"". Life of Cherry: Os posts de dicas não são receitas para o sucesso garantido! !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

20.6.16

Os posts de dicas não são receitas para o sucesso garantido!


Quem segue o meu blog sabe que publico frequentemente posts de dicas/conselhos sobre os mais variados temas, desde escola/faculdade, saúde, bem-estar, blogosfera, ... Adoro escrever este tipo de posts, porque tenho oportunidade de ajudar outras pessoas ( nem que seja apenas uma), mas também de me ajudar a mim própria e de tornar os meus pensamentos mais nítidos.

As pessoas que lêem este tipo de posts tendem a confundi-los com receitas para o sucesso garantido, do tipo " se eu fizer tudo o que post diz, vou conseguir o meu objetivo". Muitas pessoas lêem posts do tipo " 10 maneiras de emagrecer mais depressa" e pensam que, se fizerem todas essas 10 coisas, que perderão peso depressa, o que pode acontecer de facto, mas também pode não acontecer.

Quando algumas pessoas se apercebem que determinado post não as ajudou a alcançar o objetivo que este "prometeu", observa-se um massacre ensanguentado nos comentários deste. Acusam o/a blogger de ser mentiroso/a, de não ter ideias boas, de os induzir a erro... Acusam o/a blogger de ter prometido que as dicas as ajudariam e não ajudaram, quando este/a na verdade não prometeu nada, tudo o que ele/ela fez foi sugerir um caminho que poderia ou não ser seguido e, sobretudo, que poderia ou não levar a resultados.

Aqui vai a verdade sobre este tipo de posts: estes posts não são nenhuma receita para sucesso garantido, aliás tal coisa não existe em nenhum aspeto da nossa vida. Podem, por exemplo, tomar um medicamento prescrito para as vossas dores de cabeça e, ainda assim, este não vos tirar a vossa dor. Não existe nenhuma receita que garanta o vosso sucesso, não há nenhum livro que sirva de manual de instruções para a vossa vida. Todos os posts de dicas que lêem são apenas isso, dicas, orientações que tanto vos podem ajudar, como podem não ter nenhuma utilidade para vocês. Diferentes coisas resultam para diferentes pessoas.

Eu continuo a escrever este tipo de posts porque, apesar de não serem um caminho direto para o sucesso, podem sempre ajudar alguém a chegar lá, e só por isso, por essa mera possibilidade, já vale a pena. E se não for por esta mera possibilidade, é pela partilha dos meus pensamentos e ideias pois, afinal, um blog é isso mesmo, um espaço para partilhar ideias, que podem ser verdadeiras ou não, dependendo da pessoa que as está a ler. Acho importante relembrar isto, porque é algo que, muitas vezes, muitos leitores se esquecem.


E vocês? Qual é a vossa opinião sobre o assunto?

10 comentários:

  1. Adoro a maneira como abordas os temas, é algo tão "Life of Cherry". E claro que este género de conteúdo nunca resulta com TODA a gente. Quem não percebe isso... enfim, sem comentários xD

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo completamente contigo e adoro sinceramente esse tipo de posts :)

    ResponderEliminar
  3. Eu entendo-te! Na verdade, esse tipo de posts (que eu adoro) costuma ser escrito de acordo com a experiência pessoal do blogger. E, obviamente, nem todos somos iguais e não "funcionamos" sempre da mesma forma. Sei que tentas ajudar de acordo com o que resultou para ti e não deveria ser preciso explicar que isso não significa que vá resultar para toda a gente. Eu confesso que adoro esse tipo de posts e, mesmo que nem sempre dê certo, tento seguir algumas das dicas e não entendo como algumas pessoas não entendem que dicas não são factos. Continua com esses posts :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. Aliás, todos os posts que escrevo são baseados nas minhas experiências pessoais, assim como o dos outros bloggers o são, por isso em nenhum momento devem ser considerados regras obrigatórias.
      Obrigada :)

      Eliminar
  4. Esse tipo de mensagens têm sempre de ser vistas como experiência pessoal e não como regras de ouro. Aliás, a blogosfera acaba por ser isso mesmo, uma conjunto de experiências pessoais que podem (ou não) ajudar os outros de alguma forma. Nem que seja a dar-lhes inspiração ou a fazer pensar de forma diferente!

    ResponderEliminar
  5. Acho que os posts de dicas, tal como o nome o diz, são 'dicas' e não mandamentos. São uma ajuda, não uma coisa garantida.
    Beijinhos!
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Eu, pessoalmente, adoro o teu blogue pelo facto de abordares todo e qualquer tipo de tema por via de tópicos. Penso que é a maneira mais acertada de te organizares a ti mesma, não fosse o método adotado POR TI e PARA TI, tendo em conta que o blogue é TEU, e nada melhor do que nos transmitires aquilo que sabes e pensas da forma com a qual te adaptas melhor!
    Eu adoro fazer listas e simplificar as coisas ao máximo, de modo a chegar a um consenso, sem me embrulhar toda! E gosto de ler uma lista bem elaborada, como as tuas, por exemplo, mesmo que não me deem a fórmula perfeita de como viver para sempre, rica e milionária! É como dizes, este tipo de organização apenas serve para termos uma pequena ideia de que passos dar, dependendo sempre do tema abordado... E quem pensa o contrário, julgando estar perante o elixir da imortalidade, com certeza anda a procurar as respostas de que procura no sítio errado... Ou então as suas questões é que não são exatamente as que a pessoa deve fazer!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada ♡. Tu enches-me com tantos elogios que eu nem sei como te hei-de responder.
      Gosto mesmo de fazer posts por tópicos, acho uma forma muito clara e simples de expor as minhas ideias. É engraçado que estes possam começaram mesmo por acaso, eu no inicio só meu blog não fazia, foi um dia que fiz um e depois comecei a fazer mais e mais, até uma pessoa me ter dito que eu fazia bastante posto assim mas que adorava :).
      É, eu concordo contigo, é uma forma fácil de organizar as ideias. Eu faço listas para tudo: no blog, para compras, para o estudo, os problemas que tenho...

      Eliminar