Hoje em dia, o mundo das mensagens virtuais domina tanto as nossas vidas, que parece que podemos dizer quase tudo através de uma mensagem ou sms. Mandamos tantas mensagens por dia que, muitas vezes, nem pensamos sequer naquilo que escrevemos.
A verdade é que é mais fácil mandar uma mensagem do que dizer as coisas na cara. É a verdade que ninguém quer admitir. Porém, muitas vezes, essa não é a forma mais correta de agir. Há coisas que, pura e simplesmente, não se devem dizer em conversas virtuais, e estas são apenas algumas.
1. A nossa relação não está a funcionar, vamos acabar: Por amor de Deus, nunca acabes com alguém por sms/mensagem. NUNCA mesmo! É a maior crueldade que podem fazer a uma pessoa. Acabar com um relacionamento é algo difícil, que seria muito mais fácil fazer por mensagem, mas fazê-lo desta forma é insultuoso e deixa a outra pessoa ainda mais arrasada.
2. Amo-te: Se esta for a primeira vez que dizes isto a outra pessoa, não faças isso. Como as minhas amigas costumam dizer, vai dar merda. Já para não falar que não vais poder passar para a ação com a outra pessoa, partilhares os teus sentimentos desta forma é muito impessoal. Além disso, como raio é que tu vais saber a reação da outra pessoa, se não estás a vê-la?
3. Estou grávida: Quer sejam boas ou más notícias, é preferível dizeres isto pessoalmente. Se forem más notícias, os teus pais e o teu parceiro vão ter um ataque ainda maior ao ler isso. Se forem boas notícias, eles vão querer saber isso pessoalmente, para festejar contigo. Na verdade, quais quer que sejam as boas ou más notícias, não as partilhes via sms/mensagem, é preferível dizer sempre pessoalmente.
4. Precisamos de falar: Quando ouves isto de alguém, a tua mente começa automaticamente a analisar tudo aquilo que tu possas ter feito de errado e que possa levar a que a outra pessoa te tenha dito isso. Stressas muito e, quando finalmente sabes do que se trata, a maior parte das vezes não é assim tão mau. Às vezes, até uma coisa boa. Agora, imagina leres uma mensagem destas, e esperar 5 horas até finalmente saberes do que se trata. Por isso, a não ser que planeies encontrar-te com essa pessoa passado 5 minutos, não lhe faças isto.
5. Não contes a ninguém, mas...: Se a tua mensagem começa assim, não envies a ninguém. Confia em mim, é um conselho de amiga. Conta o segredo cara a cara, onde a pessoa em questão não pode clicar no botão "reencaminhar" ou tirar printscreen.
6. " X pessoa, teve um acidente/ está no hospital/ está doente... : Mas isto precisa de uma explicação sequer? A única coisa pior do que saberes que algo de grave aconteceu a uma pessoa próxima de ti via sms é saberes por uma publicação no Facebook. Tal como já disse, não se devem contar boas nem más notícias por mensagem mas, sobretudo, situações como estas.
7. Lamento muito a tua perda: É muito difícil transmitir por mensagem o quanto lamentas a perda de alguém, a não ser que essa perda tenha sido a sua dignidade ( que é algo que se perde muito por aqui na UM, nas quartas académicas). Caso contrário, não faças isso por um ecrã de telemóvel, vai ter com a pessoa e abraça-a.
Já receberam ou enviaram alguma destas mensagens? Contem tudo nos comentários.
Ahahah gostei muito! Nunca optei por dizer qualquer destas coisas por sms...
ResponderEliminarObrigada :).
EliminarA verdade é que estas são mensagens que acontecem muitas vezes, infelizmente.
ResponderEliminarAdmito que já fiz a 1, 2, 4 e 7.
ResponderEliminarA 1 fiz com o primeiro namorado mas porque foi um namoro horrível, que me levou a crises de ansiedade. Ele era muito manipulador e eu sabia que pessoalmente não ia conseguir acabar. Por isso teve de ser assim.
