A vida universitária é difícil. Tirem " o cavalinho da chuva" se acham que o mais difícil foi entrar. Embora entrar para a universidade seja difícil ( não tiro o mérito aos estudantes do Ensino Secundário), acreditem em mim, o mais difícil é sair de lá.
Como estudantes universitários, e tendo já passado metade da nossa vida a estudar, queremos conciliar tudo, as aulas, o estudo, os amigos, as saídas, a família.... Por vezes, é uma tarefa difícil conciliar isto tudo, não nos sobra muito tempo para simplesmente não fazer nada. E é ainda mais difícil quando existem "desperdiçadores de tempo" como estes que eu vou referir a seguir.
1. Horários de autocarros: Uma coisa boa da Universidade do Minho é que há autocarros da TUB para lá de 15 em 15 min. Porém, infelizmente, só partem a partir da estação de comboios, o que significa que quem mora abaixo da estação ( como eu), tem que apanhar outro autocarro para chegar à paragem onde para o da UM e, muitas vezes, esses autocarros demoram mais, o que faz com que uma pessoa se tenha que levantar mais cedo do que aquilo que era necessário só para chegar a horas.
2. Filas da cantina: Normalmente, a cantina da UM não tem muita fila ( até porque agora o preço das senhas aumentou), mas ultimamente tem estado cheio de gente. No outro dia, tive literalmente uma hora na fila antes de poder almoçar, e na vez a seguir, desisti e fui comer fora. Isto também tem a ver com o facto de aqui em Braga, as faculdades serem todas juntas, no mesmo campus, não sei se nas outras universidades também é assim, já que em algumas as faculdades são todas espalhadas pela cidade.
3. Filas no GAA da UM em época de Receção ao Caloiro ou Enterro da Gata: O GAA normalmente nunca tem assim grande fila, mas em tempos de festas académicas ( é lá que se compram os bilhetes), a fila é mesmo enorme. No outro dia, amigas minhas tiveram 1 hora e meia na fila! Deviam pôr mais funcionários a dar uma ajuda nestas alturas.
4. " Furos" nos horários: Todos os universitários já tiveram dias de aulas em que existia um furo de 2 horas entre aulas, por exemplo. Para os alunos de fora, que vão todos os dias para a cidade onde estudam e voltam, é bastante chato, porque têm que ficar lá obrigatoriamente. Mas mesmo para quem esteja a morar lá é bastante chato, porque duas horas é muito tempo para estar na faculdade, mas pouco tempo para ir a casa ( em grande parte, devido ao ponto 1). É bastante irritante quando isto acontece, porque podíamos estar a estudar e não, estamos a perder tempo porque, se forem como eu, e não gostarem de estudar na biblioteca, não estão a fazer nada. Muitos até ficam a estudar lá, mas acabam por se distrair com os amigos.
5. Tirar fotocópias: Tirar fotocópias na universidade é mesmo essencial, mas é mesmo aborrecido. Quando os meus professores me mandam powerpoints para a Blackboard eu penso logo " lá vou eu perder tempo outra vez...". Quando eu quero tirar fotocópias, também os meus colegas querem e mais 182922927 universitários.Muitas vezes, o meu pai vai tirar por mim quando sai do trabalho para eu não perder tempo, mas às vezes sou eu que tenho que ir. É mesmo irónico como uma coisa tão essencial para o nosso estudo como fotocópias nos faz perder tanto tempo de estudo.
E vocês? Quais é que acham que são os "desperdiçadores de tempo" na Universidade?
SIM! concordo muito mesmo xD
ResponderEliminarSem dúvida que o ponto 1 é para mim o maior desperdiçador de tempo. Só tenho autocarro para a UM de meia em meia hora e a viagem é de 20 minutos sem trânsito...
ResponderEliminarPor acaso tive sorte para comprar o bilhete para a receção, não estava ninguém no GAA. Porém, já me aconteceu de querer carregar o passe e aquilo ter uma fila que nunca mais acaba!
Eu normalmente nunca carrego o passe lá, vou a outro sítio, não tenho paciência nem tempo para estar tanto tempo na fila.
EliminarEstás em que curso? Adorei o post, aliás eu adoro tudo o que seja relacionado com a universidade pois eu vou candidatar-me para o ano e é sempre bom saber destas coisas :)
ResponderEliminarEm Enfermagem.
EliminarObrigada :), espero que consigas entrar no que queres.
Adorei este post, super interessante! Concordo em alguns aspetos contigo :)
ResponderEliminarJá sigo o blog, beijinhos!
http://missweetie.blogspot.pt/2016/10/tops-para-este-outono.html
Obrigada :).
Eliminarbem verdade, os furos no horário dão cabo da vida de uma pessoa
ResponderEliminarbeijinhos
http://eyeelement.blogspot.pt/
Não ando na universidade, mas sofro imenso com as esperas de autocarro sobretudo de noite!
ResponderEliminarBeijinhos, Hellen ❤
http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/
Isto é tudo tão verdade!
ResponderEliminar