Embora seja sempre uma grande festividade, o Ano Novo é, para muitos, uma altura muito sonhadora em que estabelecemos muitos objetivos inalcançáveis. Está cheio de promessas, grandes projetos e resoluções que caem por terra assim que a primeira semana de janeiro passa.
Por isso, hoje partilho as minhas sugestões para começarmos 2018 da melhor maneira, mas com objetivos pequenos, alcançáveis, que não nos irão stressar mas que, no final, se irão traduzir em ganhos significativos na nossa vida e na nossa felicidade.
1. Começa cada dia de forma positiva: Reserva 5 minutos de manhã, de preferência, antes de sair de casa, para te motivares e começares o dia de forma positiva. Olha para ti ao espelho, diz coisas encorajadoras a ti próprio(a) e reflete sobre as coisas mais positivas que estás ansioso(a) que aconteçam nesse dia, quer seja um grande acontecimento ou um simples café com um amigo ( e acredita que haverá sempre algo de positivo no teu dia, mesmo que não te apercebas logo).
2. Corta algo da tua vida: Pode ser uma pessoa, um mau hábito ou mesmo uma coisa física, como algo que te esteja a perturbar na tua casa. O que quer que seja, retira da tua vida. E nem precisam de ser coisas que te estejam a pôr triste. Todos nós temos coisas na nossa vida que não nos põe tristes, mas que também não nos acrescentam nada, por isso para quê mantê-las? O melhor é retirá-las para dar lugar a coisas ainda melhores.
3. Experimenta algo novo por um período curto de tempo: A principal razão pela qual muitas resoluções de Ano Novo falham é porque são demasiado ambiciosas. Queremos mudar logo os nossos maus hábitos todos, criamos objetivos demasiado grandes e comprometemo-nos a fazer atividades o ano todo, o que acaba por nos deixar exaustos e fazer com desistamos passado dois meses. Por isso, em vez de te comprometeres a fazer algo o ano inteiro, cria um objetivo mais flexível, por um curto período de tempo. Por exemplo, se queres aprender uma língua nova, inscreve-te num curso intensivo durante 2 semanas. Ou, se sempre quiseste acampar, reserva um fim de semana para isso. Se fores estabelecendo pequenos objetivos, espaçados no tempo irás ver que, ao final do ano, terás alcançado muito mais do que se tivesses criado resoluções muito ambiciosas.
4. Começa a limpeza de primavera mais cedo: Nada grita mais " Ano Novo" do que arrumar e deitar fora aquilo que não precisamos. Todos nós fazemos isso na altura da Primavera, ao arrumar a casa, mas porque não começar mais cedo? Arrumar a casa logo no início do ano dá-te logo outro ânimo e permite organizares-te.
5. Leva o melhor do ano passado contigo: Um novo ano é uma oportunidade de começar de novo, mas isso não significa que precises de esquecer tudo do ano que passou. Reserva um momento para refletires sobre o melhor de 2017 e aquilo que aprendeste. E, lembra-te, os objetivos de um ano não têm que parar só porque começou outra, podes dar continuidade a muitos deles em 2018.
Que pequenas mudanças vão fazer em 2018 para torná-lo melhor?
Sem dúvida que vou levar o melhor do ano passado e recordá-lo da melhor forma! :D
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
Sugestões maravilhosas!:) vou tentar aplicá-laa mesmo que seja aos poucos.
ResponderEliminarA primeira sobretudo acho essencial.
Obrigada :).
EliminarAcho que estas são dicas muito importantes, são pequenos "exercícios" que nos começam a fazer ser mais positivos e a olhar as coisas por outro prisma :)
ResponderEliminarExatamente, e são estes pequenos exercícios que fazem toda a diferença :).
EliminarSou apologista de que pequenas coisas podem fazer a diferença! E acho que as que enumeraste são um excelente mote para tornarmos o nosso ano melhor :)
ResponderEliminarr: Deixaste-me mesmo a pensar nesta questão e tive que ir rever o meu ano no blogue. Obrigada por isso, caso contrário aquela publicação não aconteceria :D Agradeço imenso esse feedback, fico de coração cheio ao ler isso!
Aquela mesa passou mesmo a ser uma espécie de casa. Quando eu ou a minha amiga não estávamos, as pessoas estranhavam. O início deste ano letivo, por exemplo, foi muito esquisito. Aliás, logo na primeira semana recebi uma mensagem de um amigo, com uma foto da mesa vazia, a dizer que sentiu saudades. Para quem está de fora, compreendo que possa parecer demasiado, mas para mim terá sempre significado, porque, lá está, tem história.
Não te enganas, não senhora :) uma vez mais, muito, muito obrigada por isso. E acredita que é reciproco.
Um grande beijinho*
Não precisas de agradecer, é a minha opinião sincera :): Tenho muito gosto em ler-te e gostei muito de acompanhar a tua evolução este ano.
EliminarÉ incrível como um lugar comum pode ter tanta história. Pois, o início deste ano letivo até deve ter custado nesse aspeto. E os próprios donos até devem estranhar agora não estarem lá vocês.
Obrigada :).
Beijinhos
Gostei bastante deste post, Cherry! De todas as atividades que enunciaste considero que pensar positivamente seja a mais importante. Quando nos amamos, amamos também tudo e todos em nosso redor - acho que não há nenhuma outra forma de melhorar um ano (e uma vida) se não esta.
