"". Life of Cherry: 7 erros que cometes ao lavar a tua cara !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.1.17

7 erros que cometes ao lavar a tua cara


Lavar a cara parece o passo mais fácil na tua rotina de cuidados de beleza e higiene. Contudo, é possível que estejas a cometer alguns erros sem que te apercebas.

Antes de sofrer de acne, eu não ligava nenhuma ao processo de lavar a cara. Eu lavava a cara como calhava, e pronto, já estava. Contudo, quando fui a uma dermatologista, e esta deu-me uma série de produtos e instruções, percebi que temos que ter mais cuidados com o rosto do que pensamos. Obviamente, não é preciso mil e um produtos nem mil e um passos, mas há que ter alguns cuidados para não cometer estes erros.


1. Não lavas as mãos primeiro: Pensa em todas as portas que abriste, superfícies e coisas que as tuas mãos tocaram todo o dia. Todos esses sítios estão cheios de bactérias e germes não visíveis a olho nu e tu, muito provavelmente, não queres todos esses micróbios na tua cara. Por isso, antes de lavares a tua cara, certifica-te que lavas as mãos primeiro.

2. Não retiras a maquilhagem antes de lavar a cara: Ao contrário do que a tua avó te diz, a maquilhagem não sai com água e sabão. Muito menos nos dias de hoje, em que muitos dos produtos já são à prova de água. Assim, se queres que a tua cara fique 100 % limpa, tens que tirar a maquilhagem com desmaquilhantes ou tónicos próprios para isso, caso contrário a única coisa que estarás a fazer é sujar ainda mais a tua cara.

3. Estás a lavar a cara vezes demais: Nem 8 nem 80! Quando fiz um post sobre o acne, já tinha dito que este era um mau hábito que piorava o problema. Lavar o rosto demasiadas vezes não prejudica apenas as pessoas com acne, mas todas as pessoas que queiram ter a pele saudável. Lavá-la vezes demais retira os seus óleos naturais, que são essenciais. O ideal é lavar a cara apenas de manhã e à noite.

4. Não estás a usar o produto de limpeza correto: Não sei como é com vocês, mas eu não lavo a cara só com água. Há uns tempos atrás, a minha dermatologista receitou-me um produto de limpeza adequado à minha pele mista, e que não prejudica a minha acne. Parece bastante óbvio escolher o produto de limpeza correto mas, na verdade, é mais difícil do que parece. Existem mil e um produtos no mercado, com os mais variados ingredientes e efeitos. Escolher o errado pode prejudicar gravemente a tua pele. Na dúvida, escolhe um que seja neutro, adequado a todos os tipos de pele, ou então fala com um dermatologista.

5. Lavas com água demasiado quente: Só me apercebi que isto era um erro quando a minha dermatologista mo disse. Lavar com água quente pode ser muito tentador, principalmente no inverno, contudo é muito prejudicial para a pele, pois pode queimar os capilares da cara, resultando muitas vezes naqueles pontinhos vermelhos que vês na cara. Se não gostas de lavar com água fria, tenta ao menos lavar com água morna ligeiramente para o fria.

6. Usar a mesa toalha com que limpas as mãos: Como já referi, as nossas mãos andam em contacto com muitas bactérias, pelo que usar a mesma toalha com que limpamos as mãos para limpar a cara não é boa ideia. Usa uma toalha própria para o rosto, de preferência com um tecido pouco irritante.

7. Não hidratares a tua pele: Se lavares sempre a cara sem colocares creme hidratante a seguir, a tua pele começará a ficar muito seca e/ou irritada. O creme hidratante que usares deve ser adequado às características da mesma.


E vocês? Cometiam algum destes erros? Que cuidados têm quando lavam a cara?

25 comentários:

  1. Por acaso, nunca cometi esses erros. Sempre tive tudo isto em conta sem saber que eram ou não prejudiciais. Nunca gostei de lavar a cara com água quente ahah
    Adorei o post!

    Um beijinho,
    Dicas Para Bloggers

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? xD. É tão bom lavar com água quente, mas não pode ser...
      Obrigada :).

      Eliminar
  2. O único erro que cometo e por muito que tente nem sempre o consigo evitar é lavar a cara com água quente até porque friorenta como sou ando sempre 'congelada'!

    Beijocas, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um erro que me cometia, o que me custa agora não o fazer, como te compreendo!

      Eliminar
  3. O único erro que cometo é o 6, nunca tinha pensado nisso!

    ResponderEliminar
  4. Em sete cometo um: limpo a cara e as mãos na mesma toalha!
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Também comecei a ter estes cuidados e a minha pele melhorou imenso! Adorei!
    http://tousjulia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Admito que às vezes não tenho todos estes cuidados ou por demasiado pouco tempo ou simplesmente por preguiça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, às vezes é difícil, a mim também me custa, mas tento nunca falhar, também porque estou a gastar dinheiro no tratamento da minha pele e não quero que seja em vão.

      Eliminar
  7. há poucos dias atras acordei com a cara irritada e um pouco inchada!
    Não sei pq, mas dizem que pode ter sido por ter estado em contacto com um cão (nao me lembro de alguma vez ter sido alergica a caes). Depois o irritado passou e agora estou com algumas borbulhas na cara e no pescoço. Isto apareceu assim do nada! Parece que o acne voltou a atacar. Contudo, tenho usado um creme para a cara, da Avene. As borbulhas ainda continuam la, vamos ver se passa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cão podia ter pulgas, o que explica essa reação.
      Se as borbulhas continuarem e piorem, vai a um dermatologista :).

      Eliminar
  8. Concordo com tudo.Fazia varias coisas da tua lista e nem me apercebia!!

    Beijinhos!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  9. Por acaso hidrato sempre a cara depois de lavar o rosto... mas confesso que muitas vezes limpo a mesma à toalha das mãos... ups!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Esta post é mesmo muito útil! Obrigada por informares a blogo! :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Há muita gente que não tem atenção a essas coisas, até há quem lave com água e pronto, mas devemos ter muita atenção e cuidar muito bem da nossa pele, principalmente da pele da cara que anda mais exposta. Boas dicas :)

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pela partilha! :p Acho que o meu maior erro é mesmo a temperatura da água!

    ResponderEliminar