Como já confessei várias vezes aqui no blog, não ligo muito à Páscoa. Para mim, o Natal tem muito mais encanto. A Páscoa não passa, portanto, de mais uma desculpa para passar tempo em família e comer chocolates até estar ali quase a roçar na hiperglicemia (por falar nisso, ainda vamos a meio das festividades e eu já perdi a conta ao número de bombons, Ferrero Rochers e amêndoas que já comi, temo não sobreviver até segunda). Com o passar dos anos, para tornar a minha Páscoa menos monótona, tenho ganho cada vez mais interesse nos costumes de outras regiões, e existem algumas bastante curiosas.
Para fazerem uma pausa no enfardanço ou para, pelo menos, não ser a única coisa que estão a fazer (só para dizerem que estão a fazer alguma coisa de produtiva, your welcome), embarquem nesta viagem de tradições de Páscoa comigo.
1. Procissão do Senhor "Ecce Homo": Como boa bracarense que sou, não podíamos começar a lista sem referir aquela que é, na minha opinião, a melhor procissão da Semana Santa em Braga. Organizada desde tempos antigos pela Irmandade da Misericórdia, a Procissão do Senhor "Ecce Homo" evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada. O grande destaque da procissão (e o grande motivo pelo qual é a minha favorita) são os farricocos com as suas grosseiras vestes de penitência, descalços, encapuçados, de cordas à cinta, uns empunhando matracas e outros alçando fogaréus (taças com pinhas a arder), sendo estes últimos a razão pela qual também chamam a esta procissão "Procissão dos Fogaréus".
2. Queima do Judas: Ainda em Portugal (antes de avançarmos para outras regiões do mundo), temos a "Queima do Judas" em Montalegre, em que a tradição religiosa é aliada a momentos de sátira e humor. A "Queima de Judas" consiste na queima de um boneco de palha para expressar a luta contra o mal. O fogo é utilizado como símbolo da luta do homem contra as trevas.
3. Páscoa ou Halloween?: Quem cair na Finlândia de pára-quedas não sabe se está a festejar a Páscoa ou um Dia de Bruxas muito atrasado. Neste país, assemelha-se muito ao dia 31 de outubro. As crianças saem à rua vestidas de bruxas na véspera da Páscoa, com ramos de flores para celebrar também a chegada da primavera. Visitam os vizinhos e deixam cartões decorados, pedindo doces ou dinheiro (em vez do típico "doçura ou travessura").
4. Bilbies everywhere: Em todo o mundo, um dos símbolos mais famosos da Páscoa são os coelhos. Na Austrália, o animal é outro. O povo australiano substituiu o tão conhecido coelho por um animal típico do país, o bilby, e não, não ée para se armarem em diferentes, há uma razão educativa por trás. Esta espécie encontra-se em vias de extinção e, desta forma, para sensibilizar as crianças para a defesa dos animais, os supermercados e lojas enchem-se de bilbies de chocolate por esta altura do ano.
5. Ovos vermelhos: Outro dos símbolos famosos da Páscoa são os ovos multicoloridos. Contudo, na Grécia encontrarão apenas ovos vermelhos. Lá, a tradição manda que, na quinta feira santa, os ovos sejam cozidos e pintados com esta cor. Estes ovos têm um monte de simbolismos. O vermelho representa a cor da vida, mas também representa o sangue de Cristo derramado por nós. Quando os ovos são rachados e os seus interiores revelados, isto simboliza a Sua Ressurreição. Esta tradição também também tem um lado mais divertido, que envolve uma brincadeira na qual a pessoa pega num ovo, bate na extremidade dos ovos uns dos outros, e aquele cujo o ovo não rachar ganha.
Quais são as tradições que acharam mais curiosas? Conhecem mais algumas que acrescentariam à lista?
Gostei das curiosidades do mundo. Não sabia.
ResponderEliminarBoa Páscoa.
Xoxo
marisasclosetblog.com
Muito interessante 😊
ResponderEliminarGostei destas curiosidades.
