Para as pessoas que estão na blogosfera, pode ser difícil de compreender o trabalho que um blogger tem com o seu blog, principalmente com os posts que escreve. A maioria pensa " ah e tal, é só escrever um post, uma imagem da net, e já está. " Na verdade, escrever posts dá muito trabalho, exige muito planeamento e muito esforço, pelo menos é assim comigo, porque gosto de me esforçar em tudo que faço.
Por isso, hoje decidi partilhar convosco o meu processo de escrita de posts, para as pessoas de " fora" entenderem o trabalho que isto realmente dá, e talvez para inspirar bloggers.
Uma nota para os bloggers antes de começar: nem todas pessoas têm o mesmo processo de escrita de posts, por isso, é normal haver a possibilidade de não se identificarem com o meu ou o meu não ter nada a ver com o vosso, são formas de organização diferentes. Há formas melhores e piores de escrever posts mas, acima de tudo, têm que encontrar a que melhor se adequa a vocês.
1. Inspiração: Certamente que a coisa que todos nós, bloggers, temos em comum no processo de escrita de posts é a parte da inspiração. A inspiração para os meus posts vem de vários sítios, do Bloglovin, Pinterest, revistas, filmes, livros, mas também pode vir das coisas mais simples do dia a dia, como algo que vi na rua, conversas que ouço...
2. Apontar ideias: Quando me surgem ideias, costumo apontá-las logo porque, caso contrário, esqueço-me delas e depois perco essas ideias ( já perdi tantas ideias boas por não as apontar...). Normalmente, aponto-as num post que tenho em rascunho entitulado " Ideias" e que nunca é publicado ( aponta-as acedendo ao Blogger pela net do telemóvel, que não é muito jeitoso para escrever posts, mas serve perfeitamente para apontar ideias) mas, por vezes, as ideias surgem-me num sítio sem net, e eu aponto-as no bloco de notas do meu telemóvel.
3. Pesquisa (facultativo): No caso de posts científicos ou sobre saúde, como este e este, não vou dizer coisas aos calhas ( correndo o risco de estarem erradas), sem fazer uma pesquisa prévia sobre o assunto que quero abordar. Excetuando estes temas que referi, normalmente não faço pesquisa sobre os tópicos que abordo no blog.
4. Escrever os posts: Este é o passo em que eu vou à lista que refiro no post anterior e torna-as em algo concreto, escrevendo. De vez em quando, até me surgem ideias na hora que não estavam na lista, e eu dou prioridade a essas, escrevo essas primeiro para captar melhor a essência do que poderá vir a ser esse post.
5. Colocar o post no Calendário Editorial: Já referi aqui no blog que tenho um Calendário Editorial , onde planeio os dias em que publico o quê. Depois de um post ser escrito, copio o título do mesmo e coloco-o no calendário, para saber em que dia este será publicado. Assim, garanto que publico posts todos os dias sem comprometer a qualidade dos mesmos.
6. Imagens: Quando chega o dia de publicar determinado post, normalmente, vou a um site de stock photos para escolher a imagem que mais se adequa ao tema do post. Tento sempre escolher imagens com um formato quadrado/retangular, com tamanho médio, para todas as fotos do blog estarem uniformes, com formato e tamanho semelhantes. Devia começar a escolher as imagens antes do passo 4 para não perder tanto tempo na hora, mas infelizmente o tempo não estica, e prefiro perder esse tempo a escrever outros, principalmente quando estou inspirada.
7. Revisão e edição: Geralmente, costumo realizar este passo meia hora ou 15 minutos antes de publicar um post, dependendo do tamanho e do tipo do mesmo. O que normalmente faço neste passo é:
- Verificar se não há erros ortográficos nem gramaticais.
- Verificar se não há palavras repetidas ( e, caso haja, substituo-as por sinónimos).
- Ver se o post não está demasiado grande.
- Ver se o post faz sentido, se está coeso e se a mensagem transmitida é clara.
