O mundo mudou de forma dramática nos últimos anos, graças às novas tecnologias. É difícil acreditar que, há apenas 20 anos atrás, tudo era completamente diferente. E nós só nos apercebemos disso pelas histórias que os nossos pais nos partilham. Para quem nasceu nos anos 90, é difícil imaginar um mundo em que a Internet não dominava.
Hoje em dia, no auge das tecnologias, existem novos medos e ansiedades que não existiam há 20 anos atrás, quando a Internet ainda era uma novidade e quase ninguém dependia de telemóveis ou computadores.
1. Enviar a mensagem errada para a pessoa errada: Hoje em dia, temos tantos dispositivos ( telemóveis, tablets, computadores...) e redes sociais, que é muito fácil isto acontecer. Já nos aconteceu a todos mandar uma sms ao colega de trabalho que era para ser para o melhor amigo ou, pior, mandar aquela sms marota para o/a namorado/a para a mãe. E também já nos aconteceu a todos mandar o emoji errado num momento crucial de uma mensagem. Por muito que nos tentemos lembrar a nós próprios para ler tudo antes de enviar, por vezes esquecemo-nos disso, e acidentes destes acontecem.
2. Se a tua encomenda já chegou ou não: Quando encomendas algo na Internet, mesmo sabendo que provavelmente demora 10 dias a chegar a tua casa ( dependendo do site de onde encomendas, claro), começas a ficar impaciente e, passado 3 dias, já achas que foste enganado/a e que a encomenda nunca vai chegar. O pior mesmo é quando encomendas uma prenda para alguém, e esta corre o risco de não chegar a tempo do natal ou do aniversário da pessoa.
3. Se fotos tuas sem roupa vão parar à Internet como vingança do namorado/a: É por estas e por outras que eu digo para não mandarem fotos comprometedoras aos vossos namorados, por muito fixe que possa parecer. Vídeos de sexo e fotos de pessoas nuas sempre existiram, mas desde que todos os telemóveis têm câmara e as redes sociais apareceram, que o nível de stress em relação a este problema aumentou imenso.
4. A tua imagem nas redes sociais: Mesmo que de forma inconsciente, todos nós nos preocupamos com a forma como as nossas redes sociais nos representam. Antigamente, quando entravas na faculdade ou mudavas de cidade, não te tinhas de preocupar em atualizar o teu perfil e anunciar isso nas redes sociais. Sim, nós podemos sempre e devemos até omitir várias coisas e manter a nossa privacidade. Contudo, as nossas redes sociais são a primeira impressão que as pessoas têm quando nos conhecem ( quem nunca fez stalk lá após conhecer uma pessoa?), e podem mesmo até afetar as nossas vidas na realidade.
5. Ser enganado/a na Internet: Cada vez mais são as pessoas que fazem amigos online ou conhecem o seu amor no mundo virtual. Ainda existem muitas pessoas que se mantêm afastadas desta forma moderna de conhecer pessoas ( porque temos de reconhecer que é uma forma arriscada de conhecer pessoas), mas já muita boa gente que o faz. Eu diria que o maior medo que se tem quando nos aventuramos neste mundo de socialização online é sermos enganados. Ou porque a pessoa não é aquilo que diz ser, ou porque as intenções dela nunca foram boas, ou porque fingiu querer uma relação amorosa connosco quando na verdade só queria encontrar-se connosco para ter sexo. Conhecer pessoas online é uma verdadeira lotaria, o que pode causar muita ansiedade.
E vocês? Quais é que acham que são as ansiedades que ninguém tinha há 20 anos?
Ando a "sofrer" muito com o ponto 2 ultimamente. Sei que demora a chegar mas já imaginei todos os cenários possíveis 😂😂
ResponderEliminarEu também sofro muito com a 2 xD.
EliminarÉ bem verdade. O mundo moderno traz imensas vantagens, mas acarreta todas essas desvantagens.
ResponderEliminarIsto, concordo totalmente. Apesar de todas as facilidades que a tecnologia nos deu também aumentaram certos medos.
ResponderEliminarTambém sofro muito com o ponto 2. e todos eles são verdade!
ResponderEliminarO mundo mudou também que era inevitável que as nossas necessidades - e problemas - não mudassem também. A tecnologia é fabulosa e, quando bem utilizada, tem um potencial extraordinário. O problema é que começamos a dar-lhe demasiada importância...
ResponderEliminarSim, com a mudança mundo mudam também as necessidades e receios. Sim, há pessoas que dão demasiada importância à internet e às redes sociais, chega a ser doentio.
Eliminar1. Enviar a mensagem errada para a pessoa errada: aconteceu-me algumas vezes já e, confesso, odeio!
ResponderEliminar2. Se a tua encomenda já chegou ou não: encomendo bastante pela Internet e com a demora do Ebay tive de habituar-me a esperar, ou a ansiedade era demais! :P
3. Se fotos tuas sem roupa vão parar à Internet como vingança do namorado/a: É por estas e por outras que eu digo o mesmo e nunca enviei fotografias dessas (nem me acho propriamente bela nesses propósitos. AHAHAH) Mas a verdade é que temos de ter muito coitado até com as fotos que publicamos na Internet de "gola alta". Hoje em dia fazem-se edições de imagem surreais!
4. A tua imagem nas redes sociais: Verdade. É totalmente manipulável.
5. Ser enganado/a na Internet: Aconteceu-me. E não hoje. Há uns 10/12 anos atrás. Era muito miúda ainda!
A Internet tem tanto de bom, como de mau... Como tudo na vida.
É preciso é termos essa consciência e termos plena noção daquilo a que nos sujeitamos.
A Marta
É verdade, é que incrível as coisas que dá para fazer com as nossas fotos, dá para alterá-las por completo!
EliminarSim, é preciso saber usar a internet com muita responsabilidade e com noção das consequências.
Bem, acho que sofro de alguns que referiste, mas se há um que me afeta é quando a internet fica mais lenta: eu dou em doida!! Nunca pensei chegar a este ponto, ainda que seja do tempo em que a internet demorava uns 5 minutos a abrir o google, simplesmente!
ResponderEliminarAcho que com a internet, apanhamos o "vício" de querermos tudo de forma instantânea.
http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/
Ai, eu também dou em doida com a net lenta, principalmente quando estou a pesquisar algo para a faculdade ou a escrever no blog.
EliminarSim, mas esse vício também se controla se soubermos usar a net com responsabilidade e limitarmos o nosso tempo online :).
Não se sofria com a encomenda pela internet, mas aposto que se sofria com a carta que podia estar para vir, ou com a encomenda do catálogo da la redute ;)
ResponderEliminarAssino por baixo os pontos que destacaste!
ResponderEliminarVerdade!
ResponderEliminarhttp://iameleine.blogspot.com/
http://www.instagram.com/iameleineblog/