Fugir dos problemas é, geralmente, um mau conselho. Mas é precisamente esse conselho que eu vos vou dar no primeiro dia do ano e não, eu não enlouqueci.
Fugir dos problemas não é uma boa estratégia, na maior parte das vezes. A melhor estratégia é tentar pensar neles de uma forma racional e encontrar uma solução. Porém, por vezes, existem problemas que, pelos mais diversos motivos, não dão para ser resolvidos, pelo menos naquele momento, pelo que o melhor é mesmo fugir deles. Obviamente, que é preciso saber distinguir esses problemas dos outros, porque a tendência para fugir de todos é muito grande, mas existem 3 alturas em que ignorar os problemas é completamente aceitável.
1. Quando estás bloqueado(a): Se estás há horas a trabalhar na mesma coisa, mas não estás a progredir nada, o melhor que tens a fazer é parar. Provavelmente, estás cansado(a), demasiado distraído(a) ou não estás inspirado(a), por isso tentar fazer algo é chover no molhado. Vai arejar a cabeça, passear um bocadinho, ver um filme, ou dormir. Vais recuperar energia e, quando deres conta, estás pronto(a) para trabalhar outra vez e resolver o problema que te anda a atormentar no teu trabalho.
2. Quando é literalmente impossível: Às vezes, o teu problema simplesmente não pode ser resolvido. Ou porque está fora do teu controlo ou porque já é tarde demais para o resolver, ou porque precisas de esperar para o resolver. Qual quer que seja o cenário, precisas de te acalmar esquecê-lo, pelo menos de momento.
3. Quando nem sequer é um problema ainda: Eu percebo, eu também sofro muito por antecedência. Na verdade, todos nós stressamos com coisas que ainda não aconteceram em várias alturas das nossas vidas. Mas até que ponto essa preocupação com o futuro é saudável? És uma daquelas pessoas que fica a noite inteira acordada a pensar nas mil e uma maneiras como a reunião do dia a seguir pode correr mal? Preocupares-te com coisas que ainda não aconteceram e que muito menos são problemas ( pelo menos, no presente), é desnecessário e impede-te de seres feliz e produtivo(a) no presente. Nestas situações, por muito difícil que seja, tu precisas de esquecer essas preocupações.
E vocês? Quais são as situações em que acham que é aceitável fugir aos problemas?
É mesmo isso! Sinto que nestas situações o melhor é afastar-me um pouco para não me afectar tão intensamente! Um beijinho* espero que tenhas tido umas boas entradas!
ResponderEliminarConcordo contigo, parecem-me boas situações para se fugir ao problema, embora haja quem defenda que nunca se deve fugir aos problemas! :) Beijinhos e feliz ano novo.
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Regra geral é um bom conselho, mas há exceções para tudo :).
EliminarRealmente há exceções à "regra" e acho que os exemplos que deste ilustram-no perfeitamente!
ResponderEliminarÓptimos conselhos. Ás vezes é preciso isso mesmo, parar, para depois se conseguir avancar.
ResponderEliminarUm beijinho grande*
Vinte e Muitos
Obrigada :).
EliminarBeijinhos
3 alturas em que é perfeitamente normal fugir ou evitar os problemas. Aliás, já me acompanhar-te em algumas destas. Não podia estar mais de acordo.
ResponderEliminarBeijo, feloooooore. 🌻
Beijinhos Ju :).
EliminarConcordo totalmente contigo, Cherry! :P
ResponderEliminarBom ano!
amarcadamarta.blogspot.pt
Bom ano para ti também :).
EliminarSe há coisa que não gosto é de fugir aos problemas. Gosto de enfrentar o touro pelos cornos como se costuma dizer ahaha.
ResponderEliminarBeijinhos
TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Eu também sou assim ( não fosse o meu signo touro xD), mas há sempre exceções :).
EliminarEstas são sem dúvidas as alturas em que devemos literalmente fugir e tudo o que de mau nos trazem!
ResponderEliminarQuando não estão relacionados estritamente connosco. Acho que por vezes perdemos muito tempo a lutar batalhas que não são nossas.
ResponderEliminarInfelizmente, é verdade, mas é algo que temos que contrariar.
EliminarBoas dicas :)
ResponderEliminarÉ isso que precisamos para sermos felizes, evitar problemas. Um ótimo ano :)
Beijinho || Daniela Silva | Blog
Obrigada :). Um bom ano para ti também :).
EliminarBeijinhos
Eu costumo pensar que quando mais fugimos ao problema, mais ele corre atrás de nós mas, assim como tu disseste, há sempre exceções!
ResponderEliminarBeijinhos, Hellen Henriques ❥
https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/
Concordo contigo, depende das situações. Por exemplo, o ponto 1 acontece-me quando estou a estudar à noite e já não me entra nadinha, prefiro ir dormir e acordar mais cedo para retomar o estudo, é muito melhor para nós.
ResponderEliminarEu por norma não estudo à noite, só se estiver mesmo aflita. Costumo estudar de manhã e de tarde :).
EliminarEu concordo com a lista! Muitas vezes precisamos mesmo de fugir dos problemas nem que seja para olhá-los de uma prespetiva de quem ve de fora
ResponderEliminarPor onde anda a Sofia?
