"". Life of Cherry: Como escrever uma boa página " sobre mim" !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23.8.17

Como escrever uma boa página " sobre mim"

Como escrever uma boa página " sobre mim"

São muitos os bloggers que desvalorizam a importância de uma boa página " sobre mim". Muitos nem sequer têm uma nos seus blogs. Contudo ter uma boa página " sobre mim" é essencial para um blog, diria até que é uma das páginas mais importantes que pode ter. A página "sobre mim" é uma apresentação do blogger e do seu respetivo blog, é a primeira coisa que os novos leitores vêem quando entram num b, uma maneira de conhecer o site que estão a visitar e o autor por detrás deste.

Escrever uma página " sobre mim" que seja interessante e relevante pode influenciar muito o sucesso de um blog. Para perceberem melhor, pensem no que fazem quando conhecem um homem/mulher. Conhecem-no/a num café, imaginemos, e chegam a casa vão logo dar um stalk no perfil de Facebook deles. Se não acharem-no/a suficientemente interessante, vão se sentir menos atraídos a conhecê-lo/a melhor. Com os blogs é a mesma coisa.

Assim, é bastante importante criar uma boa página " sobre mim". Não existe nenhuma fórmula que se adeque a todos os blogs, porque cada blog tem uma identidade própria, assim como o seu blogger. No entanto, existem "ingredientes" essenciais que devem aparecer em todas as páginas, de forma a garantir que os nossos leitores nos conheçam melhor e se interessem pelo nosso blog.


1. Descreve o teu blog e a tua identidade separadamente: Se forem à minha página " sobre", vão reparar que eu descrevi-me, em primeiro lugar, e só depois descrevi o meu blog. Não caias no erro de fazeres  tudo junto. Separa-te do teu blog. Por muito que o blog faça parte da tua vida, tu continuas a ter a tua própria identidade e uma vida para além da blogosfera. Os leitores gostam de ver essa distinção.

2. Foca-te no valor do teu blog: Quando estiveres a descrever o teu blog, faz estas perguntas a ti mesmo/a " Qual é o valor do meu blog? O que é que pode acrescentar às pessoas?" Dá aos teus leitores razões para ficarem por cá, para continuarem a acompanhar-te. Obviamente, de maneira subtil, não te ponhas a escrever " leiam o meu blog porque é muito bom, vende-se isto e aquilo...". Fala do que é que o blog se trata, quais o temas que mais abordas, para que tipo de leitores se destina...

3. Não escrevas só factos aleatórios sobre ti: A tua página "sobre mim" tem que ser uma ponte para os teus leitores e não uma parede. Não escrevas factos isolados sobre ti, as pessoas aborrecem-se com isso. Deixa transparecer a tua personalidade, as tuas paixões, os teus sonhos e o que te motiva. As pessoas irão identificar-se mais facilmente contigo.

4. Sê claro/a e conciso/a: Não escrevas um texto muito longo. As pessoas perdem-se e desistem a meio. Tenta incorporar todas estas dicas, mas de maneira clara e de uma forma muito resumida. A tua página é como se fosse um cartão de visita, para os teus leitores conhecerem um pouco sobre ti e ficarem com vontade de ler mais.

5. Sê honesto/a: Não mintas só para impressionar os teus leitores. Depressa a máscara cai-te, e descobrem quem tu realmente és. Sê tu próprio/a e escreve algo que demonstre isso. Lembra-te que a página " sobre mim" é a primeira impressão que as pessoas têm de ti, e se há coisa que aprendi é que, em alturas de pressão como a primeira impressão, mais vale sermos nós mesmos.


E vocês? Têm uma página " sobre mim" no vosso blog? Já cumpriam estas dicas?

15 comentários:

  1. Tive grandes dificuldades em escrever a página "Sobre Mim". Acabei por deixar sair o que saiu (palavras a mais, de certeza) e publiquei, no entanto não escrevi sobre os objetivos do blog. Na altura pensei nisso, mas não me pareceu genuíno. Como disseste, não existe uma formula ideal.
    Talvez mais para a frente complete o meu "Sobre mim".
    Acho este tipo de posts bastante interessantes. Não só são fáceis de ler, pela sua estrutura, mas também adoro que partilhes a tua experiência.

    Xiá
    https://thecoffeecupblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrever um página " sobre mim" não é nada fácil. Também tive dificuldades em escrever s minha página, mas estruturei-a como fiz no post é ajudou bastante :).

      Muito obrigada :). Gosto muito de escrever este gênero de posts, e gosto ainda mais quando vejo que as pessoas os gostam de ler :)

      Eliminar
  2. Já tive em tempos noutros blogues e fui descuidando, confesso.
    Deixei-me ficar por uma breve resumo na barra lateral, mas concordo contigo.
    Irei fazer uma, certamente!

    ❥ Biju da Ju,
    juvibes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. O "meu" blog é dirigido por mim e por outra pessoa, ambas temos uma página com uma identificação pessoal e depois temos uma sobre o blog, achamos que ficaria melhor assim. Sinceramente acho que tanto o meu como o dela dizem o essencial, o resto está no que escrevemos :)

    Ótimas dicas como sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeram muito bem em dividir a página " sobre mim". Quando o blog tem dois ou mais autores, faz todo o sentido :).
      Obrigada :).

      Eliminar
  4. O facto de eu não ter uma página dessas revela exactamente o que eu sou: uma pessoa preguiçosa e reservada.

    ResponderEliminar
  5. Acredites ou não, Cherry, isto foi mesmo esclarecedor para mim, acho que vou mesmo mudar a minha página Sobre Mim, principalmente porque já está desactualizada, mas também porque não faz sentido no panorama geral!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por este post te ter sido útil Ju :). Estarei curiosa para ler a tua nova página " sobre mim".

      Eliminar
  6. Oi, Cherry.
    Boas dicas, foi muito difícil escrever a página "sobre mim" do meu blog. Até perceber e escrever o que o nome dele significa pra mim.
    Beijos

    Vinte Outonos ♥

    ResponderEliminar
  7. Adoro sempre as tuas dicas e sendo sincera para fazer algumas das alterações e posts no meu blog, tomo em consideração as tuas ideias e opiniões.
    Obrigada por isso. :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que boas dicas! É por isso que adoro o teu blog! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar