"". Life of Cherry: Como tirar apontamentos nas aulas da Universidade !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

3.10.16

Como tirar apontamentos nas aulas da Universidade


Ao contrário do que muitos alunos pensam, ir às aulas na Universidade é muito importante. Há aquela ideia de que os professores não querem saber de nós, o que é verdade em alguns casos, mas grande parte quer que os alunos tenham sucesso, e dão aulas que são mesmo essenciais.

Tirar apontamentos nas aulas é muito importante, mas na Universidade é mesmo imperativo que o faças. Na Universidade não existem manuais como no Secundário, os professores não nos fazem "a papinha toda", e os powerpoints não vêm cheios de textos, na maior parte das vezes só contêm alguns esquemas. Por isso, é mesmo importante apontar tudo o que professor diz ( até porque, às vezes, os professores gostam de distinguir os alunos que tiveram nas aulas dos que não estiveram, pondo uma pergunta na frequência que só foi abordada na aula).

Por isso, hoje decidi partilhar algumas dicas de como tirar apontamentos na Universidade.


1. Usa apenas um caderno e lápis ou caneta: Guarda as canetas de cor, sublinhadores, post-its e companhia para fazeres resumos em casa. Nas aulas da universidade é preciso é ser-se prático/a e rápido/a.

2. Combina com a turma ou amigos para alguém tirar fotos aos slides dos Powerpoints: Eu sei que é ilegal, mas vamos esquecer isso, porque é um bom truque, desde que não sejam apanhados tudo bem. A maior parte dos professores disponibilizam os powerpoints, mas no caso daqueles professores que não disponibilizam, o melhor é tu e o teu grupo de amigos ou mesmo turma nomearem alguém para tirare fotos disfarçadamente ao slides e partilhar, para os restantes poderem apontar despreocupadamente tudo o que o professor diz.  Também é melhor fazeres isto nas primeiras aulas de cadeiras em que ainda não conheces os professores, é melhor prevenir do que remediar.

3. Escreve o mais depressa possível: Não te preocupes se a tua caligrafia fica bonita ou não, desde que seja legível tudo bem. Treina muito bem a tua mãozinha, porque nas aulas da universidade os professores dão a matéria muito rápido e, por esse motivo, falam muito rápido, e acredita em mim, há aulas em que é preciso anotar mesmo tudo o que o professor diz, pelo que tens que escrever a uma velocidade sobrehumana, se for preciso!

4. Usa abreviaturas ( mas não demasiadas): Quando eu digo para usar abreviaturas, é abreviaturas de palavras simples, do tipo passar " também" para "tb" e " entre outros" para umas simples reticências. Não te ponhas a abreviar palavras importantes sobre a matéria, e muito menos nomes científicos! Tinha uma amiga minha que abreviava literalmente tudo e, quando chegava a casa, já não sabia aquilo que tinha escrito. Por isso, usa abreviaturas, mas escreve por extenso todas as palavras importantes relacionadas com a matéria.

5. Usa gravador ( se necessário): Lá estou eu a sugerir mais uma coisa ilegal, mas garanto que quase todos os universitários já fizeram isto! Todos nós já tivemos aquele professor que fala à velocidade da luz, e não há mão nem rapidez que nos ajude! Nessas aulas, a nossa única salvação é mesmo gravar o som da aula com o telemóvel. Se és uma pessoa que não consegue escrever rápido, esta pode ser uma ótima maneira de te certificar que não perdes nada da aula. Além disso, se fores daquelas pessoas que tem memória auditiva, podes sempre ouvir de novo as aulas onde quiseres, no carro, no ginásio... Pessoalmente, não sou fã desta prática, fiz isto uma vez ou duas, mas fica sempre gravado o barulho das aulas e as conversas paralelas. Além disso, tenho uma memória muito visual, por isso prefiro escrever.


E vocês? Quais são as vossas estratégias parar tirar apontamentos nas aulas da faculdade?

13 comentários:

  1. ótimas dicas, e concordo com todas. quando chega a altura da faculdade é so gastar canetas. compro uma 3 por semestre.
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, como escrevo com lápis de minas, é só gastar minas xD. Mas também gasto canetas, porque faço resumos para algumas cadeiras.

      Eliminar
  2. Sempre fiz isto, desde o básico e sempre me ajudou imenso a estudar: um só caderno para todas as disciplinas do dia, chegar a casa e passar tudo para os devidos lugares num dossier, com esquemas, com cores, etc.. Também sempre escrevi depressa, com abreviaturas e algumas key-words só para ser mais rápida ainda e saber o que se falou, sem ter de apontar.
    Mas realmente essas são as melhores dicas para a escola em geral e que ajudam imenso a estudar, sem darmos pelo esforço :P

    let's do nothing today

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só comecei a fazer isto a partir da universidade, nunca tive necessidade antes, sempre nos forneceram apontamentos e powerpoints.

      Eliminar
  3. Adorei as dicas, por acaso sou o tipo de rapariga que escreve tudo com letra bonitinha,cores e tal, mas quando é preciso, sou mais rápida que o Flash ahaha
    Beijinhos

    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). O que interessa é isso, quando é preciso seres rápida.

      Eliminar
  4. Adorei as dicas ,até porque para o ano vou para a universidade e estas dicas dão sempre jeito. Já me tinham falado delas e a mim também me referiram para tentar pedir apontamentos e/ou sebentas dos anos anteriores para me poder basear também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que te ajudem estas dicas então :).
      Sim, apontamentos de outros alunos ajudam muito, já me ajudaram a passar a muitas cadeiras :).

      Eliminar
  5. Felizmente, preparei-me em relação aos apontamentos nas aulas de Português no ano passado, pelo que este ano tem-me sido fácil apontar o que se dá nas aulas de Cultura. Embora ainda não tenha dedicado o tempo necessário para esta cadeira de modo a passar as coisas para um caderno oficial, nada melhor como também pesquisarmos algumas informações quando chegarmos a casa!
    Felizmente, os meus professores de teóricas disponibilizam-nos os PP's numa plataforma, o que nos facilita bastante!
    Tenho amigos que também já me deram a dica do gravador! XD Talvez um dia a utilize! :P

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já fiz muito disso, pesquisar coisas na net quando me faltava informação ( em sites confiáveis, claro :) ).
      A maior parte dos meus profs também disponibliza, este ano, infelizmente, calhou-me um ou dois que não fizeram isso.

      Eliminar
  6. No meu tempo, levava sempre um caderno de rascunho porque tinha de escrever muito depressa e em casa passava a limpo. Nunca tirei fotos aos slides nem levei gravador, mas quando os professores não partilhavam os slides, eu nem prestava atenção ao que eles diziam só para estar a passar os slides à mão.

    ResponderEliminar