Quando li este post da Lyne, decidi finalmente pegar no livro "Lolita". Já tinha ouvido falar imenso deste clássico, o quão polémico era mas, por incrível que pareça, nunca tinha tido curiosidade de lhe pegar. Só depois da Lyne falar dele, é que eu decidi ler uma das obras mais controversas de todos os tempos.
Sinopse
O livro conta a história de Humbert Humbert, um professor universitário enfadonho e de meia-idade. A sua obsessão por Lolita, de 12 anos, suscita algumas dúvidas relativamente ao seu carácter. Estará ele apaixonado ou louco? Um poeta eloquente ou pervertido? Uma alma torturada e sofrida ou um monstro? Ou talvez Humbert seja isto tudo junto?
A minha opinião
Ler esta obra perturbou-me imenso. Não necessariamente no sentido negativo, mas porque me desencadeou diversos sentimentos contraditórios. A minha primeira reação ao ler foi rir-me dos pensamentos obscenos dele. A certa altura, comecei a ficar perturbada. Depois, comecei a ficar melancólica. A verdade é que esta história nos faz sentir tudo isto e muito mais, porque é muito complexa.
Ao contrário do que muitas pessoas insistem em dizer, "Lolita" não é uma história de amor. Não pretende romantizar a pedofilia nem muito menos incentivá-la. Porém, é compreensível que muitas pessoas pensem desta forma, porque o narrador é enganador. O narrador, Humbert Humbert, narra a história conforme quer, revelando os detalhes da história, escolhendo quando e como. Quando lemos esta história, estamos completamente à mercê da perspetiva dele. Para os mais desatentos ou mal-intencionados, " Lolita" pode parecer uma história apaixonante, e podem até chegar a concordar com o pedófilo. Contudo, para os mais atentos, esta obra não passa de um relato do que se passa na mente retorcida e perversa de um pedófilo.
Pela quantidade de descrições e a profundidade da mensagem transmitida, este livro é muito difícil de ler. Eu costumo ler livros do tamanho deste em 3 dias, mas neste demorei duas semanas, para poder digerir e compreender melhor esta história. Ao início é difícil de ler, dá um pouco vontade de largar, mas com o passar do tempo habituámo-nos e vamos apreciando a escrita rica e poética dele, lendo de uma forma mais fluída.
"Lolita" não pretende promover a pedofilia. Pretende alertar-nos para os perigos que existem neste mundo. Pretende alertar-nos para o perigo de uma pessoa, aparentemente normal, estável e bem-sucedida, se revelar um monstro e se aproximar maliciosamente de uma criança. Mas também pretende alertar-nos para o facto de que nem todas as crianças são inocentes, muito pelo contrário, a sua curiosidade excessiva pelo sexo e demasiado precoce e e o seu desejo de atenção podem levá-las por caminhos perigosos sem retorno.
Este é uma obra que aconselho a que todas as pessoas leiam, pais, educadores e jovens, pela mensagem extremamente importante que transmite.
E vocês? Já leram " Lolita"? O que acharam?
obrigada por esta review, já estava para ler este livro à muito tempo mas tinha um pouco de "medo", convenceste me completamente a comprá-lo
ResponderEliminarbeijinhos
http://umacolherdearroz.blogspot.pt/
Lê, vale muito a pena, tem uma mensagem muito importante por detrás.
EliminarEis uma das grandes falhas que tenho, no que toca aos clássicos. Se já tinha curiosidade sobre a obra, ainda fiquei com mais depois de ler a tua opinião!
ResponderEliminarNão Digas Nada a Ninguém
Por vezes, também tenho essa falha, não tenho lido tantos clássicos como gostaria.
EliminarDe facto é um livro muito conhecido. Nunca o li mas tenho curiosidade em fazê-lo.
ResponderEliminarBeijinhos
https://aestilografa.blogspot.pt/
Eu nunca li mas já ouvi falar bastante e sempre diferentes criticas - muitas delas duras. Aqui na tua opinião sinto mais leveza e fizeste com que tivesse mais vontade de ler agora!
ResponderEliminarEste livro gera diferentes críticas, muitas delas mesmo muito duras. Mas acho que quem faz essas críticas duras não compreendeu realmente a mensagem que a obra pretende passar.
EliminarPor acaso nunca li, mas fiquei bastante curiosa. Vou pôr na lista.
ResponderEliminarEu ainda não li, mas está na minha lista de livros essenciais. Sempre tive curiosidade em lê-lo!
ResponderEliminarpor acaso n conhecia mas fiquei com bastante curiosidade em ler o livro
ResponderEliminargostei do teu blog, não conhecia, comecei a seguir
beijinho
http://mimiinthemirror.com/
Obrigada :).
EliminarNunca ouvi falar, mas parece algo que gostaria de ler. Uma leitura um pouco mais pesada mas para pensar um pouquinho :p
ResponderEliminarBeijinhos
Joana
https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/
Sim, é sem dúvida uma leitura que nos faz pensar :).
EliminarJá ouvi falar imenso deste livro, mas nunca o li! Vai ficar na minha lista gigantesca de livros para ler 😉
ResponderEliminarBeijinho
Deixa lá que a minha lista também está gigante xD.
EliminarEsse ainda não li mas já li livros com histórias semelhantes! Beijinhos*
ResponderEliminarConhecia o nome mas nunca li a obra! É agora a oportunidade certa para o fazer! :P
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
Aproveita então :).
EliminarNunca tinha ouvido falar, mas deixou-me curiosa. Acho que vou acrescentá-lo à lista :)
ResponderEliminarJá conhecia o livro, mas ainda não tive aquela clique para pegar nele, mas acho que a tua resenha me deu o clique.
ResponderEliminarBeijinhos