"". Life of Cherry: Como passar mais tempo sem lavar o cabelo !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8.5.16

Como passar mais tempo sem lavar o cabelo


Uma conversa muito interessante que se têm ( principalmente) entre mulheres e que, por vezes, até gera alguma controvérsia, é quantas vezes lavam o cabelo por semana. Há quem lave todos os dias, há quem lave dia sim dia não, e há quem lave ainda com menos frequência, por defender que lavar o cabelo quase todos os dias faz mal. Bem, eu faço parte do último grupo de pessoas.

Desde muito nova que nunca lavei o cabelo todos os dias. A minha mãe sempre me disse que lavar o cabelo todos os dias faz mal, a minha cabeleireira também o o dizia, portanto acabei por fazer sempre assim. A verdade é que isso pode não ser necessariamente verdade, porque a frequência de lavagem de cabelo depende muito do estilo de vida da pessoa, da sua profissão, da frequência com que faz exercício físico... Não há um número de lavagens "certa" para todas as pessoas, é algo que depende das necessidades de cada um. No entanto, o excesso de lavagens pode levar a doenças a nível capilar como a caspa ou a queda de cabelo. Portanto, o melhor é encontrar um equilíbrio.

Quando digo às minhas amigas que só lavo o cabelo 2/3 vezes por semana, elas ficam incrédulas. Primeiro acham que eu estou a mentir, e depois perguntam-me como é que eu consigo aguentar tanto tempo sem o lavar, como é que ele fica sempre tão direitinho e se não sinto desconforto por não o lavar mais vezes.  Quando for para estágio no hospital, obviamente, terei que aumentar a frequência com que lavo o cabelo, porque estarei exposta a mais bactérias e o meu cabelo também sofre com isso. Mas para já, é esta a frequência com que lavo o cabelo.

Por isso, hoje decidi partilhar os meus segredos ( ou, pelo menos, aquilo que resulta comigo) para passar mais tempo sem lavar o cabelo.


1. Aplica shampoo duas vezes: Há quem ache que isto faz ganhar caspa, mas comigo resulta. O meu cabelo é muito oleoso ( embora agora seja menos), por isso isto é uma maneira de controlar a oleosidade e certificar-me que removo toda a sujidade.

2. Aplica amaciador só nas pontas: As pontas do nosso cabelo são sempre as mais secas e as raízes as mais oleosas. Por isso, não deves, em nenhuma ocasião, colocar amaciador nas raízes, pois só estarás a aumentar a oleosidade do teu cabelo e a fazer com que este dure menos tempo sem lavar.

3. Não estejas sempre a mexer no cabelo: Confesso que ainda tenho um pouco este terrível vício, embora agora me consiga controlar mais. Todos os dias, depois de me maquilhar, lavo as mãos e dou um jeito ao cabelo com os dedos. A partir daí, estou proibida de estar sempre a tocar nele, sé em casos de necessidade extrema. A verdade as nossas mãos são a parte mais suja do nosso corpo, e se ao longo do dia, depois de termos feito outras atividade que envolvem sujar as mãos ( mesmo que não seja uma sujidade visível) , e logo a seguir mexermos no nosso cabelo, estaremos a sujá-lo e teremos que o lavar outra vez.

4. Evitar usar óleos: Evita usar lacas, gel, espuma para o cabelo ou mesmo protetor solar no cabelo ( a não ser que vás passar um dia na praia, aí podes e deves pôr). Pela mesma razão que já referi, só aumenta a oleosidade do cabelo.

5. Evita usar muitos elásticos ou ganchos: Nós, mulheres, adoramos fazer muitos penteados, o que implica elásticos/totós e ganchos, que acabam por marcar o nosso cabelo. Opta por usar o cabelo solto. No entanto, se quiseres mesmo fazer penteados, opta por usar totós como este ou, se tiveres o cabelo mais encaracolado, usa molas.


Espero que as minhas dicas vos tenham sido úteis.

Com que frequência lavam o cabelo? Quais são os vossos truques?

26 comentários:

  1. Eu faço tudo certinho e o meu cabelo é naturalmente oleoso. Quando era mais nova, nem sequer aguentava o dia inteiro sem ficar feio, era uma aborrecimento. Estando em casa, consigo lavar apenas dia sim, dia não (o que para algumas pessoas já é demasiado), mas saindo de casa diariamente vou voltar a lavar todos os dias. Simplesmente, como sempre o fiz, não me sinto confortável de outra forma. Para além de que o duche é um momento de relaxamento essencial para mim e se não lavar o cabelo esse momento não tem o mesmo efeito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, isso também depende muito do tipo de cabelos. Se o tem tendência em ficar muito oleoso, então fazes bem lavar todos os dias :), mas no meu caso acho que isso estragaria o meu cabelo. O importante é que te sintas confortável.