A 2 fiz porque...recebi essa mensagem primeiro! Realmente, correu mal a relação ahahah
A 4 às vezes não é por mal ou nem é nada sério...sai-me e só depois me lembro que a outra pessoa pode interpretar mal!
E a 7...bem, não sou muito boa nessas ocasiões e a mensagem acaba por ser um escape.
https://theincompletediary.blogspot.pt/
Pois,com um namorado assim manipulador... Nesse caso, foi a única saída mesmo.
EliminarA 7 acaba por ser mais fácil mandar por mensagem, mas não é o mais correto.
Concordo, há coisas que, por mais difíceis que sejam, devem ser ditas pessoalmente e não através de uma mensagem. Até consigo compreender quando não há mesmo outra maneira para contactar a pessoa (por exemplo, se estamos longe e aconteceu alguma coisa), mas quando podem ser ditas frente a frente é muito melhor, até porque minimizamos o risco de más interpretações
ResponderEliminarSim, custa, mas mais vale. Nesses casos em que é impossível as pessoas estatem juntas mais vale fazer por videochamada ou ligarem. Sim, por mensagem é um risco muito elevado de interpretarem mal.
EliminarAs coisas mais importantes merecem ser ditas olhos nos olhos! Quanto às duas últimas, eu acho que, se não tiveres mesmo possibilidade de estar com a pessoa, é melhor dizê-las por sms do que não de todo...
ResponderEliminarEu acho que, quando não há possibilidade de dizer as coisas pessoalmente, mais vale dizer por chamada ou videochamada do que por sms.
EliminarConcordo com todas. A mim ja me deram a notícia da morte da minha avó paterna por mensagem, uma prima mandou "a avó morreu =(" fiquei em choque. A minha mãe já sabia e não me tinha dito porque estava em aulas e queria dizer me pessoalmente, mas essa tal prima mandou mensagem, algo que nao se faz.
ResponderEliminarIsso deve ter sido mesmo um choque. É por isso que eu não sou a favor que mandem esse tipo de notícias por mensagem.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarConcordamos com quase tudo. Aquela do "precisamos de falar" então... É que é o total desassossego.
ResponderEliminarMas não achamos que a última seja assim tão desadequada. Eu (Pedro) não tenho essa experiência, mas sinto que não tenho o jeito para confortar... Eu (Telma) quando passei por um período desses não queria mesmo falar com ninguém, não queria que ninguém me visse, mas gostava de receber uma mensagem de conforto/ de "lembrei-me de ti, porque gosto de ti e queria confortar-te". Sabia bem, sem a parte má da exposição que não queria ter.
Bem, há pessoad que preferem assim. Eu,quando passar por uma experiência assim, prefiro que venham ter comigo e, mesmo que não digam nada, estejam ali ao meu lado.
EliminarGostei muito do post. Mas tenho que admitir, já fiz a número 3 hahaha. Não com o meu marido, claro, mas com os meus pais. Não tive outra opção, moro no outro lado do oceano. Mesmo assim, não contei exatamente por mensagem, e sim por videochamada.
ResponderEliminarO "precisamos de falar" eu evito mesmo, porque não gosto nada quando me mandam mensagens a dizer isso, fico logo ansiosa.
Beijinhos.
Obrigada :). Por videochamada já é diferente, é quase como se contasses pessoalmente :).
EliminarJá fiz a 2 e a 7. Na altura, não havia outra alternativa. Mas concordo que não devemos fazer nenhuma destas coisas por sms.
ResponderEliminarConcordo com tudo! Felizmente, nunca disse nada disso por mensagem! :D
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
São mesmo mensagens que ninguém gosta de receber e temas que devem ser tratados por chamada ou presencialmente!
ResponderEliminarNovo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/10/autumn-zaful-wishlist.html
Beijinhos ♥
Super maravilhoso amei a postagem, obrigada pela visita bom feriado.
ResponderEliminarBlog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Obrigada :).
