"". Life of Cherry: Ser organizada reduziu o meu stress significativamente !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.1.17

Ser organizada reduziu o meu stress significativamente


Já pensaram que tornarem-se organizados pode ser a chave para reduzirem significativamente o vosso stress? Eu sou a prova viva de que isso é verdade,  de que a organização diminui o stress.


Até ao meu 9º ano, eu era a pessoa mais desorganizada que podiam conhecer. Ok, talvez esteja a exagerar um pouco, existiam pessoas mais desorganizadas e, provavelmente, com piores notas do que eu ( ser desorganizado não significa necessariamente tirar más notas, mas é meio caminho andado para isso, embora eu fosse desorganizada tinha boas notas, mas há casos em que tal não se verifica). A minha secretária estava sempre uma confusão, cheia de papéis ( nem sem como conseguia estudar nela, agora tenho de ter tudo minimamente organizado antes de estudar), assim como a " gavetinha" da mesa da minha escola ( onde eu também deixava montes de papéis), os meus livros estavam todos espalhados, o quarto desarrumado, mal usava a minha agenda...  Eu sei que é difícil de imaginar isto, porque agora muitas pessoas, até as da blogosfera, dizem-me que sou a pessoa mais organizada que conhecem, mas nem sempre fui assim. Há alguns anos atrás, o meu nome e "organização" não constavam na mesma frase.

Apesar disto, eu era boa aluna, porém obviamente que sofria as consequências da minha desorganização. Passava a vida a perder coisas ( por vezes até perdia apontamentos e em vez de estudar às 15 h, por isso, começava a estudar às 16 h), esquecia-me de trabalhos de casa, estava sempre a confirmar com os meus amigos a data de testes e entrega de trabalhos... Ainda assim, por milagre, eu conseguia ser boa aluna, e consegui criar boas bases de conhecimentos que me foram úteis nas minhas futuras etapas escolares.

Apesar de ter sido sempre boa aluna, sempre fui uma rapariga muito stressada e nervosa. Ainda sou, mas já sou menos do que nessa altura, porque um dia percebi que existia uma ligação entre a desorganização e o meu nível de stress, algo que nunca tinha percebido antes. Sempre achei que o meu nervosismo era devido ao facto de eu não saber lidar bem com o stress, mas na verdade a minha falta de organização tinha uma grande influência neste.

Assim, no 9º ano, ano em que os exames nacionais do Básico se aproximavam a passos rápidos e as matérias já eram demasiado difíceis para eu continuar com os métodos de estudo descontraídos que eu tinha, soube que tinha que mudar. Além  de ter que começar a estudar mais horas, também tinha que começar a ser mais organizada. E isso acabou por mudar a minha vida para melhor, não só a nível escolar, mas em todos os aspetos.

Ao tornar-me organizada, deixei de perder não só apontamentos, como também outras coisas como chaves de casa ou telemóvel que antes perdia e que me faziam perder tempo a tentar encontrá-los. A minha secretária está sempre limpa e organizada, o que a torna um espaço mais agradável para estudar, onde sei exatamente onde está tudo o que preciso. O meu quarto está sempre arrumado, a roupa sempre dobradinha. A agenda agora é a minha melhor amiga, e não me esqueço de nenhum compromisso importante.

Toda esta organização tem uma influência muito positiva no stress. Antes andava sempre stressada por tudo e por nada, mas agora ando mais calma ( apesar de ainda sofrer bastante com a ansiedade e nervosismo mas é algo que ainda não consegui eliminar por completo, faz parte de mim). Agora sei sempre onde estão as coisas, tenho sempre tudo arrumado, sei sempre aquilo que tenho que fazer, e isso deixa-me claramente mais relaxada e com a sensação de que controlo a minha vida.

Depois de ter sofrido esta grande mudança, considero que a organização é a chave para reduzir o stress. A vida moderna cria-nos uma série de indutores de stress, como os estudos, o nosso emprego, contas para pagar, além de toda uma vida social que temos que manter e a atenção que temos que dar à nossa família. Pode ser bastante avassalador e stressante ter que fazer todas estas coisas. Porém, será muito menos stressante se formos organizados e, consequentemente, soubermos estabelecer prioridades e organizar o nosso tempo para as várias tarefas.



15 comentários:

  1. Confesso que não sou ainda tão organizada como gostaria de ser mas, vou caminhando para lá!

    ResponderEliminar
  2. Concordo e identifico-me contigo. Ainda bem que crescemos e mudamos para melhor!

    ResponderEliminar
  3. Sou muito desorganizada mas ando na luta, já estou a melhorar aos pouquinhos! Vamos lá ver...

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre fui organizada, mas isso veio evoluindo com a idade claro, e porque tenho muito bons exemplos disso em casa, os meus pais. Posso até dizer que a minha mãe é tão meticulosa que quase contagia quem está à sua volta.
    Tens toda a razão, a organização é ótima para reduzir o stress, pois a verdade é que perdemos muito menos tempo a fazer as coisas ou a encontrar o que precisamos :)

    ResponderEliminar
  5. Descobri agora o teu blog é estou a adorar! Tens mesmo imenso jeito.
    Convido-te a visitares o meu: myboulevardblog.blogspot.pt
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Também tenho vindo a ficar mais organizada ao longo do tempo! :)

    ResponderEliminar
  7. Em algumas coisas sou organizada, outras não. Espero que esse ano eu consiga tomar as rédeas da minha vida <3
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderEliminar