"". Life of Cherry: Estágios de Enfermagem: Professores ou Enfermeiros Orientadores? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.5.17

Estágios de Enfermagem: Professores ou Enfermeiros Orientadores?


Não sei se sabem, mas este ano mais de metade dos professores da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho decidiram fazer greve durante o período de estágio dos alunos ( ou seja, desde 6 de fevereiro a 23 de junho). Na altura, muitos estavam preocupados ( e com razão!) com o impacto que isto poderia ter na avaliação dos alunos. Não sei como é que é noutras faculdades, mas aqui todos os alunos até ao 4º ano eram ensinados por professores nos seus campos de estágio. Durante este greve, passaram a ser ensinados único e exclusivamente por enfermeiros orientadores dos serviços.

Quando soube da greve, fiquei preocupada por esta ausência de acompanhamento de professores mas agora, após quase três meses de estágio, cheguei à conclusão que esta mudança até foi boa. Agora já não me imagino a ser orientada por outras pessoas que não os próprios enfermeiros que trabalham em cada campo de estágio.

Se pensarmos bem, faz muito mais sentido os alunos de Enfermagem serem acompanhados por enfermeiros orientadores, que trabalham nos próprios serviços e que têm conhecimentos aprofundados em determinada área, do que serem orientados por professores, que provavelmente já não trabalham há anos e que podem não ter experiência nenhuma em determinados serviços, como Ortopedia. Portanto, na minha opinião, é muito melhor para nós, alunos, sermos ensinados por enfermeiros orientadores.

Esta mudança de método de ensino tem sido muito vantajosa para mim. Já aprendi muito mais do que, provavelmente, aprenderia se só fosse ensinada por professores da minha faculdade. Espero que este método de ensino continue nos próximos anos e nos próximos estágios.

4 comentários:

  1. Pode ser que este seja um ponto de viragem. Realmente não faz sentido serem professores. Falando do meu caso, que sou educadora, apesar de ter tido uma professora responsável pelo meu estágio, quem me ensinou tudo foi a educadora cooperante. E só assim faz sentido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, pode ser que sim. Eu também acho que só assim faz sentido :).

      Eliminar
  2. Também acho que até faz algum sentido serem orientados pelos enfermeiros designados :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE VERÃO

    ResponderEliminar
  3. Na minha faculdade ficamos com enfermeiros orientadores e os professores apenas fazem as avaliações principais, e é o que eu penso ter mais sentido (:

    ResponderEliminar