- Ver se o post não é ofensivo para as pessoas, para alguma cultura, religião ou grupo.
- Verificar se é " amigo" do motores de busca, e caso não seja, alterar tags ou título para aparecer melhor posicionado nos motores de busca.
- Adicionar links de posts antigos ou outros que possam ser úteis ( às vezes não não são necessários links, aí obviamente que não ponho).
9. Publicar: Depois de realizar todos os passos anteriores, publico o meu post. Normalmente agendo-o para dois ou três minutos depois, só para este aparecer no feed de leitura do Blogger ( o Blogger é manhoso e, de vez em quando, lembra-se de não mostrar posts no feed, mas ensinaram-me este truque de agendamento, e até agora tem funcionado).
10. Promover post: Depois do post ser publicado, está na hora de promovê-lo e, para isso, uso essencialmente as redes sociais. Costumo publicar um tweet com o link do meu post, e também o partilho no Facebook do blog. Assim, garanto que este chega ao maior número de pessoas possível ( neste momento, quase 300 pessoas lêem diariamente o blog, o que não é muito para alguns, mas para mim já é um grande número comparativamente com os anos anteriores. Muito obrigada aos que seguem o blog).
Bloggers aí desse lado? Qual é o vosso processo de escrita de posts?
Bloggers aí desse lado? Qual é o vosso processo de escrita de posts?
Não sou fã de um processo tão rígido. Salvo alguns posts mais específicos, escrevo e publico na hora, após revisão :)
ResponderEliminarNo entanto, tenho uma série de posts (como o de fim de ano e os de aniversário) que escrevo ao longo de um ano inteiro para retratarem aquilo que pretendo transmitir. Assim como as reflexões mensais, que vou escrevendo ao longo do mês.
Não é tão rígido como parece, escrever os passos todos é que faz parecer isto muita coisa, mas na verdade assim perco menos tempo e é mais organizado :). Se publicasse de seguida todos os posts que escrevo, existiriam dias que tinham 5 posts e outros 0 xD.
EliminarMas, tal como disse no início do post, o que funciona com umas pessoas não funciona para outras.
Este post está um máximo, adorei! Eu também tenho sigo todos esses passos até publicar um post :) Aquilo que agora pretendo é publicar fotos no blog que sejam da minha autoria!
ResponderEliminarBeijinhos :) Já sigo o blogue!
http://missweetie.blogspot.com/2016/10/tops-para-este-outono.html
Obrigada :).
EliminarEu acho que a parte de inspiração, de encontrar a foto certa e de promover que seja a parte mais complicada, não desvalorizando a escrita, ás vezes também se complica!!!
ResponderEliminarBeijinhos
Cantinho da tequis
Facebook Cantinho da tequis
Ainda hoje perdi imenso tempo a procurar uma foto xD, às vezes é complicado.
EliminarExcelentes dicas :) Alguns posts vou escrevendo durante a semana, outros escrevo na hora e publico :)
ResponderEliminarObrigada :).
EliminarGostei muito do post! :) Também tenho um processo semelhante a diferença é que para além de calendarizar a publicação também gosto de agendar a edição e quando vou escrever. Com as aulas e os trabalhos para a universidade se não organizar o meu tempo acabo por nunca publicar nada. E para apontar ideias gosto de usar o Evernote é grátis e posso usar sem net e depois sincronizo com o PC e posso aceder a todas as minhas ideias onde e quando precisar ;)
ResponderEliminarObrigada :). Eu não planeio quando escrevo, normalmente escrevo quando tenho tempo e inspiração.
EliminarHá dias em que fico uma hora a olhar para o blogger. Começo a escrever, depois apago. E repito este processo umas 92383924 vezes, sem conseguir escrever algo de concreto.
ResponderEliminarBeijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina
Há dias em que também me acontece isso, como eu te compreendo! Por isso é que quando tenho inspiração, aproveito e escrevo muitos posts em avanço :).
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