"". Life of Cherry: Desculpa Instagram, mas remover os gostos não vai resultar !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.7.19

Desculpa Instagram, mas remover os gostos não vai resultar


A remoção dos gostos no Instagram tem sido um tópico polémico desde abril, quando anunciaram que iriam começar esta experiência no Canadá. Passado alguns meses, agora em julho, a plataforma comunicou que vai expandir estes testes e apresentou uma nova lista de países que vão ser abrangidos pelos mesmos: 



A razão por detrás disso?


"Nós queremos que os vossos amigos se foquem nas fotos e vídeos que partilham, não no número de gostos que recebem. Ainda conseguem ver os vossos próprios gostos ao clicar na lista de pessoas que gostaram, mas os vossos seguidores não poderão aceder a esse número".

A minha opinião 


Na minha opinião, isto não vai resultar. Não me interpretem mal, eu sou a favor da ideia do Instagram. Já está mais do que na altura de fazer alguma coisa acerca desta competitividade doentia na Internet. Só não acho que este é o caminho. 

Remover apenas os likes não vai mudar drasticamente as coisas. Pelo menos, não para quem já está mais do que viciado nesta rede social. Deviam esconder o número de seguidores e, sobretudo, os gostos associados aos comentários. Sim, porque se formos pegar, por exemplo, numa foto de uma influencer, cada comentário tem centenas ou mesmo milhares de gostos.


E já que estamos a falar em influencers, eu sei que o Instagram não está preocupado apenas com a saúde mental dos seus utilizadores, também lhes dá jeito eliminar a competição para fazer com que os que ainda estão a crescer gastem mais dinheiro em publicidade na rede social.  Mas acham mesmo que vão conseguir parar as pessoas que fazem do Instagram a sua fonte de rendimento e que já se habituaram a adaptar-se a várias mudanças das plataformas? Eu nem percebo porque é que os influencers se estão a sentir tão ameaçados, se quiserem que as marcas continuem a trabalhar com eles , é só mandar uma screenshot do seu alcance (porque, sejamos sinceros, as marcas vão continuar a dar muita importância aos números).  E aqueles com verdadeira influência, com realmente bom conteúdo, não precisam de se preocupar.

É cansativo ver bloggers/youtubers mais preocupadas com os números do que com o conteúdo e, pior ainda, a dar dicas de "faz isto para ter mais gostos" ou "livra-te dessas fotos para conseguires mais likes". Existem tantos criadores de conteúdos bons que não têm metade do alcance, mas não é por isso que têm menos valor, aliás, eu até os admiro imenso por continuarem a produzir independentemente do que o as estatísticas dos outros mostram.  Também é cansativo  e frustrante ver pessoas incríveis que ficam com baixa autoestima por acharem que estão bonitas numa foto e depois não conseguirem gostos "suficientes".  É por isso que torço para que de futuro, o Instagram faça as mudanças que faltam para que isto realmente resulte. Se forem mais inteligentes e fizerem as alterações necessárias, o Instagram poderá voltar aos seus bons velhos tempos, os tempos em que se partilhava pelo simples prazer de partilhar com o mundo. Melhor ainda, talvez se torne numa espécie de Pinterest, com um bonito feed cheio de pessoas criativas que não se preocupam se são instaworthy ou não.

Numa cultura de validação já muito enraízada, vão existir diversas formas de contornar as "regras". Para criar um espaço virtual mais honesto e genuíno, vão precisar de ser muito mais radicais do que isto.


Qual a vossa opinião sobre esta mudança no Instagram? 

22 comentários:

  1. Eu sou viciadona no Instagram mas estes filmes todos já cansam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente deves sentir falta do Instagram antigo :(.

      Eliminar
  2. Tudo isso me passa ao lado. Comecei cedo a usar a internet, mas tal como em tudo na minha vida, nunca fui atrás de modas. Usava como queria e me apetecia, livremente, e assim continua até hoje. Nunca usei um hashtag, nunca fiz uma instastory, nunca tentei tornar o blog uma fonte de rendimento, não tenho whatsapp, não uso o twitter... As tecnologias e as redes sociais são bastante úteis, mas acho que está cada vez mais doentio, o mundo está absolutamente dependente disso, é uma obsessão nada saudável... e da qual me mantenho longe. Esse desespero por validação é tão decadente que começam a ser cada vez menos as pessoas que se mantêm genuínas nas redes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso as redes sociais, mas com moderação e com a consciência que os gostos não podem ser o único objetivo e forma de validação. É suposto divertirmo-nos e não nos levarmos demasiado a sério, e não entrar em competição uns com os outros como acontece, para ver quem tem a vida mais perfeita.

