aleatório porque esses pequenos eventos não são muito relevantes para a narrativa geral. É o caso de "CSI" e "The Simpsons".

3. Pensa nos episódios como uma recompensa do teu estudo: Este é um truque muito bom pensado para os casos em que optares por não seguir nenhuma das duas dicas acima. Bem sei que, por vezes, não é viável optar por uma série mais levezinha quando a que queremos mesmo ver é aquela que toda a gente está a falar e que é mesmo muito boa. Imagina então que isto é um videojogo. Estranho? Eu explico. Num videojogo, para desbloqueares aquele mundo que parece ser mesmo lindo ou acessórios que parecem ser mesmo fixes, tens que passar de nível. Transpondo esta lógica para o estudo, cria um esquema em que 2 horas a estudar, por exemplo, desbloqueiem um episódio que vai dar-te as respostas deixadas pelo episódio anterior. Ao início vais pensar, "bolas, para quê estudar quando o que quero mesmo é saber o que vai acontecer?" porém, passado algum tempo, vais interiorizar que, para tal, tens que ser produtivo primeiro.

4. Escolhe uma série com episódios pequenos: Episódios com duração de 30 ou 20 minutos são muito mais fáceis de encaixar nas pausas de estudo do que episódios de 1 hora ou mais.  A melhor sugestão que tenho para dar aqui é o clássico "Friends", cujos episódios têm uma duração média de 22 a 30 minutos.

5. Impõe um limite de episódios por dia: Passar muito tempo nos ecrãs não é saudável e cansa muito, principalmente quando já gastas a tua energia em muitas outras atividades que compõem o teu ano letivo. Assim, limita os episódios que vês diariamente para evitar que te sobrecarreguem. Estabeleces x episódios diários e, depois desses, finges que já acabaram e voltas para o estudo ou então arranjas outra forma de descansares.

6. Finge que a série ainda não está completa e que sai um episódio por semana: Se fores como eu, há uma grande probabilidade de, na altura em que decides ver determinada série, esta já ter umas 4 ou 5 temporadas. Está mesmo ali prontinha para um binge watching e para desgraçar as tuas notas. São capaz de me matar por esta dica, mas aqui vai. Finge que a série ainda não está completa e que só sai um episódio por semana, por exemplo, à sexta. Eu sei, eu sei, é muito difícil fazê-lo quando queremos mesmo saber o que vai acontecer no próximo episódio, e é por isso que eu aconselhei acima escolher uma série levezinha e que não exija um acompanhamento constante de todos os acontecimento. No caso de não teres seguido esse conselho, lamento, vais ter que recorrer a todo o teu autocontrolo para seguir esta dica.


Costumam ver séries em tempo de aulas? Quais são as vossas estratégias para evitar que estas vos distraiam?

Lê também: 5 coisas saudáveis que pode fazer enquanto vês a tua série favorita.

25 comentários:

  1. Espero que esses truques resultem, lembro-me que comigo eram mais as horas que passava a ver séries do que a estudar!!! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Sempre vi séries durante o período de aulas e, por acaso, nunca tive problemas. Mas, também, sempre fui muito disciplinada nesse aspeto, porque, como as acompanho pela televisão, conseguia organizar um horário de estudo que as incluísse. Assim, tratava de tudo o que fosse referente à escola/faculdade e, depois, tinha o meu momento de pausa. Caso estivesse numa altura com muitos testes/trabalhos, deixava para o fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pela televisão, com uma programação mais fixa não havia outra forma, a não ser que já tivesses aquelas boxes que dão para retroceder. Sim senhora, muito disciplinada menina Andreia :).

      Eliminar
  3. Adorei as dicas! Penso que serão muito úteis quando encontrar mais series que me cativem!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê as da Netflix, há muitas que são muito boas :).
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Excelentes dicas! Eu desgracei-me muito com isto ahaha felizmente essa fase de estudo já passou :)

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já podes ver séries mais à vontade agora :).
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Séries, o meu grande problemas. Mas estou muito mais controlada.

    ResponderEliminar
  6. Concordo 100%
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Também utilizava o truque de usar um episódio como recompensa quando estudava por casa. Mas, ao contrário do que tu até aconselhas, via séries meio bingy e depois era-me difícil ver apenas um episódio de cada vez...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Eu não estudo mas tenho a mesma opinião que a tua. Em momentos assim ou mesmo em pausa de trabalho (ou enquanto se faz as lides por exemplo) as séries leves de poucos minutos são ótimas! Recomendo uma que comecei ontem e não tarda estou a terminar de tão a gostar que estou ahaha. É a "Santa Clarita Diet" :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certa forma, estas dicas também se aplicam a outras situações, como no trabalho ou nas tarefas domésticas :).
      Obrigada pela sugestão, vou adicionar à minha lista :).

      Eliminar
  9. O que sempre fazia era impor-me um x número de episódios por dia. Nem sempre dava resultado, confesso. Por vezes, perdia-me na história e queria saber mais e mais. Claramente, se escolhesse uma série onde não houvesse seguimento, tivesse tido mais sucesso na minha tática. Deveria ter lido estas dicas enquanto estudava. Ajudariam-me imenso ahah. Beijinho

    gentecansada.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, há séries tão boas que nos estragam os planos todos. Devia ter escrito este post mais cedo então xD.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Amei as dicas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Neste momento estou a ver uma série na Netflix, que adoro. "Call the Midewife". As minhas filhas também gostam e passam a vida a querer ver mais um episódio em vez de se prepararem para os testes. Muito bom este post.

    ResponderEliminar
  12. O que eu faço é estudar e depois como recompensa como dizes, vejo um episódio...

    ResponderEliminar
  13. Eu simplesmente não vejo séries nessas alturas, assim não me distraio ahah
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. Oi! Na época que eu estudava me recompensava mesmo com séries e me limitava a ver apenas os finais de semana. Hoje, estou mais livre e consigo ver quase todos os dias da semana. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  15. Eu cá costumo ver séries em tempos de aulas e até me controlo bem (dependendo das séries, porque houve uma que tive mesmo de ver em 1 semana xb). No entanto, este ano ainda não consegui atualizar-me desde que começaram as aulas, ando sempre cheia de coisas para fazer e tenho duas ou três pendentes, estou com uma vontade de me agarrar a elas ahah
    As dicas que nos deste parecem excelentes, algumas já vou aplicando, outras vou ter de começar a aplicar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há aquelas que não dão hipótese xD. Vê um episódio por semana, assim consegues gerir melhor :).
      Beijinhos

      Eliminar