Não fazia ideia da tradição da Finlândia! Que curioso! Uma boa Páscoa para ti, Cherry! :)
ResponderEliminarO melhor de qualquer festividade são mesmo as tradições. Porque sustentam a sua magia e permitem individualizar casa lugar, enriquecendo a cultura mundial. Adoro *-*
ResponderEliminarNão desconsiderando as tipicamente portuguesas, fiquei encantada com as duas últimas!
Agora fiquei com uma certa vontade de ir para a Finlândia! Desconhecia que lá a Páscoa era parecida com o Halloween! Adorei estas curiosidades! 😄
ResponderEliminarAcho que já tinha dito, mas caso a minha memória esteja enganada: boa Páscoa, Cherry!
Não sou muito de comemorações, nem da Páscoa, nem do Natal. Celebro à mesa, como a maioria dos portugueses, mas como ateu "convicto", a parte religiosa passa-me ao lado.
ResponderEliminarCuriosa aquela tradição australiana, onde se ensina às criancinhas a comerem um animal em vias de extinção. eheheh
Aahahahah, pondo as coisas desse modo até parece cruel xD.
EliminarAchei interessante a tradição dos ovos vermelhos. Desconhecia de todo
ResponderEliminarFeliz Páscoa.
Beijinhos
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com
Oi, Cherry!
ResponderEliminarMenina, aqui em São Luís também rola essa queima de Judas. Sempre achei um tanto bizarra essa tradição
Beijos
Balaio de Babados
Também já me disseram que acontece em outras zonas de Portugal, aparentemente :).
EliminarBeijinhos
Oie Cherry =)
ResponderEliminarAcho tão incrível como cada país tem a sua própria tradição religiosa. Adorei conhecer as tradições que você compartilhou no post, em especial a da Finlândia e da Austrália.
Beijos e uma linda semana para você!;***
Ariane Reis | Blog My Dear Library.
Gostei imenso do tópico 4 e 5. Acho que são diferentes mas no bom sentido. Dado que, o 4° apela a uma causa de sensibilidade pelos animais em vias de extinção e o 5° pelo significado da pintura do vermelho nos ovos .
ResponderEliminarBeijinhos,
Olá querida,
ResponderEliminarAchei as curiosidades bem interessantes! Em Portugal todas as nossas tradições são mais ligadas à religião enquanto noutros países têm em atenção outros aspectos e até tornam a Páscoa bem mais interessante do que simplesmente ovos e docesss :P
Também sou um pouco como tu… A Páscoa (e o Natal) têm bem mais interesse para as crianças e são elas quem dá sentido a estas celebrações :)
Um beijinho grande :*
http://tudosoblinhas.blogspot.com
Eu do Natal gosto mais, e acredito que seja possível vivê-lo com toda a sua magia mesmo que já não sejamos crianças :).
EliminarBeijinhos
Pois... também não sou muito fã da Páscoa! Mas gostei do seu artigo!
ResponderEliminarObrigada pelo comentário no Cem Manias:)
É realmente bom ler sobre tradições pascais tão diferentes tanto dentro do nosso país como fora! :)
ResponderEliminarhttps://aritateixeira.blogspot.com/
Só te queria corrigir uma coisa... o Queima o Judas não é só em Montalegre, na Bila também o fazem e sei de outras regiões em Trás-os-Montes que o fazem.
ResponderEliminarDe resto algumas conhecia e outras fiquei a conhecer xD adoro folclore!
Beijinhos,
O meu reino da noite
facebook | instagram | bloglovin
Já ouvi dizer, depois desta publicação descobri que afinal até se faz em muitas zonas :).
EliminarBeijinhos
Não conhecia nenhuma dessas tradições, mas achei a última bem engraçada :p
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
ResponderEliminarÉ bom ter o conhecimento doutras tradições. <3
Essa da Grécia é top <3
Beijokitaz
www.devaneiosdemissl.com
Não conhecíamos a maioria das celebrações que mencionaste...
ResponderEliminar