      Eliminar
  2. Meu cabelo era mega encaracolado e super seco, aí começei a alisar e ele ficou muito oleoso, por isso faço como você, passo shampoo duas ou até três vezes, aí consigo lavar umas três vezes por semana. Atualmente estou deixando meu cabelo voltar ao encaracolado normal, e está horrível! Mas, não vou desistir, dá muito trabalho ter que ir sempre a cabeleireira arrumar!
    Bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já desisti há muito de pôr o meu cabelo liso xD. Meia volta e volta-me a ficar encaracolado.
      Pois é, os cabelos encaracolados não muito trabalho, como eu te compreendo.

      Eliminar
  3. O meu cabelo também é muito oleoso, mas depois torna-se seco nas pontas, é horrível. Por norma lavo no maximo de dois em dois dias para não agredir tanto o couro cabeludo, mas já se nota alguma oleosidade. A vontade era mesmo lavar todos os dias mas ele ao fim de um tempo torna-se tão fraco que tenho mesmo de parar.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que colocar mais amaciador nas pontas, talvez ajude :).

      Eliminar
  4. Eu tenho o cabelo encaracolado e seco, pelo que o meu problema é o contrário, haha. Não há ponta de oleosidade que lhe chegue, pelo que tento lavar o mínimo possível. Recentemente vi num anúncio de uma marca qualquer de produtos de cabelo a ideia de colocar primeiro o amaciador para desembaraçar e só depois lavar com o champô. Questionei-me se para pessoas com cabelos tendencialmente oleosos essa não seria a solução ideal, já experimentaste? :)

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, que sorte! O meu cabelo é muito oleoso, mas como é encaracolado sempre disfarça e consigo lavar poucas vezes.
      Não sei se isso resulta, na minha opinião não faz muito sentido, porque basicamente estamos a colocar amaciador e depois retiramo-lo ao lavá-lo com champô.

      Eliminar
  5. Tenho a sorte de não ter um cabelo nada oleoso e não ter que me preocupar em lavá-lo constantemente, todos as dias que referes estão bem presentes na minha rotina. Ainda que, tal como tu, também tenha alguma dificuldade em não estar sempre a mexer-lhe :)

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog // MEGA PASSATEMPO A DECORRER |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho tendência a ficar com o cabelo oleoso, mas como é encaracolado sempre disfarça :).

      Eliminar
  6. Eu cumpro algumas dessas regras,mas a não mexer no cabelo é sem dúvida a mais complicada, para ser sincera eu só coloco uma vez shampoo e o meu cabelo aguenta bem,até porque é liso e normalmente notasse mais a oleosidade.
    Eu atualmente lavo o meu cabelo 4 vezes porque faço exercício físico mas antigamente só lavava 3 vezes e aguentava bem.
    Beijos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo!
      Pois, lá está, é o que eu referi no início do post, também tem a ver com a frequência com que fazemos exercício físico :).

      Eliminar
  7. Sempre lavei o cabelo duas vezes por semana, até porque ele têm muito volume e acho que o meu melhor dia de cabelo é o dia a seguir ao lavá-lo.
    Quando o lavo mais uma vez extra é porque não consegui coordenar o dia da lavagem com o dia em que vou para um sítio com tabaco ou a uma saída de campo com animais de pecuária...
    Mesmo assim, a zona da "franja" é a que fica mais oleosa porque tenho a mania de andar sempre a ajeitar o cabelo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado, é também acho que meu cabelo fica melhor no dia a seguir a lavá-lo :).

      Eliminar
  8. Não consigo sair de casa sem lavar o cabelo... Sei que faz mal mas faz parte das minhas manias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas pode fazer mal, devias tentar lavar menos.

      Eliminar
  9. Lavo o cabelo dia sim dia não, isso para não lavar todos os dias, porque o meu cabelo é oleoso. Faço quase todas essas coisas, mas não consigo evitar mexer no cabelo mais do que deveria.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, eu também sinto isso, mexer no cabelo é um vício terrível.

      Eliminar
  10. O meu cabelo também é muito oleoso, então tenho que lavar dia sim dia não! Boas dicas :)
    Beijinhos,
    http://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu lavo o meu cabelo duas vezes por semana, por norma. Como é encaracolado a oleosidade não se nota tanto e às vezes prender o cabelo ou pôr só uns ganchos ajuda a disfarçar quando é preciso

    É só mais um blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, o meu também é encaracolado e noto que não se nota tanto a oleosidade como nos cabelos lisos.

      Eliminar
  12. Eu tenho de o lavar com muita frequência, o meu cabelo é bastante encaracolado e se me descuido e fico muito tempo sem o lavar, parece que alguma coisa começa a formar um ninho lá dentro!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente os cabelos encaracolados disfarçam mais a oleosidade, mas o cabelo de cada pessoa é diferente :).

      Eliminar
  13. Não lavo o cabelo todos os dias (a minha mãe também sempre me disse que fazia mal), mas depende um pouco do exercício que faço. Como costumo fazer natação 3 vezes por semana, sempre que vou tenho de o lavar, para que ele não fique cheio de cloro :D Eu noto uma imensa diferença no volume depois de utilizar elástico, e tenho de arranjar um desse tipo, da invisibobble.

    ResponderEliminar