"". Life of Cherry: Podemos apaixonarmo-nos por olhares? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

29.8.18

Podemos apaixonarmo-nos por olhares?

 Podemos apaixonarmo-nos por olhares?

Fiquei  obcecada pelo livro "180 Seconds" (li por sugestão da Sofia, obrigada. Leiam-no também já agora!) a partir de uma das primeiras cenas: duas pessoas completamente desconhecidas mantêm contacto visual durante 3 minutos e ficam atraídas uma pela outra de uma forma louca. É algo fascinante, no mínimo. 

Manter contacto visual com uma pessoa é uma atitude inesperadamente muito íntima. Todos os dias cruzamo-nos com várias pessoas, temos que interagir com muitas delas, algumas vezes voluntariamente e outras vezes por obrigação, o que exige que tenhamos algum contacto visual com elas, pelo menos durante alguns segundos. Muitas vezes, até evitamos olhar diretamente para elas. Se pensarmos bem, são poucas as pessoas a quem concedemos o privilégio de o fazer por mais de que meros segundos. A não ser que a situação o exija (como, por exemplo, uma entrevista de emprego), evitamos ao máximo fazê-lo. E mesmo nesses casos, costumamos olhar diretamente, desviar o olhar, e voltar a olhar, como que a fazer uma pausa para evitar que a relação visual fuja dos limites.

Isto acontece porque partilhar um olhar com alguém pode ser muito íntimo e, por vezes, demasiado intenso. Pode quebrar barreiras que nos esforçamos tanto por construir,  pode revelar verdades que nos esforçamos tanto por esconder, pode revelar as nossas verdadeiras intenções apesar de as nossas palavras estarem a apontar o contrário. Mais aterrorizante que tudo, pode ameaçar revelar a nossa essência por detrás de todas as máscaras que usamos diariamente. Já se perguntaram porque é que, quando queremos saber se alguém nos está dizer a verdade, exigimos "olha-me nos olhos"? É esta a razão.

Eu não acredito em amor à primeira vista, mas acredito em atração à primeira vista. E, apesar de não acreditar que nos podemos apaixonar  por alguém em apenas meros segundos, acredito que podemos apaixonarmo-nos por olhares. Não só de pessoas com quem ambicionamos ter relações amorosas, mas também com pessoas com quem desejamos desenvolver uma amizade por sentirmos tanta empatia nos seus olhares. 

Eu apaixono-me por olhares. Por olhares que dizem "não sei nada sobre ti, mas sei que vamos ser grandes amigos". Por olhares que gritam "quero conhecer-te melhor". Por olhares que compreendem, que dizem "eu também". Por olhares que me dão confiança quando não a sinto. Por olhares que parecem um porto seguro e que me fazem desejar afundar-me neles para nunca deixar de me sentir assim tão feliz. 

Dizem que os olhos são as janelas da alma. Também são portas. Quando nós passamos por elas, entramos na casa da outra pessoa. É-nos permitido entrar em algumas  divisões,  que vamos explorando e através delas tentando absorver o máximo de informação que conseguimos acerca da pessoa. E, dependendo do quão confortável o dono da  casa se sente connosco, vai destrancando outras divisões e vamos ganhando acesso a armários, gavetas e todas as coisas que normalmente estão bem escondidas dos outros. O acesso livre ao mundo do outro ganha-se através de confiança. Quando atingimos um patamar alto de confiança, ganhamos livre acesso para entrar e sair sempre quisermos. Às vezes este processo demora meses ou talvez anos. Outra vezes, demora apenas segundos.  É por isso que os olhares são tão apaixonantes. 

18 comentários:

  1. Adorei ler este post. A sério, está maravilhosamente escrito e tem muitas verdades nele. O olhar é o espelho da alma, mostra quem nós somos, por mais máscaras que tentemos usar.

    Adorei, mais uma vez!
    Beijinhos,
    dreamcatcherblog2.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. "Dizem que os olhos são as janelas da alma. Também são portas. Quando nós passamos por elas, entramos na casa da outra pessoa.", wow! Nunca me tinha dedicado a pensar nesta temática, mas concordo em absoluto contigo! Os olhares são intrigantes, revelam todo um mundo à parte...

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  3. Parece um ato tão simples, mas consegue ter tanto de intimo como de intenso, como tão bem referiste! Por isso é que conseguimos estabelece-lo com algumas pessoas e com outras não. E, depois, acho que depende muito do nosso à vontade.
    Adorei esta reflexão e revi-me em vários dos teus pensamentos :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo imenso com o último parágrafo! Parece que tudo o que precisas de saber está no olhar e isso é honestamente super profundo e privado - por isso é que não concedemos esse "privilégio" a toda a gente!

    ResponderEliminar
  5. Um olhar diz tudo e há pessoas então, que num simples olhar,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está algo que digo muitas vezes, os olhos.... Os olhos falam tanto por si.
    Quando conheço alguém tenho tendência de olhar para os olhos da pessoa e raramente me engano... Uma coisa que não suporto e estar a falar para alguém que nem olha para mim! Odeio! Acho uma falta de consideração....

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Podemos apaixonar-nos por um simples olhar, e digamos a verdade é a coisa mais romântica de sempre!

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro os teus posts. Este não seria diferente! Fizeste uma bela reflexão e eu identifiquei-me com tudo. Eu sou uma pessoa que odeia contacto visual, estou sempre a deviar e por isso quase nunca olho diretamente para as pessoas. Quando o faço é porque o meu à vontade com a pessoa é 10/10!

    xx
    Uma Africana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada <3.
      Confesso que também sinto essa dificuldade com pessoas que não conheço muito bem.

      Eliminar
  9. Adoro olhares e desconfio sempre de quem fala comigo sem olhar para mim. Sim, o contacto visual é importantíssimo e apaixonante :)

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post e a forma como abordaste a temática.Parabéns ! (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Curioso que nunca consegui ver nada disso. Para mim, olhos são olhos. Só concordo contigo na parte sobre sustentar um olhar... torna-se desconfortável. Contudo, olhar alguém nos olhos não me diz rigorosamente nada sobre ela. E "olha-me nos olhos" para tentar descortinar alguma coisa é pura treta, quanta gente há aí (e conheço alguns) que te olham nos olhos, sem pestanejar, sem desviar e mentem com quantos dentes têm na boca e tu acreditas. Um olhar é apenas isso, um olhar. Acho que não revela coisa alguma sobre ninguém. Os únicos momentos em que consigo ler alguém naquelas circunstâncias em que se diz "basta um olhar", não é somente nos olhos, mas toda a expressão facial...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O olhar é sempre acompanhados por algum tipo de expressão facial, por mais sublime que pareça e é isso que faz com que cada um seja diferente. Obviamente que existem pessoas que conseguem fazer uma poker face de tal forma que não fazemos a mínima ideia daquilo que estão a pensar (por isso é que alguns dão ótimos jogadores de Poker xD). Mas a maior parte das pessoas não consegue ser assim.

      Eliminar
  12. Adorei ler este post e concordo muito, muito, muito contigo.
    Também não acredito em amor à primeira vista, mas acredito em atração, como referes, pois há olhares que quase nos hipnotizam. Acho que há tanto num olhar, consegue ter de belo o mesmo que tem de desconforto - dependendo claro do momento e da pessoa -, é intenso, é estranho e mais complexo do que muitas vezes julgamos. Há realmente olhares que apaixonam e nos deixam intrigados :)

    ResponderEliminar