      Eliminar
  3. É um caminho pertinente, mas também acho que não será suficiente, porque esta competição, esta necessidade de validação através dos números já está bastante enraizada. Ainda assim, foi uma boa iniciativa por parte do instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um bom começo :), mas vão ser precisas medidas muito mais radicais do que estas.

      Eliminar
  4. A propósito do caça likes e do que as pessoas estão dispostas a fazer por isso, veio a publico o caso do team Strada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei como exprimir tanta indignação acerca desse caso. Sim, as crianças/jovens que se envolveram isso foram um bocado idiotas, mas não deixam de ser vítimas desse youtuber, estavam a perseguir um sonho e ele aproveitou-se... Enfim, espero que se faça justiça.

      Eliminar
  5. Em relação à mudança do Instagram, tenho de te dizer que a mim não afeta minimamente. É uma rede social que, mesmo já tendo tido várias contas, não me agrada muito. Só a uso por causa do blogue, mas publico as imagens e nem vejo se têm likes. Por sua vez, a importância que se dá aos seguidores, likes, etc, no Instagram infelizmente não se fica apenas por aí... Vou dar-te um exemplo que acho pertinente. No meu blogue tentamos várias vezes pedir a distribuidoras de filmes para nos disponibilizarem convites para realizar passatempos para antestreias. As distribuidoras pequenas aceitam logo as propostas. Por sua vez, outras que nem posso considerar "grandes" distribuidoras levantam um inquérito enorme em relação ao número de seguidores, de gostos, de alcance, etc, seja no blogue, Facebook ou Instagram. Apenas lamento que se dê tanta importância a isso, porque assim nem se dá atenção ao próprio conteúdo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste, mas infelizmente é essa a realidade. Os números importam sim, não sejamos hipócritas, mas não deviam importar a este nível.No caso do teu blog (que sigo regularmente, não fosse eu uma amante do cinema), ainda se justifica menos, dado a elevada qualidade do conteúdo que crias. As distribuidoras deviam analisar antes o conteúdo que publicas antes de se porem com esses inquéritos.

      Eliminar
  6. Não fazia ideia de tal coisa! Tenho insta, mas (ainda) não uso muito.
    Beijinho

    Blogue recanto c/tempero

    ResponderEliminar
  7. Apesar de também achar boa a ideia do Instagram, não creio que vá resultar. Já vi stories de brasileiros que colocavam o número de likes lá para as pessoas saberem!
    Este projeto é bom mas os "influencers" vão sempre arranjar maneiras de partilhar o número de likes

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me surpreende, logo os brasileiros, malucos como são, são sempre os primeiros a furar as regras xD.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Ainda gostava de ver certas pessoas sem likes e seguidores eheheh
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Spoiler alert: acabam por sobreviver, como o resto da população xD.

      Eliminar
  9. Concordo plenamente com você, o Instagram não está preocupado com a nossa saúde mental. E sim, as marcas vão continuar preocupadas com os números dos influenciadores que contratam. Portanto, essa mudança na rede com certeza não adiantou de nada e não haverá bons resultados.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ☆ Tem post novo e seria ótimo se você clicasse em um dos links azuis do texto para conhecer a parceira do blog>> É Tendência: Saia Midi!

    ResponderEliminar
  10. Francamente não tenho grande opinião porque não tenho Instagram.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  11. You have a wonderful blog! The topics you write about are very close to me. Thank you for sharing your thoughts!

    I follow you through GFC! If you want, go to my blog :)

    MY NEW POST ♥♥♥

    ResponderEliminar
  12. concordo com tudo o que disseste, esta procura pelos números é doentia e está a corromper-nos enquanto sociedade, vamos a sítios, usamos roupas para mostrar aos outros, para ter gostos... e contra mim falo, que sou super viciada no telemóvel, preciso de um detox urgente mas, como qualquer vício, falar é sempre mais fácil do que agir.
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar