"". Life of Cherry: 15 formas criativas de usar post-its !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

20.8.19

15 formas criativas de usar post-its


Antes de começar esta publicação, quero apenas dar um disclaimer que não estou a patrocinar a marca "Post-It". Vão ver muitas vezes a palavra post-its, mas isto é porque é a palavra que eu uso sempre, mesmo quando não estou a referir-me aos produtos da marca. A alternativa era escrever "notas aderentes", o que é muito piroso, sejamos sinceros. Ao menos, em inglês diz-se sticky notes, sempre tem mais estilo, mas como eu já uso demasiados estrangeirismos (tanto que qualquer dia o meu blog vai ser considerado bilingue) fiquemo-nos pelos habituais. 

Os post-its são uma das minhas ferramentas de organização favoritas e tenho sempre uns quantos deles à mão, de todos os feitios e cores (porque eu sou tola por papelaria, já disse isso hoje?). Arrisco a dizer que é dos melhores materiais de papelaria que já inventaram, porque são tão apelativos que tornam qualquer lista de tarefas, ideia ou matéria de estudo mais divertida. 

Todos nós já usamos post-its para um lembrete, fazer uma lista de tarefas ou para estudar, mas existem muitas mais formas criativas e divertidas para os usar (e é uma desculpa para comprarem mais. De nada).


1. Como contagem decrescente dos dias: Sim, dá para fazer em sites como este, mas eu acho muito mais satisfying fazer com papel, e ir arrancando os post-its à medida que passam os dias. Dá a sensação que o tempo está a passar mais depressa. 

2. Como marcador de livros: Se não tivermos nenhum à mão, sempre são mais bonitos e coloridos do que arrancar uma página de uma revista/jornal que esteja por perto. 

3. Para limpar o teclado do computador: Todos nós sabemos como são difíceis de limpar os cantinhos das teclas e, dobrando um post-it, conseguimos facilmente tirar o pó de todo o lado. 

4. Como backdrop de fotografias: Esta é a minha ideia favorita. Vi estes dias no Pinterest, e estou mesmo ansiosa por replicar! A ideia é simples, colar muitos post-its coloridos em cartolina, colá-la na parede (com aquela cola de plasticina, não quero que andem aí a danificar paredes) e, voilá, têm um fundo divertido para tirar fotos. O resultado fica algo assim

5. Para escrever mensagens inspiracionais: Cores coloridas também inspiram positivismo, e por isso porque não usá-las também para escrever mensagens inspiracionais, para colá-las no espelho da casa de banho, para onde olhamos logo que acordamos?

6. Para aprender uma língua nova: Se estão a aprender uma língua nova, uma boa forma de aprender mais vocabulário é recorrer a post-its. Podem guardá-los agrupadinhos para mais tarde fazerem um joguinho tipo flash cards ou, se quiserem levar a aprendizagem para outro nível, colá-los nos respetivos objetos, pela casa toda. 

7. Para fazer origami: Ou pelo menos tentar. Desde que vi La Casa de Papel que ainda não desisti de fazer origami como o Professor, não me julguem. 

8. Datas de devolução: Eu costumo ler muitos livros da biblioteca municipal, e uma das coisas que tenho dificuldade em lembrar-me é da data de devolução (ou se calhar isto é a minha cleptomania, eu afeiçoo-me aos livros e depois não os quero devolver, como lidar?). Sim, eles dão com os livros um papel tipo fatura para sabermos quando temos de devolver mas, passado umas semanas, a tinta começa a sair e é difícil de ver, pelo que eu utilizo post-its para me lembrar da data. O mesmo serve para outro tipo de itens alugados ou emprestados (porque it sucks depois dar um dilema moral às pessoas que foram generosas connosco, ao pensarem se pedem ou não de volta).

9. Como visual board: É uma forma mais apelativa e colorida de visualizar as vossas ideias. 

10. Marcar cabos: Se são como eu e o vosso conhecimento de computadores não é por aí além, ficam lixados quando têm que limpar a casa e desligar os cabos do computador. Depois como é que sabem o que é que conecta onde ou o que faz o quê? Anotando ao lado do respetivo cabo já não existe esse problema.

11. Atalhos de teclado: Quando comprei o meu Macbook Air, tive algumas dificuldades em perceber para que é que servia cada tecla e como se faziam as coisas básicas como copiar e colar. Por isso, fui à Internet pesquisar atalhos de teclado do Mac, e escrevi-os num post-it que colei no cantinho do ecrã do portátil, para memorizá-los.

12. Para jogos: Jogos de memória, de quem é quem (colando post-its na testa), tudo o que vos vier à cabeça e vos apetecer no momento.

13. Para identificar as marmitas de cada familiar: Assim, quando forem ao frigorífico buscar a vossa marmita para o trabalho, já não têm dificuldade em identificar a vossa.

14. Decorações de festa: Bandeirinhas, mensagens para tirar fotos para o Instagram, a imaginação não tem limites.

15. Para colocar entre os lábios para retocar o batom: Claro que ia colocar aqui o truque mais velho e eficiente para as mulheres!


E vocês? Como é que costumam utilizar post-its?

24 comentários:

  1. Um pequeno pedaço de céu, porque dá para tudo :D

    ResponderEliminar
  2. os teus posts são sempre tão criativos, gostei muito :)
    para mim os post its são os meus melhores amigos no estudo, literalmente que são essenciais ehehe
    beijinhos

    https://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Adorei as dicas. Tenho uns, mas sempre fico com pena de usar haha.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu também tenho alguns que tenho pena de usar xD.

      Eliminar
  4. A maior parte dessas utilidades não me serve, mas confesso que também gosto de post-its! E folgo em saber que não sou a única fascinada com papelaria :D

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida!
    Tem algumas formas que não fazia ideia em como utilizar o post-it, e que fazem todo o sentido.
    Os posts-its posso dizer que, também fazem parte do meu dia-a-dia e, são essenciais para a minha organização :)
    Gostei muito do teu artigo ;)
    Beijinhos


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas... Algumas nem nunca me tinham passado pela cabeça =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. adoro post-its.
    até já escrevi uma peça de teatro com esse nome:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro! Adorava ler essa peça, com um nome assim, parece ser muito engraçada :).

      Eliminar
  8. Uau, quanta utilidade! Sempre gostei de usar post it pra anotar recadinhos, mas adorei a ideia do teclado, eu preciso.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Eu costumo usar imenso para limpar o teclado!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
  10. Uau que dicas ótimas! Eu adoro post's its mas vou experimentar a dica para limpar o teclado! Obrigada :D

    ResponderEliminar
  11. Adorei! Não conhecia essa para limpar o teclado. Eu costumo usá-lo como marcadores às vezes :D

    ResponderEliminar
  12. Eu uso bastante no trabalho. Para fazer marcações, escrever coisas que tenho de fazer ou que não posso esquecer, decorar a minha agenda... enfim uma infinidade de coisas que dá para fazer.

    ResponderEliminar
  13. Oi, Cherry! Eu adorei as sugestões! Tenho muitos post-its comigo, mas desde que terminei os estudos nunca mais havia usado. Já quero por em prática várias das ideias da postagem ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderEliminar
  14. Algumas dicas que de certo irei utilizar ;)

    ResponderEliminar
  15. Utilizo muito post it's no meu dia-a-dia :)

    ResponderEliminar
  16. Para limpar o teclado nunca tinha pensado nisso(hahahah) gostei da ideia. Tem diversas formas de usar e aproveitar esses papeizinhos que a gente ama.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  17. ótimas dicas :D

    piquimads.blogspot.com

    ResponderEliminar