Muitos de vocês debatem-se com o mesmo problema do que eu: a maior parte dos leitores do vosso blog também são bloggers. Não é que não gostemos deles mas, vamos admitir, todos nós queremos leitores não-bloggers. Eu falo por mim, é tipo de seguidores que adoro atrair. Não estou a querer desvalorizar os meus seguidores bloggers-até porque alguns dos meus seguidores mais fiéis são precisamente bloggers-mas para mim eles são mais colegas, amigos que recebo com prazer na minha casa virtual. Apesar disto, os leitores não-bloggers são o público mais genuíno. Não estão a visitar o nosso blog por amizade ou simpatia (a não ser que sejam amigos nossos e que nós lhes tenhamos pedido muito), não estão a comentar com segundas intenções por trás (que é o que acontece frequentemente aqui na blogosfera, basta ver a quantidade de "segui, segues-me de volta" que aparecem nos comentários. Mas nem precisamos de ir por aí, todos os bloggers, inconscientemente, também comentam para promover os seus blogs) nem estão ali para tentar aprender os nossos truques. Estão ali pura e simplesmente para ler o conteúdo. Perdoem-me os seguidores bloggers que tenho, mas os não-bloggers são os mais fiéis de todos.
Porém, atrair este tipo de leitores é bastante complicado. Enquanto que com os leitores bloggers vocês podem atraí-los simplesmente visitando os seus blogs ou em grupos de facebook próprios para o efeito, para atrair pessoas fora da blogosfera não há nenhuma técnica específica. Podem publicitar o vosso blog no vosso facebook pessoal e atrair alguns amigos mas, depois disso, o que é que podemos fazer? Colar cartazes na rua? Andar por aí a distribuir panfletos? Pegar num megafone e gritar bem alto o nome do nosso blog? Às vezes, bem que é essa mesmo a nossa vontade!
Pela minha experiência (que já vai em quatro anos de blogosfera), tenho constatado que para alcançar este tipo de público, o Google é o nosso melhor aliado. Pensem, a que é que recorrem quando querem pesquisar algo? Exato! E há certos temas que atraem muitos leitores "de fora".
1. Sobre a faculdade/vosso curso: Este é, de longe, os tipos de publicações que me trazem mais leitores não-bloggers. Sobretudo os que faço sobre o meu curso. Já tive leitores que me confessaram que é a principal razão pela qual lêem o meu blog. Outros encontraram-me através deste tema e, entretanto, ficaram por cá para ver mais. É também o tema que costuma fazer com que os não-bloggers, a pronunciarem-se (que, normalmente, andam por aí caladinhos, nem sinal de vida deles).
2. Sobre moda/beleza: É por isso que as bloggers de moda e beleza são muitos mais populares do que a restante população blogosférica. Tanto que o resto de nós tem que se esforçar para ter o mesmo reconhecimento. A verdade é que este é um dos maiores interesses das pessoas. Mesmo que algumas pessoas não sejam muito vaidosas, têm sempre interesse em saber o que vestir para determinada ocasião, como se maquilharem ou como cuidarem melhor da sua pele. Pessoalmente, não são as publicações que me dão mais gosto escrever, pelo que raramente as utilizo como "chamariz" de novos leitores, digamos. A não ser que goste mesmo muito de um produto ou de uma marca, não toco muito neste assunto (o que é contraditório, visto que eu sou uma pessoa que gosta muito de maquilhagem).
3. Sobre filmes: O facto de as pessoas encontrarem o vosso blog através das reviews que fazem de filmes é mais uma feliz coincidência do que o ato premeditado. Existem, de facto, pessoas que recorrem a blogs para saberem se um filme é bom ou não, porém a maior parte cruza-se com estas publicações por engano, normalmente para verem em que site o podem ver (ah, maravilhas do século XXI, piratear filmes). Fun Fact: uma vez fiz uma review de um site de filmes online, o Mr. Piracy, e esse post é um dos mais visualizados de sempre, isto porque os frequentadores do Mr. Piracy o pesquisavam no google e clicavam acidentalmente no meu blog (alguns deles deixaram-me palavras muito queridas por mail. Agora isto já não acontece, porque este post deixou de aparecer na primeira página do motor de busca).
4. Sobre gastronomia/receitas: Longe vão os tempos em que comprávamos livros de culinária para aprender novas receitas. Isso agora é um investimento para aqueles que já estão muito experts no assunto, os comuns cozinheiros do dia a dia recorrem a quem? Ao Google, pois claro! E neste caso específico vocês, se quiserem, podem fazer com que os não-bloggers venham parar direitinhos ao vosso cantinho. Sobretudo se escreverem títulos como "receitas de bolos fáceis de fazer" ou títulos comuns como "queques de x", porque aí há uma maior probabilidade das pessoas pesquisarem isso.