ResponderEliminarBeijinho grande e votos de um excelente 2018.
Apenas Francisca: http://apenasfrancisca.blogspot.pt
Obrigada :). Sim, sem dúvida! Amarmo-nos a nós mesmos é essencial e, sem isso, é praticamente impossível de apreciar a beleza em nosso redor e de evoluirmos.
EliminarObrigada, um feliz 2018 para ti também :).
Beijinhos
Sem dúvida dicas maravilhosas!! Acho que precisamos ter calma e mentalizar que as coisas não mudam do dia para a noite. Há que batalhar por elas e não perder o foco. Ótimo post! Beijinhos
ResponderEliminarwww.carolinafranco.pt
Nem mais! Obrigada :).
EliminarAchei as tuas sugestões fantásticas! Eu não sou nada de fazer resoluções/promessas mas acredito que estas "pequenas" mudanças aos poucos façam toda a diferença. :)
ResponderEliminarBeijinhos, The Fancy Cats | Giveaway de Natal
Obrigada :).
EliminarQue 2018 seja maravilhoso, que nos proporcione momentos incriveis ao lado de pessoas especiais.
ResponderEliminarTudo de bom pra vc.
Seguindo https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/
Votos de um excelente 2018 :).
EliminarSabes... este ano decidi fazer uma listinha de objectivos para 2018, acho que vou ter em atenção os teus conselhos no momento de escrever os tópicos. Obrigada ☄
ResponderEliminarDepois quero ver essa listinha, se quiseres partilhar :).
EliminarAcho que todas são óptimas ideias, tornamos os nossos dias muito melhores assim. Um ano novo tem de ser diferente em questão de sermos melhores uns com os outros 😊 fiquei a seguir o blog 😘
ResponderEliminarObrigada :).
EliminarAdoro, adoro, adoro!
ResponderEliminarBeijinho grande e umas ótimas entradas!
www.keke.pt
Obrigada :). Votos de um excelente 2018.
EliminarNão podia concordar mais, muita gente faz grandes planos e normalmente a coisa sai furada, devemos mesmo pensar em coisas alcançáveis e um paço de cada vez. E é como dizes, não devemos desistir das coisas porque acabou um ano, final de contas, só muda o número no calendário, o resto mantém-se na mesma :)
ResponderEliminarÓptimas sugestões! :)
ResponderEliminarDesejo-te um óptimo 2017! Entra de pé direito! *
http://www.fine-alchemy.blogspot.com
Obrigada :). De um bom 2018, queres tu dizer xD. Um excelente 2018 para ti também :).
EliminarAdoro, adoro, adoro!
ResponderEliminarBeijinho grande e umas ótimas entradas!
Obrigada :). Um excelente 2018 para ti :).
EliminarBeijinhos
Que boas sugestões. :)
ResponderEliminarBoa forma para me preparar para 2018.
Bom ano!
Beijinhos
Paula
Obrigada :).
EliminarBom ano.
Beijinhos
Adorei as sugestões! Quanto a mim vou fazer uma lista de 25 coisas que sou grata e colocá-la na minha mesinha de cabeceira. Sempre que estiver mais triste ou desiludida com o mundo, leio-a
ResponderEliminarPor onde anda a Sofia?
Obrigada :). Isso é uma boa ideia, talvez faça o mesmo!
Eliminar5 pequenas coisas que poderão originar grandes mudanças na nossa vida!
ResponderEliminarA limpeza da Primavera será já em Janeiro, não só em casa, mas também na garagem, onde se acumulam inutilidades sem fim... Para este novo ano "destralhar" será a palavra de ordem!!!
Obrigada pelas sugestões ☺
Beijinho
Carla
Fazes muito bem, começas logo o ano com a casa a brilhar :).
EliminarDesejo-te um 2018 muito feliz!
ResponderEliminarObrigada, para ti também :).
EliminarNesta vida há que haver uma aprendizagem constante...
ResponderEliminarA dica 3 é a mais aliciante, das que enumeraste. Contudo, não acho que precisemos de esperar o Ano Novo para começarmos novos hábitos e cortarmos as coisas más. Não são as circunstâncias temporais, mas sim a vontade que as pessoas têm de mudar, junto de um crescimento psicológico. Compreendo a tal fantasia envolta do "Ano Novo, Vida Nova", afinal, muitas vezes sucumbi nisso, contudo, depois de 2017, nada me convence mais do que isso. É no momento de maior aperto, que as pessoas abraçam as mudanças! ^^
ResponderEliminarTens aqui uma boa publicação!
Beijinhos,
novo blogue: IMPERIUM
Concordo contigo até porque, para mim, o Ano Novo é em setembro, porque é aí que começam as aulas xD. Mas também gosto de aproveitar o Ano Novo propriamente dito para refletir sobre estas questões. Sim, é sem dúvida uma fantasia. Podemos fazer mudanças em qualquer altura, seja em janeiro, abril ou dezembro.
EliminarObrigada :).
Amei o post! Com certeza temos que levar tudo isso em consideração para que possamos ter um ano incrível! ♥
ResponderEliminarBeijos!
Mundo da Lari ♥
Obrigada :).
Eliminar