São muitos os bloggers que desvalorizam a importância de uma boa página " sobre mim". Muitos nem sequer têm uma nos seus blogs. Contudo ter uma boa página " sobre mim" é essencial para um blog, diria até que é uma das páginas mais importantes que pode ter. A página "sobre mim" é uma apresentação do blogger e do seu respetivo blog, é a primeira coisa que os novos leitores vêem quando entram num b, uma maneira de conhecer o site que estão a visitar e o autor por detrás deste.
Escrever uma página " sobre mim" que seja interessante e relevante pode influenciar muito o sucesso de um blog. Para perceberem melhor, pensem no que fazem quando conhecem um homem/mulher. Conhecem-no/a num café, imaginemos, e chegam a casa vão logo dar um stalk no perfil de Facebook deles. Se não acharem-no/a suficientemente interessante, vão se sentir menos atraídos a conhecê-lo/a melhor. Com os blogs é a mesma coisa.
Assim, é bastante importante criar uma boa página " sobre mim". Não existe nenhuma fórmula que se adeque a todos os blogs, porque cada blog tem uma identidade própria, assim como o seu blogger. No entanto, existem "ingredientes" essenciais que devem aparecer em todas as páginas, de forma a garantir que os nossos leitores nos conheçam melhor e se interessem pelo nosso blog.
1. Descreve o teu blog e a tua identidade separadamente: Se forem à minha página " sobre", vão reparar que eu descrevi-me, em primeiro lugar, e só depois descrevi o meu blog. Não caias no erro de fazeres tudo junto. Separa-te do teu blog. Por muito que o blog faça parte da tua vida, tu continuas a ter a tua própria identidade e uma vida para além da blogosfera. Os leitores gostam de ver essa distinção.
2. Foca-te no valor do teu blog: Quando estiveres a descrever o teu blog, faz estas perguntas a ti mesmo/a " Qual é o valor do meu blog? O que é que pode acrescentar às pessoas?" Dá aos teus leitores razões para ficarem por cá, para continuarem a acompanhar-te. Obviamente, de maneira subtil, não te ponhas a escrever " leiam o meu blog porque é muito bom, vende-se isto e aquilo...". Fala do que é que o blog se trata, quais o temas que mais abordas, para que tipo de leitores se destina...
3. Não escrevas só factos aleatórios sobre ti: A tua página "sobre mim" tem que ser uma ponte para os teus leitores e não uma parede. Não escrevas factos isolados sobre ti, as pessoas aborrecem-se com isso. Deixa transparecer a tua personalidade, as tuas paixões, os teus sonhos e o que te motiva. As pessoas irão identificar-se mais facilmente contigo.
4. Sê claro/a e conciso/a: Não escrevas um texto muito longo. As pessoas perdem-se e desistem a meio. Tenta incorporar todas estas dicas, mas de maneira clara e de uma forma muito resumida. A tua página é como se fosse um cartão de visita, para os teus leitores conhecerem um pouco sobre ti e ficarem com vontade de ler mais.
5. Sê honesto/a: Não mintas só para impressionar os teus leitores. Depressa a máscara cai-te, e descobrem quem tu realmente és. Sê tu próprio/a e escreve algo que demonstre isso. Lembra-te que a página " sobre mim" é a primeira impressão que as pessoas têm de ti, e se há coisa que aprendi é que, em alturas de pressão como a primeira impressão, mais vale sermos nós mesmos.
E vocês? Têm uma página " sobre mim" no vosso blog? Já cumpriam estas dicas?
Tive grandes dificuldades em escrever a página "Sobre Mim". Acabei por deixar sair o que saiu (palavras a mais, de certeza) e publiquei, no entanto não escrevi sobre os objetivos do blog. Na altura pensei nisso, mas não me pareceu genuíno. Como disseste, não existe uma formula ideal.
ResponderEliminarTalvez mais para a frente complete o meu "Sobre mim".
Acho este tipo de posts bastante interessantes. Não só são fáceis de ler, pela sua estrutura, mas também adoro que partilhes a tua experiência.
Xiá
https://thecoffeecupblog.blogspot.pt/
Escrever um página " sobre mim" não é nada fácil. Também tive dificuldades em escrever s minha página, mas estruturei-a como fiz no post é ajudou bastante :).
EliminarMuito obrigada :). Gosto muito de escrever este gênero de posts, e gosto ainda mais quando vejo que as pessoas os gostam de ler :)
Já tive em tempos noutros blogues e fui descuidando, confesso.
ResponderEliminarDeixei-me ficar por uma breve resumo na barra lateral, mas concordo contigo.
Irei fazer uma, certamente!
❥ Biju da Ju,
juvibes.blogspot.pt
Força nisso :).
EliminarO "meu" blog é dirigido por mim e por outra pessoa, ambas temos uma página com uma identificação pessoal e depois temos uma sobre o blog, achamos que ficaria melhor assim. Sinceramente acho que tanto o meu como o dela dizem o essencial, o resto está no que escrevemos :)
ResponderEliminarÓtimas dicas como sempre.
Fizeram muito bem em dividir a página " sobre mim". Quando o blog tem dois ou mais autores, faz todo o sentido :).
EliminarObrigada :).
O facto de eu não ter uma página dessas revela exactamente o que eu sou: uma pessoa preguiçosa e reservada.
ResponderEliminarVais sempre a tempo de mudar :).
EliminarAcredites ou não, Cherry, isto foi mesmo esclarecedor para mim, acho que vou mesmo mudar a minha página Sobre Mim, principalmente porque já está desactualizada, mas também porque não faz sentido no panorama geral!
ResponderEliminarFico feliz por este post te ter sido útil Ju :). Estarei curiosa para ler a tua nova página " sobre mim".
EliminarOi, Cherry.
ResponderEliminarBoas dicas, foi muito difícil escrever a página "sobre mim" do meu blog. Até perceber e escrever o que o nome dele significa pra mim.
Beijos
Vinte Outonos ♥
Adoro sempre as tuas dicas e sendo sincera para fazer algumas das alterações e posts no meu blog, tomo em consideração as tuas ideias e opiniões.
ResponderEliminarObrigada por isso. :)
Um beijinho
Muito obrigada por acompanhares o meu blog :).
EliminarQue boas dicas! É por isso que adoro o teu blog! :D
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
Oh, muito obrigada:).
ResponderEliminar