EliminarConfesso que já terminei uma relação por sms... Estava numa grande discussão por msg (na altura calhou), e a pessoa faltou-me de tal maneira ao respeito que a única coisa que escrevi foi "Acabou". E nunca mais falei com ele. Sei que não o devia ter feito e hoje em dia para mim isso é impensável, mas na altura nem queria mais olhar para a cara dele e nem hesitei quando cliquei em enviar.
ResponderEliminarO resto nunca fiz :)
Foi uma decisão no calor do momento. Sou da opinião que o devias ter feito pessoalmente, mas acredito que se ele te faltou assim tanto ao respeito, a última coisa que quetias mesmo era ter que voltar a vê-lo.
EliminarComeçaste logo por aquilo que já me fizeram. O meu ex terminou comigo por mensagem! Hoje rio-me da situação mas na altura não foi nada bonito.
ResponderEliminarSem dúvida! Há coisas que são, de uma enorme importância e na minha opinião devem ser faladas pessoalmente :)
ResponderEliminarwww.trendsandfashionblog.pt
Tens toda a razão, acho que todos nós já fizemos ou já nos fizeram algumas destas coisas, mas tens toda a razão.
ResponderEliminarSinceramente nunca enviei nem recebi mensagens desse tipo, felizmente.
ResponderEliminarAdorei o texto!
ResponderEliminarNão sou de mandar muitas mensagens escritas e concordo totalmente com o que está escrito no post!
Beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.eu/
Obrigada :).
EliminarConcordo! Coisas boas, coisas más ou assuntos mais delicados não devem nunca ser falados por mensagens, se as pessoas têm tanta coragem para umas coisas, que tenham coragem de enfrentar a realidade e fazer/dizer que necessário cara a cara. Beijinhos*
ResponderEliminarExatamente, se têm coragem para umas coisas também têm que ter para outras.
EliminarJá fiz algumas quando era mais nova, mas agora era incapaz de fazer qualquer uma delas...
ResponderEliminarSe há frase que odeio é mesmo o "precisamos de falar". Fico furiosa quando me dizem isso haha
Beijinho,
Daniela
Blog | Facebook | Instagram
Também odeio, fico logo muito stressada!
Eliminarr: Precisamente! Não sei mesmo o que ganham em mudar tanto, mas um dia vão perceber que isso só as prejudica
ResponderEliminarÉ verdade há coisas que não se devem dizer por mensagens. E com isto das novas tecnologias as pessoas já nem ligam umas às outras é tudo por escrito, quando antes pegavam no telefone e ligavam. Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Sim, hoje em dia muitas pessoas já não se encontram tanto com as pessoas, falam muito por mensagens. Eu também falo, mas sempre que posso,gosto de me encontrar com as pessoas :).
EliminarHá coisas que só se devem dizer pessoalmente!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Há coisas que não devíamos mesmo falar por mensagem, acho que já toda a gente caiu no erro algumas vezes. As melhores palavras são pessoalmente, sem dúvida :)
ResponderEliminarO pai do meu filho acabou a relação comigo via SMS. Eu, por outro lado, quando engravidei, tive a consideração de me enfiar num comboio durante 2h e ir ter com ele ao Porto para lhe dar a notícia pessoalmente (e já não estávamos juntos). O "amo-te" digo muitas vezes, mas não pela primeira vez ;) essa do "precisamos de falar" uso, por vezes, mas trato logo de dizer para a pessoa não se preocupar, que não é nada de mal, ahah. É como o "Quando puderes, liga-me", tenho que dizer logo que não é urgente :P
ResponderEliminarTu é que lhe mostraste o que realmente é ser-se correto. Sim, se não for pela primeira vez, podes e deves até mandar :). Se avisares logo que não é grave, menos mal, já sossegas a pessoa :).
EliminarGostei deste post é engraçado porque é verdade que nunca devemos dizer certas coisas ao telemóvel. Beijinhos! https://grandesonhadorablog.blogspot.pt
ResponderEliminarObrigada :).
Eliminar