"". Life of Cherry: Como gerar polémica na Internet !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

2.1.19

Como gerar polémica na Internet


A controvérsia  vende. Na TV, nos filmes, nos livros, em todo o lado basicamente. E,claro, na blogosfera também. Faz parte da natureza humana esta atração por aquilo que alguém disse e/ou fez e mais ninguém teve a coragem de fazer o mesmo. Mas se não for feita de forma cuidadosa, pode ser uma receita para a desgraça.

Apesar de a controvérsia ser uma boa técnica para atrair leitores, eu não tencionava usá-la quando comecei o meu blog. Quer dizer, quando o "Life of Cherry" nasceu, eu não tinha grandes planos a não ser escrever o que me vinha à cabeça. Claro que queria ter leitores, mas não planeava atrair atenção não desejada. Eu não via este tipo de publicações  com bom olhos. De cada vez que pensava nisso, lembrava-me da matança que costuma haver na caixa dos comentários do Facebook e pensava logo que não era isso que desejava para o meu espaço virtual. "Os posts polémicos são para os bloggers desesperados, que querem atenção a todo o custo", pensava eu. Eu não sabia o quanto estava enganada.

A verdade é que os posts polémicos são muito preciosos para a blogosfera. Porque nos desafiam (quer a nós, bloggers, quer aos leitores). Porque nos obrigam a refletir sobre assuntos que são tabu e dos quais mais ninguém fala. Porque abrem espaço para debate. E não é necessariamente mau causar alarido em torno de algo. Claro que há sempre pessoas que nos vão insultar, outras que nos vão deixar de seguir, mas também vão existir outras pessoas que estão realmente interessadas no que temos para dizer e que, se não o faziam antes, nos vão passar a seguir.

Se me perguntarem se me arrependo de não ter ganho coragem para me entregar a assuntos polémicos mais cedo, eu direi que não, muito pelo contrário. Ainda bem que não comecei logo a fazê-lo pois, desta forma, tive tempo de desenvolver a minha identidade enquanto blogger e pessoa. É de recordar que eu entrei na blogosfera aos 17 anos, pelo que ainda era uma adolescente que não tinha uma opinião formada acerca de muitas coisas (e, mesmo agora, ainda há muita coisa para a qual ainda não tenho opinião). Foi um dos muitos aspetos nos quais cresci porque, como bloggers, somos quase que obrigados a formar opiniões sobre tudo.

É, portanto, impressionante ver o longo caminho que percorri, e ver que agora consigo abordar assuntos controversos com cada vez mais facilidade. " Tenho 20 anos e nunca tive uma relação amorosa" e " Adoro animais, mas não sou vegetariana (e isto não é uma dissonância cognitiva)" são duas das publicações das quais me orgulho imenso, por me terem feito sair da minha zona de conforto e por serem temas que não são muito (ou nada) abordados. Nada mau para alguém que costuma ser muito calada no mundo offline (aliás, agora até sou menos, graças a isto).

By the way, preparem-se que, em 2019, vamos ter mais posts destes. Por agora, deixo-vos com os truques que uso quando os estou a escrever.


1. Pensem bem se é algo de que se orgulharão daqui a muitos anos: Tudo o que metem na Internet fica lá para sempre. Como bloggers, já devem estar fartos de saber disto, e de saber que qualquer post vosso pode ser lido por qualquer pessoa. Todavia, com os posts polémicos este efeito é ainda maior. Vocês não estarão apenas na Internet como qualquer outro blogger. As vossas publicações controversas podem tornar-se virais nas redes sociais e, mesmo depois desse efeito imediato, ficar no topo das pesquisas do Google durante muitos anos, com o vosso nome associado. Se não são capazes de lidar com este tipo de exposição, não publiquem nada e parem de ler agora, uma vez que não vos poderei ajudar mais. Se estão dispostos a isto e querem-no fazer da forma mais correta possível, continuem a ler.

2. Tenham cuidado com o título: Nós, bloggers, temos que ter sempre o cuidado de meter um título adequado para os nossos textos, e no caso das publicações polémicas esse cuidado tem que ser redobrado. Têm que se certificar que o título é 100% claro e que não deixa espaço para outras interpretações. Acredito que já é do conhecimento geral que os clickbaits seduzem a audiência mas fazem com que se revolte mais quando se apercebe do verdadeiro conteúdo.

3. Escolham bem as vossas batalhas: Por outras palavras, pensem se vale mesmo a pena abordarem determinado assunto controverso. Num mundo virtual em que qualquer coisa pode geral polémica (e quando digo qualquer coisa é mesmo qualquer coisa, até a cor de roupa que vocês usam pode gerar discussão), é muito fácil perdermos o foco e querer dar a nossa opinião em tudo. Contudo, nem sempre vale a pena fazê-lo. Eu bem sei que fazer posts polémicos é algo atrativo porque pode gerar muita atenção, mas é preciso fazê-lo com moderação e defender as causas em que realmente acreditam. E mesmo se acreditarem em certas causas, nem sempre compensa abordá-las todas, uma vez que, como seres humanos complexos, decerto acreditarão em muitas. Mais vale concentrarem-se num número limitado de temas importantes e garantirem que causam algum impacto do que tentar abordar tudo e não serem levados a sério.

4. Há temas em que escolher outra posição é suicídio: Há temas que, quer queiram quer não, só dá para escolher uma posição. Podem dizer o que quiserem, virem com a cena de " cada um tem a sua opinião" ou "temos liberdade de expressão", mas se escolherem o outro lado estão errados e acabou! Tópicos como abuso, violação, sexismo e racismo só têm uma posição boa a tomar. Se escolherem outra posição é suicídio, perdem seguidores e, sinceramente, até merecem que isso vos aconteça, porque escolher ser do contra nestes assuntos mostra uma grande falta de caráter.

