"". Life of Cherry: Livro: Fantastic Beasts and Where to Find Them !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.12.16

Livro: Fantastic Beasts and Where to Find Them




Há uns temos atrás, fui ver o filme " Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los" ( fiz uma review dele aqui), e adorei. Foi tão bom reviver a magia de Harry Potter, desta vez numa época diferente, os anos 20, e com uma nova história, igualmente encantadora.

Só depois de ver o filme é que soube da existência deste livro que, na verdade, é o guião original do filme! Sim, leram bem, foi a J.K  Rowling quem escreveu o próprio guião, desde a história, as personagens, os cenários, tudo foi escrito 100% por ela. 

Assim que soube isto, tive necessidade de adquirir imediatamente o livro. Entretanto, meteram-se os afazeres da faculdade pelo meio, e eu não o cheguei a comprar. Porém, no Natal, uma alma caridosa ( a minha querida tia, muito obrigada!), ofereceu-mo e foi, sem dúvida, uma das melhores prendas que recebi.

Mas vamos, sem mais demoras, à minha opinião.


Sinopse


Quando Newt Scamander chega a Nova Iorque, ele pretende ficar apenas para uma breve estadia. No entanto, quando a sua mala mágica é trocada, e algumas das suas criaturas desaparecem, ele causa problemas em toda a cidade. 

A minha opinião


Antes de mais, vamos só esclarecer aqui umas coisas, para perceberem melhor do que se trata. Este livro não é bem um livro, na verdade é o guião do filme, o que significa que não vão encontrar longos parágrafos nem uma grande narrativa. Contudo, este não é um guião qualquer. É um guião escrito inteiramente pela J.K Rowling ( e, só por isso, já vale a pena!), com toda a história do filme, com todos os detalhes, pensamentos e sentimentos da personagem, descrição detalhada,...

O livro, até ao momento, só está disponível em inglês. Contudo, se dominarem bem esta língua, lêem-no facilmente em algumas horas ( lá está, uma vez que não têm parágrafos longos nem se trata de uma narrativa). Além disso, sejamos sinceros, os livros têm mais encanto na sua língua original. As capas são mais giras ( e como não amar esta capa?), não há cá traduções manhosas nem pormenores que se perdem com a tradução.

E por falar em capas giras, falemos da capa deste livro. Uma das coisas que adoro neste livro é o facto de ter capa dura, o que é raro nos dias de hoje, porque normalmente quando Portugal traduz os livros, também decidi alterar o design e pôr a capa mole. Outra das coisas que adoro é o design e o relevo da letra, parece aqueles livros de antigamente, com as letras douradas e tudo. O livro está de tal maneira pensado ao pormenor, que o design das letras e das imagens no interior são ao estilo dos anos 20 (a época em que a história se passa). Além disso, existem montes de ilustrações de criaturas mágicas no seu interior, tornando-o numa autêntica enciclopédia de monstros fantásticos.

O guião está 100% fiel ao filme. Se viram o filme, certamente notarão que está exatamente igual. A grande vantagem de o ler é que poderão compreender mais aprofundadamente os sentimentos, pensamentos e intenções das personagens e, se porventura não entenderam algo que aconteceu no filme, entendem agora.

Se é a primeira vez que lêem um guião do filme ( como foi o meu caso), poderão encontrar um glossário com os termos usados no final do livro. Eu não sabia da existência desse glossário até a minha leitura ir a meio. Ia à Internet ver os termos, e só o encontrei quando abri por acaso as páginas finais.

Se são fãs do mundo mágico de Harry Potter e da autora J.K Rowling, este é um livro que devem adquirir imediatamente, para ler, perderem-se neste mundo mágico, e depois guardarem-no religiosamente, ou podem usá-lo como decoração ( eu tenho-o em cima da mesa de cabeceira do meu quarto, para apreciar a sua beleza).


E vocês? Já leram este guião? O que acharam?

(Foto: da minha autoria)

18 comentários:

  1. Estou mesmo muito curiosa com o filme, mas ainda não tive tempo para o ver :/

    ResponderEliminar
  2. ai, vi o filme e adorei, tenho de ler o guião (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorava ler, pelo que descreveste parece ser um excelente livro e o filme deve estar ainda melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Confesso que não gosto de Harry Potter e por isso mesmo, esse livro não me chama a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda assim, a história não é exatamente igual, vale a pena dar-lhe uma oportunidade :).

      Eliminar
  5. Quero demais ler e assistir!!
    Beijinhooos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderEliminar
  6. Ainda nem tempo tive para ver o filme :( mas tenciono ver e espero não me desiludir. Quanto ao livro ,pensei em comprá-lo mas achei melhor primeiro ver o filme e depois ler o guião mas não sei se faço bem ou não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que neste caso não faz muita diferença. Eu vi primeiro o filme e depois li o livro, mas acho que é igual :).

      Eliminar
  7. Oi Cherry!
    Quando li que JK.Rowling havia escrito o roteiro e que este havia sido publicado fiquei bem contente, afinal só tenho o livro "escrito" por Newt e que harry faz uso na escola. É bom ver a história do filme em forma de livro!
    Bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sei de qual estás a falar, também quero ler essa versão :).

      Eliminar
  8. Tenho muita curiosidade com esse livro e filme! Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. O filme é espectacular, e ando ansiosa por deitar as mãos a esse livro - essa capa, ai <3

    Jiji-GIVEAWAY NYX

    ResponderEliminar
  10. Ainda anão vi o filme nem li o livro, mas estou muito curiosa para ambos. :)

    ResponderEliminar
  11. Parece que tenho outra vez 10 só porque quero novamente Harry Potter entre as minhas prendas de Natal! Quero imenso este screenplay, deve estar super interessante.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  12. Estava mesmo a precisar de ler um post como este! Adorei o filme e quando vi o screenplay à venda numa livraria estive muito perto de o comprar, mas como não é um livro "normal" tive medo que acabasse esquecido numa prateleira. Depois de ler a tua opinião sem sombra de duvidas que na próxima vez que for às compras esse menino vai voltar para casa comigo :)

    Black Leaves Tea Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores fã de Harry Potter e da J.K Rowling compra, porque vale a pena :). Principalmente, porque também adoraste o filme.

      Eliminar