Se há coisa que não me orgulho muito de fazer é procrastinar. Já fui mais procrastinadora no passado, agora sei organizar-me e fazer mais mas, por vezes, ainda sou assim.
De acordo com o dicionário, procrastinar significa "deixar para depois" o que é, à partida, algo mau. No entanto, com o passar do tempo, fui descobrindo que também é possível procrastinar de uma forma mais positiva, mais produtiva, sem prejudicar o nosso trabalho e, ainda melhor, desanuviar-nos a cabeça e deixar-nos mais motivados na hora de voltar ao trabalho.
1. Guarda os teus ficheiros e fotos mais recentes num disco interno ou na nuvem: É uma tarefa aborrecida, mas que resulta bem quando não te apetece estudar ou trabalhar.
2. Limpa o teu e-mail: Hoje em dia, o nosso e-mail é uma parte muito importante das nossas vidas e do nosso trabalho, portanto tê-lo sempre limpo e organizado é meio caminho andado para o sucesso. Passar alguns minutos por dia a limpá-lo e organizá-lo quando não nos apetece fazer mais nada pode fazer toda a diferença.
3. Limpa ou arruma algo: Não precisa de ser uma limpeza geral à tua casa inteira, pode ser coisas pequeninas como limpar a secretária, organizar os teus papéis, organizar o roupeiro, passar roupa a ferro, etc.
4. Faz exercício físico: Por vezes, parece que nunca há tempo suficiente para fazer exercício físico. No entanto, eu sou da opinião que há sempre tempo para tudo, é preciso é saber estabelecer prioridades. Se estás demasiado cansado/a para trabalhar ou estudar, não vale a pena estares aí a esforçares-te, porque não vais ter nenhum rendimento. Em vez disso, aproveita para dar uma caminhada, andar de bicicleta, correr ou ir ao ginásio. Vários estudos comprovam que fazer exercício físico aumenta a nossa energia e capacidade de concentração.
5. Vê e planeia os teus próximos compromissos na tua agenda: A segunda coisa melhor do que fazer mesmo alguma coisa é planear algo. Reserva um pouco do teu tempo a atualizar a tua agenda, a ver quais são os teus próximos compromissos e a marcar outros.
6. Faz listas: Eu sou suspeita, porque sou uma fã de listas e faço-as para tudo, mas a verdade é que estas são um método muito eficaz de organização. Faz listas de compras, das coisas que tens que arrumar, das tarefas que tens de fazer para a escola/trabalho....
7. Lê as notícias: Por vezes, temos tanto que fazer e acontecer nas nossas vidas, que nos esquecemo-nos do mundo à nossa volta, e ficámos sem saber o que se passa neste. No entanto, mantermo-nos informados sobre as notícias da atualidade também é importante. Por isso, de cada vez que não te apetecer fazer nada, dá uma olhadela às notícias. Alguns minutinhos já são suficientes para te atualizares sobre o que se passa no mundo.
8. Faz uma mini sessão de spa na tua casa: Não é preciso gastar muito dinheiro para te sentires mimada e relaxada. Toma um banho relaxante, pede alguém que te faça uma massagem, aplica creme no teu corpo, aplica uma máscara facial, pinta as unhas...
9. Vê uma TED TALK: Eu acho estes vídeos sempre tão inspiradores, em que aprendemos sempre algo novo e sentimo-nos motivados por pessoas convictas, com as suas opiniões, vozes poderosas, e sempre com uma nova lição para nos dar.
10. Não faças nada simplesmente: Porque todos merecemos uma pausa, de vez em quando. Estudar/trabalhar toda a tarde, sem pausas, além de não ser saudável, não é produtivo. Fazer uma pausa de 5/10 minutos a cada hora é uma ótima maneira de relaxares e manteres a tua produtividade.
E vocês? Procrastinam de maneira produtiva? O que fazem?
Excelentes dicas :p Também é assim que procrastino sem procrastinar. :p
ResponderEliminarObrigada :).
EliminarEu tento sempre que a minha procrastinação seja produtiva (embora por vezes não o seja). Na minha lista (quase) interminável de tarefas, tenho um conjunto a que que chamo "sem energia". São coisas que tenho de fazer mas não têm data nem urgência, pelo que posso ir adiantando naquelas alturas em que não apetece fazer nada. Acabo por realizar mais assim: o cérebro descansa, mas estou a fazer avançar projectos :)
ResponderEliminarMundo Indefinido
A minha às vezes também não o é ahahah xD. Isso é uma ótima ideia, eu por acaso também tenho uma lista assim :).
EliminarPor vezes precisamos mesmo de alguns momentos sem fazer nada, mesmo que sejam 5 ou 10 minutos.
ResponderEliminarVerdade, às vezes o ponto 10 é o mais importante :).
EliminarThank you :).
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