5. Sobre saúde: O interesse mais universal de todos é a saúde. Mesmo que não estejam muito preocupados com a vossa saúde, em algum momento vão deparar-se com um problema qualquer que vos vai fazer querer esclarecer as vossas dúvidas e/ou receios. Mas cuidado, é preciso muita precaução quando escrevem sobre esta temática! O que não falta na Internet são conselhos gratuitos pouco fiáveis. Escrevam publicações deste género apenas se tiverem a certeza do que estão a falar. Se estiverem na área da saúde, podem partilhar os vossos conhecimentos, podem falar sobre saúde se tiverem alguma experiência para partilhar (realçando sempre que os vossos conselhos não substituem uma ida ao médico) ou podem falar sobre como se mantém saudáveis, porque este tema não abrange só doenças.
Contem-me, quais são as publicações que escrevem que atraem mais leitores não-bloggers?
5. Sobre saúde: O interesse mais universal de todos é a saúde. Mesmo que não estejam muito preocupados com a vossa saúde, em algum momento vão deparar-se com um problema qualquer que vos vai fazer querer esclarecer as vossas dúvidas e/ou receios. Mas cuidado, é preciso muita precaução quando escrevem sobre esta temática! O que não falta na Internet são conselhos gratuitos pouco fiáveis. Escrevam publicações deste género apenas se tiverem a certeza do que estão a falar. Se estiverem na área da saúde, podem partilhar os vossos conhecimentos, podem falar sobre saúde se tiverem alguma experiência para partilhar (realçando sempre que os vossos conselhos não substituem uma ida ao médico) ou podem falar sobre como se mantém saudáveis, porque este tema não abrange só doenças.
Contem-me, quais são as publicações que escrevem que atraem mais leitores não-bloggers?
Eu acrescentava ainda mais temas: opiniões sobre restaurantes e livros. São das publicações que mais procuro, mesmo quando não tinha blogue :)
ResponderEliminarBeijinhos
Sim, de facto também são muito procuradas, eu também o fazia antes de ter um blog :).
EliminarBeijinhos
Confesso que esta questão sempre me passou um pouco ao lado, porque nunca me fez confusão só receber comentários de bloggers. Mas achei a publicação bastante interessante, até porque me permite conhecer outro lado :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Ao início nunca pensava muito nisso, mas quando comecei a levar o meu blog mais a sério, comecei a querer atrair este tipo de leitores :).
EliminarBeijinhos
Tocaste num posto fundamental. Eu noto que recebo mais visitas quando publico sobre visitas a lugares, pequenas escapadelas. Mas a verdade é que fico contente com visitas e comentários, venham de onde vierem. eheh
ResponderEliminarVisitas são sempre bem vindas :).
EliminarGostei muito do post , acho muito interessante falar destes temas.
ResponderEliminarPra mim, nos 10 anos de blog que tenho, os posts que mais consigo leituras são os que falam de coisas de família ou os que escrevo crônicas...Diminuiu muito o publico e comentários ,uma pena!Mas, vamos levando! beijos, chica
ResponderEliminarCom 10 anos de blogosfera, muitos leitores já se devem ter afeiçoado e é por isso que gostam tanto desses posts :).
EliminarA blogosfera está a passar por uma fase difícil, mas não desanime :).
r: Qualquer dia, tens que lhe assaltar a dispensa e experimentar ahah
ResponderEliminarSou suspeita, mas também sabe mesmo bem :p
Sinto o mesmo :)
Tenho que ganhar coragem ahahahah.
EliminarEu acho que tudo é preciso. :))
ResponderEliminarBjos
Votos de boa noite
Eu acho boa a ideia do megafone (brincadeirinha). As tuas sugestões são fantásticas, mas é como dizes em certa altura, que encontrarem o nosso blog e uma feliz coincidência. Por isso deve-se apostar no SEO para o blog e nas outras redes sociais (e confesso que digo isto mas não o ponho muito em prática)
ResponderEliminarBora lá então xD. Nem sempre é fácil colocar em prática, com um blog temos que gerir muita coisa, e não há tempo para tudo.
EliminarExato! São muitas coisas para o que é um "passatempo" e nem sempre é fácil conciliar com o resto, mas temos de continuar na luta ;)
EliminarConfesso que nunca debrucei muito tempo a pensar desta forma. Talvez porque nunca tenha visto necessidade de separar os dois tipos de leitores. O que acho que é diferente é a comunicação, divulgação. Leitores bloggers têm um hábito e naturalidade maior para irem aos seus blogs preferidos actualizarem-se. Não-bloggers sentem mais necessidade que recorramos às chamadas de atenção, às publicações a avisar no facebook ou instagram que há publicação nova e, se pensarmos bem, faz um certo sentido. Mas no que toca às temáticas - tirando, talvez, as questões relacionadas com a blogosfera, pelas razões óbvias (e mesmo assim noto um certo interesse em compreenderem melhor o 'backstage') - não vejo grande diferenciação de interesses. Bloggers e não-bloggers não são, a meu ver, assim tão diferentes no que toca a interesses. A forma como interpretam e fazem uso da informação das publicações pode, aí sim, ser diferente. Um blogger está sempre à procura de gatilhos de inspiração. Um não-blogger pode, talvez, fazer a sua leitura de uma forma mais casual. Mas as ideias, interesses, medos e pontos de empatia e interacção são comuns, na minha opinião :)
ResponderEliminarSem dúvida que a forma como os dois tipos de leitores chegam é muito diferente, os não-bloggers precisam mais desses estímulos para continuar a seguir um blog, não o fazem por iniciativa própria a não ser que gostem mesmo muito. Até podem ter os mesmos interesses, mas eu sinto que há certas publicações que os incentivam a participar mais. Gostei muito dessa reflexão sobre como interpretam a informação. Desde que sou blogger que tudo serve de gatilho para a inspiração, já quase que nem sei o que é ler um blog de forma casual.
EliminarNa verdade... não me faz diferença nenhum... só quero que me visitem porque gostam :-)
ResponderEliminarÉ de notar que as publicações com mais visualizações são aquelas onde falava do meu curso/ Universidade, viagens (locais a visitar e dicas), e entretenimento (filmes, séries...). E num ponto concordo muito contigo: quando começamos a levar os nossos blogues mais a sério, começamos a querer ter este tipo de leitores presentes, não que os de outros bloggers não sejam bem-vindos, nada disso, mas os não-bloggers têm outro "sabor".
ResponderEliminarTêm outro "sabor" porque são mais difíceis de cativar, eles não aparecem frequentemente num blog a não ser que estimulados, ao contrários dos bloggers :).
EliminarA acrescentar a essa lista, acrescentaria também as publicações sobre séries. Para além dos filmes, acho que as pessoas também procuram saber opiniões sobre determinada série, se vale a pena dedicarmos várias horas (e dias) da nossa vida a uma série, ao contrário de um filme que é bem mais curto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Ensaio Sobre o Desassossego
De facto, não pensei nisso, mas é verdade, as pessoas têm mais dificuldade em comprometer-se com séries.
EliminarAhah e com isto fizeste o quê? Um post que só os bloggers vão ler! xD Mas muito útil, boas dicas. Pensando exclusivamente como consumidora, faço check em todas!
ResponderEliminarJiji
Ora bolas, que grande asneira xD.
EliminarNoto que as pessoas gostam muito de posts sobre viagens e, também, sobre livros e beleza! :P
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
É mesmo difícil atrair leitores não-bloggers. Os posts sobre diy's e livros também são os que atraem mais e mesmo assim é difícil fazer com que comentem, porque nem sempre têm uma conta do google...
ResponderEliminarNão precisam de ter uma conta google, podem comentar em anónimo :).
EliminarAcho realmente difícil. Não consigo nem medir os leitores não-bloggers, porque acho que eles não comentam. Raramente alguém de fora comenta, são mais bloggers mesmo.
ResponderEliminarhttp://www.biigthais.com
Beijoos ;*
Os não-bloggers são leitores mais silenciosos, a não ser que estimulados não o fazem.
EliminarTe entendo perfeitamente bem.
ResponderEliminarEstou há mais de 10 anos nesse mundo da blogosfera e apesar de ter um público fiel, quero cada vez mais atrair novos leitores. É difícil, mas não impossível ... uma prova disso é que cheguei até seu blogm visitando outros rs...
Sai da Minha Lente
Eu comento como anónimo mas chamo me Pedro, cheguei aqui por um comentário que fizestes no shiuuu. Gostei muito de ler o teu blog e tornou se um dos blogues que leio todos os dias. Abraço Pedro Ferreira.
ResponderEliminarMuito obrigada :). Fico sempre curiosa em saber quem são os meus leitores anónimos heheheh.
EliminarPor acaso nunca pensei muito sobre esta questão e não acho que sejam assim muito diferentes, pois acho que quem realmente gosta do nosso blogue (blogger ou não) vai sempre ser genuíno e ler-nos. Há blogues que sigo, dos quais não perco uma publicação, no entanto, nem sempre comento.
ResponderEliminarMas gostei muito de ler a tua publicação, o teu ponto de vista e concordo com os pontos que enumeras, são pontos que, também sinto, que interessam aos leitores :)
Sim, isso também é verdade, mas primeiro é preciso atraí-los :).
EliminarMesmo quando não tínhamos blogues costumavamos procurar muito artigos tecnológicos antes de os comprar. É um costume que ganhámos e preferimos não o perder.
ResponderEliminar