Concordo com todos os pontos que referiste. Geralmente só costumo fujo aos problemas quando sinto que não consigo mesmo resolvê-los pois são impossíveis (talvez naquela determinada altura). Beijinhos
ResponderEliminarO 1 acontece-me imenso quando estou a estudar para algum teste. Tenho sempre de fazer uma pequena pausa ou simplesmente deixar o estudo para o dia seguinte. Costuma funcionar, o estudo é muito mais produtivo depois!
ResponderEliminarBeijinhos!
MARY WITH LOVE
Também faço isso com o estudo.
EliminarBeijinhos
Enfrentar os nossos problemas deve ser uma das recomendações que mais ouvimos, porque é importante resolvê-los. No entanto, concordo totalmente contigo. Há mesmo alturas em que ignorá-los é o melhor a fazer, até porque se insistirmos podemos correr o risco de agravar a situação. E aí «é pior a emenda que o soneto»
ResponderEliminarEsses três pontos estão muito bem lembrados!
r: Oh, tão bom *.* passava-a sempre em casa. Só há coisa de 4/5 anos é que começamos a ir até à Baixa depois de jantar.
Para ti também, minha querida
É mesmo! Às vezes, o melhor é não fazer nada.
EliminarQuando estamos bloqueados o ideal é mesmo parar e esquecer durante um bocado... Insistir não leva a lado nenhum! Ótimas situações, nunca tinha pensado nisso! Feliz 2018 linda :)
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Obrigada, para ti também :).
EliminarEu tenho de aprender a fugir ao ultimo problema. Principalmente quando tenho entrevistas de trabalho. Parecendo ou não, mesmo sem eu querer, só faz que fique mais nervosa e tenha uma performance pior. Mas pronto, é um assunto a trabalhar.
ResponderEliminarEu também tenho que mudar esse aspeto :).
EliminarAproveito para desejar um excelente ano de 2018 e longe dos problemas!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Obrigada, igualmente :).
EliminarTambém somos desses que sofre por antecipação, que bloqueia e continua a insistir. Coisas a mudar em 2018... será? ahah
ResponderEliminarOu não ahahahah xD.
EliminarConcordo com tudo! Eu por vezes fujo de problemas porque estou de cabeça quente e sei que no momento não vou conseguir responder coerentemente ou até exagerar! Este ano isso aconteceu muito, isso ou nem falar deles para evitar problemas! :)
ResponderEliminarBeijinho*
http://www.fine-alchemy.blogspot.com
Nestas situações o melhor mesmo é esperar para nos acalmarmo-nos e só depois falar. Quando é o contrário dá sempre asneira.
EliminarA 3ª identifico-me bastante xD
ResponderEliminarFeliz 2018 :) Beijinhos
Não podia estar mais de acordo.
ResponderEliminar-
Para o segundo dia do Ano, temos: "Perambular nesta viagem da vida"
.
Bjos e 2018 em grande.
Concordo a 100% com tudo. As coisas têm de ter peso e medida e mesmo que nem sempre seja bom fugir dos problemas, por vezes essa é a única solução.
ResponderEliminarMais uma vez (e como sempre), adorei o post. Muitos beijinhos,
inesmartinsxx.blogspot.pt
Obrigada :).
EliminarBeijinhos
r: Obrigada. Bom Ano para ti também :)
ResponderEliminaridentifico-me com todas as situações -.
Eu sofro muito por antecipação, mas é uma coisa na qual tenho vindo a trabalhar e a melhorar... Outra coisa que me stressa imenso é saber que tenho alguma coisa a resolver. Sou daquelas pessoas que gosta de tudo para ontem e não descanso enquanto não está tudo resolvido, mas quando resolver alguma coisa depende de outras pessoas... passo-me. E não faz sentido, porque não serve de nada, tenho de esperar e tenho. Mas tira-me do sério e às vezes sou desagradável com as pessoas e tudo... tenho de aprender a levar melhor essas situações =P
ResponderEliminarComo eu te compreendo, sofro muito com isso. Gosto de ter tudo em dia, tudo feito, e quando isso depende de outras pessoas stressa-me imenso! Mas agora tenho tentado relaxar e pensar menos neste aspeto. Se, por exemplo, num trabalho de grupo eu já fiz o que me competia, não tenho que me preocupar com o que as outras pessoas já fizeram ou não.
EliminarConcordo com o que escreveste, mas não vejo isso como uma fuga aos problemas, vejo antes como adiar a resolução dos mesmos, pois, quer queiramos quer não, eles não se resolvem sozinhos, mas por vezes temos de parar de pensar neles, arejar as ideias, e mais tarde iremos ver as coisas mais claras e melhores.
ResponderEliminarHá problemas, como os do ponto 2, que não podem ser mesmos resolvidos, pelo que não os estamos a adiar, estamos mesmo a fugir deles.
EliminarAhahahah adorei!!
ResponderEliminarNovo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/12/dreamnewyearseve-my-look.html
Beijinhos ♥
So nice and iteresting post, like it!
ResponderEliminarHappy New Year!
My blog: http://thestoryofagothic.blogspot.rs
New post is here, Maleficent ♥
Ameei o post e super concordo com cada palavra dita nesse post, sucesso
ResponderEliminarSinto muito essa ansiedade de ficar a pensar várias coisas negativas antes do acontecimento. Principalmente se for algo importante como ir para estágio já no próximo mês!! Está-me a deixar tão ansiosa!
ResponderEliminarEnfim, tento ir esquecendo que essa pequena parte da minha vida está para acontecer XD
Beijinhos! Where I Belong