"". Life of Cherry: Thoroughbreds: Quando a empatia e a frieza são vizinhas !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.8.18

Thoroughbreds: Quando a empatia e a frieza são vizinhas



Estamos habituados a associar psicopatas a pessoas pobres, drogadas e com mau aspeto. Jovens bonitas, de boas famílias e ricas são as primeiras pessoas a serem excluídas numa investigação de homicídio. Porém, educação e dinheiro nem sempre andam de mãos dadas. Na verdade, o dinheiro pode levar a excesso de poder, e o excesso de poder a falta de empatia. É isto que "Thouroughbreds" explora.

A história gira à volta de duas velhas amigas com personalidades bastantes diferentes. Lily, que sente tudo. E Amanda que não sente nada. Os seus caminhos voltam a cruzar-se quando a mãe de Amanda recorre a Lily para ser tutora da filha. As duas vão reavivando a sua amizade, ao mesmo tempo que as suas personalidades se começam a fundir quando engenham um plano de assassinato contra o padrasto de Lily.

A narrativa, apesar de simples, é bem construída. O filme pode parecer muito parado, mas existem muitos aspetos técnicos que o tornam cativante. A cinematografia alterna entre planos organizados e deturpados, que refletem o interior das personagens. A música sombria amplia as vibrações doentias do filme, criando um suspense cortante. Os diálogos entre as protagonistas são viciantes (adoro a forma como brincam com as palavras).  

Com um bocado de humor negro à mistura, este é um retrato de muitos jovens do século XXI  com muitas posses económicas, que acham que têm direito a tudo porque simplesmente existem. Crescem numa "bolhinha" em que são sempre os mais bonitos, mais especiais e mais importantes que o resto do mundo. Isto faz com que tenham pouca capacidade de se colocar na pele dos outros e, na hora de atingirem os seus objetivos, não olharem a meios.

Este filme também mostra o quão fácil é passar de empatia para frieza num instante. Às vezes, basta um pequeno empurrãozinho.  Principalmente, quando temos excesso de empatia. A empatia tem o seu lado negro. Demasiada empatia pode levar-nos à frieza. Parece improvável, mas acontece. Quando temos demasiada empatia, sentimos que tudo o que acontece à nossa volta é demasiado avassalador e começamos a desligarmo-nos dos nossos sentimentos, até ao ponto em que já não os sentimos mais.

"Thouroughbreds" brinca com o conceito que a sociedade tem de "psicopata" e baralha as nossas ideias.  Um psicopata pode ser uma pessoa normal? Pode ser uma pessoa moral? Pode ser uma pessoa com empatia? O que é que nos leva a perder a empatia? O que é que nos leva a fazer aquilo que muitos fazemos?


( Reflexão inserida no projeto " Movie 36", criado pela Lyne do blog "Imperium", em parceria com a Sofia do blog " A Sofia World" .  Participantes: Inês Vivas, " Vivus" ;  Vanessa Moreira, " Make It Flower";  Joana Almeida, " Twice Joaninha" ; Joana Sousa, " Jiji"  ; Alice Ramires, " Senta-te e Respira" ; Sónia Pinto, "By The Library" ;  Francisca Gonçalves, " Francisca"  ;  Inês Pinto, " Wallflower" ;  Carina Tomaz, " Discolored Winter";  Sofia Ferreira, " Por onde anda a Sofia?";  Sandra, " Brownie Abroad";  Abby, " Simplicity"; Sofia, " Ensaio sobre o Desassossego" )

20 comentários:

  1. Fiquei com curiosidade em ver este filme. Ainda mais quando ando numa fase em que estou viciada numa série que é mindhunters que nos mostra que um psicopata pode ser o nosso vizinho mais normal.

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa série já está na minha watchlist há algum tenpo, tenho que ver :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Por acaso nunca vi o filme, mas fiquei particularmente curiosa pois é uma coisa que cada vez mais acontece - os menininhos estão todos habituados a viver na sua bolha perfeita e, ao primeiro não, já estão a bater nos pais porque não lhe deram o que a criança queria. Daí a uns anos, é um psicopata e ninguém entende o porquê. Enfim! Adorei o post <3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é algo que acontece com cada vez mais frequência, ofuscando outros jovens e fazendo com que pensem que somos todos uma cambbada de estúpidos :(. Obrigada <3.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Um psicopata pode ser uma pessoa normal?

    O que é uma pessoa normal? Uma que veste um fato de bom corte e sapatos italianos e vai assaltar e matar um taxista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O normal é um conceito subjetivo, e é uma coisa que o filme também explora.

      Eliminar
  4. Tudo o que é em exagero, pode perder o seu principal objetivo. E nem a empatia escapa.
    Não conhecia o filme, mas fiquei cheia de vontade de o ver! Até porque adoro narrativas que nos alertem para estes contrastes, mostrando-nos que, muitas vezes, o perigo vem de onde menos se espera. Além de, naturalmente, ajudarem a quebrar uma série de estereótipos

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de narrativas assim e é por isso que gostei tanto deste filme, porque obriga-nos a refletir sobre as realidades que achamos que conhecemos.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Fiquei com interesse de ver o filme. Abraço Pedro Ferreira.

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia esse filme, mas agora fiquei curiosa :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ainda não tinha ouvido falar deste filme! Obrigada por partilhares! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei curiosa! A história parece cativante :)

    ResponderEliminar
  9. Vi um trailer para esse filme há séculos (ainda não tinha saido) e fiquei com uma vontade danada de o ver. Ainda não vi mas parece espetacular mesmo

    The Merry Marie

    ResponderEliminar
  10. Fiquei cheia de vontade de ver este filme.

    ResponderEliminar
  11. Empatia e psicopatia nao costumam andar de maos dadas. Mas sim um "psicopata" sendo um manipulador nato pode sim parecer "normal". Parece interessante o filme

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não costumam, por isso é que achei engraçado o filme,por nos enganar.

      Eliminar
  12. Suscitou-nos muita curiosidade. Por favor continua a fazer estas partilhas!!

    ResponderEliminar
  13. Já anotei, pois fiquei bastante curiosa. Os estereótipos sempre presentes...

    ResponderEliminar