5. Conheçam bem os dois lados do tema que vão abordar: Não se atirem a escrever tópicos sobre os quais sabem nada ou muito pouco. As pessoas vão dar-vos na cabeça e, provavelmente, com razão! Estudem bem sobre aquilo que vão falar, conheçam o outro lado, os argumentos que as pessoas que têm uma opinião contrária à vossa costumam usar, encontrem falhas nos vossos próprios argumentos, aquilo com que os outros poderão implicar, prevejam as perguntas que vos irão fazer,...  Foi algo que eu fiz na minha publicação sobre o vegetarianismo e, mesmo assim, existiram "buracos" naquele texto que os que tinham uma posição contrária à minha não perderam tempo em apontar. A vossa opinião até pode ser válida, porém defendê-la e escrever bem sobre a mesma são duas coisas diferentes.

6. Peçam a alguém para ler o que vocês escreveram: Da primeira vez em que eu escrevi uma publicação controversa eu nem sequer tinha a noção que isso ia acontecer (foi esta publicação, que deu grande polémica no Facebook), portanto eu não tive oportunidade de fazer isto. Na verdade, vão existir muitas ocasiões em que vocês vão escrever publicações polémicas, inconscientemente, e não é por vocês serem ingénuos, é porque as pessoas são imprevisíveis e sabe-se lá com o que é que vão implicar (no caso daquele post, eu fui ingénua, tudo o que envolve sexo dá polémica, já devia saber disso). No entanto, se estiverem a escrever um post controverso deliberadamente, mostrem a alguém em quem confiem antes do o publicarem. É sempre bom ter um segundo par de olhos nestas ocasiões, para garantir que não haja erros (neste tipo de publicações os grammars polices vão ser mais duros convosco), para garantir que não foram longe demais nos vossos argumentos, que não ofenderam ninguém pelo caminho (pelo menos intencionalmente, já que vai haver sempre uma pobre alminha ofendida com o que escreveram)  e que a vossa opinião está bem clara.

7. Sejam audazes: Quando falamos de assuntos muito controversos na Internet há a tendência para nos acovardarmos um pouco e usarmos palavras que não transmitem a nossa opinião de forma clara e tornam a nossa posição ambígua. Meus amigos, se é para deitar a Internet abaixo façam-no como deve ser. Escrevam de forma inequívoca, resumida, e deixem os pedidos de desculpa de lado. Após tomarem todas as precauções acima, atirem-se de cabeça!

11 comentários:

  1. Gostei imenso do texto, nunca tinha refletido bem sobre isto! Penso que pedir ajuda a outra pessoa para ler é óptimo, mas lá está, cada leitor tirará as suas conclusões.

    Adorei o ultimo ponto, para mim, é o fundamental, tudo é imprescindível, mas o último resume tudo e dá-lhe "graça" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me aconteceu a pessoa a quem eu pedi opinião ter uma diferente da minha, mas conseguiu ver na mesma se o meu post tinha bons argumentos ou não. Mas claro que, com certos temas, este tipo de abstração seja mais complicado.
      O último ponto também um encorajamento para quem tiver um post polémico nos rascunhos há séculos e queira publicá-lo xD.

      Eliminar
  2. Sinto, cada vez mais, que qualquer tema pode ser controverso, basta termos uma opinião diferente da maioria. E até pode ser sobre algo, aparentemente, simples. No entanto, acho importante sabermo-nos posicionar, partilha a nossa opinião de forma fundamentada e clara. Infelizmente, comentários maldosos podem surgir sempre, mas a partir do momento em que partilhamos algo do qual nos orgulhamos e sabemos que o estamos a fazer com todo o respeito, então não temos que ter receio de publicar.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De todas as vezes em que publiquei algo polémico, foi isso que tentei pensar, que o mais importante é sentir orgulho naquilo que escrevi.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Volta e meia atiro-me de cabeça e escrevo um texto polémico. O meu primeiro texto foi sobre a (alegada?) separação da Ana Garcia Martins e do Ricardo "O Arrumadinho". Algumas pessoas partilharam da mesma opinião que eu, mas surgiu logo uma que me atacou "em força" com argumentos da treta que não conseguiam contrapor nada do que escrevi. Apenas queria ser do contra. Mas atrás dessa, vieram mais algumas pessoas que começaram a discutir e a debater o mesmo tema. Agora, penso muito bem e pondero sobre o que vou escrever e a necessidade de o escrever. Será que vai adicionar alguma coisa à blogosfera? Será que vai acrescentar alguma coisa ao meu blogue? São perguntas que faço a mim mesmo antes de publicar este tipo de texto (e os demais, como é óbvio). Fizeste bem em partilhar um pouco da tua experiência e dar algumas dicas. Assim, uma pessoa já pensa mais e melhor antes de carregar no botão "Publicar".

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que foi um post polémico, até porque polémico já podia ser o nome do meio da Ana Garcia Martins, já que tudo o que ela faz tem sempre o poder de causar um reboliço na Net. O mais importante é isso mesmo, que gere um bom debato, o resto são efeitos colaterais que, por muito horríveis que sejam, foram os que assumimos quando publicámos.
      São boas perguntas que geram reflexões conscientes.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Excelentes conselhos :)
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Só agora me foi possível regressar, agradecendo a atenção e esperando que tenham sido umas boas festas e desejando um excelente 2019.
    Abraço

    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar