"". Life of Cherry: Regras de etiqueta à mesa que muitas pessoas se esquecem !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.6.16

Regras de etiqueta à mesa que muitas pessoas se esquecem


Eu sou muito "esquisita" no que toca a regras de etiqueta à mesa. Se pudessem perguntar à minha família, esta iria confirmar! Até posso não respeitar as regras de etiqueta noutro aspetos da vida, mas no que diz respeito ao saber estar à mesa, eu sou bastante cumpridora e reclamo mesmo com quem não cumpre. Não respeitar as regras de etiqueta à mesa pode chegar até a perturbar a minha refeição e pôr-me maldisposta. Pronto, já perceberam que tenho uma "panca".

Não é preciso pôr a mesa como num banquete real ou estarmos todos direitinhos como se a Rainha de Inglaterra fosse recebida em nossa casa, mas existem certas regras de etiqueta básicas que acho que toda a gente deveria cumprir, como algumas que vou referir a seguir.


1. Mastiga de boca fechada: Não deveria ser preciso pôr esta regra neste post, mas pelos vistos ainda há gente que gosta de comer de boca aberta para todos verem o processo de formação do seu bolo alimentar.

2. Não coloques os cotovelos em cima da mesa: Em jantares formais deves cumprir esta regra, porque caso contrário mostra desleixo. Em jantares de família/amigos deves cumpri-la para não tirares o espaço aos mesmos. Quantas vezes que já tive de comer toda encolhida porque as pessoas que estavam ao meu lado insistiam em pôr os cotovelos em cima da mesa!

3. Usar o telemóvel durante o almoço/jantar: Na minha família, esta regra é de ouro. Ninguém, absolutamente ninguém, usa o telemóvel durante o jantar, seja para o que for. Nada de sms, telefonemas a meio do jantar, ver feeds de redes sociais... Se quisermos fazer uma chamada a meio do jantar, levantamo-nos e vamos para outra divisão. Simples. O almoço/jantar é um momento privilegiado para conviver com a família e, como tal, deve ser respeitado. Hoje em dia, as pessoas têm a mania de estar sempre a olhar para o telemóvel, e esquecem-se que as relações humanas ao vivo são mais importantes.

4. Fazer barulho com os talheres: Há gente que parece não saber usar os talheres corretamente. Fazem imenso barulho ao cortar os alimentos, batem a colher com força no prato quando estão a comer a sopa... Imaginem quando são 10 pessoas a fazer isto! O resultado é uma barulheira enorme e muitas dores de cabeça. A minha família faz muito isto. Há pessoas que não percebem que não é preciso bater com os talheres com muita força no prato para levarem os alimentos à boca.

5. Não fales de boca cheia: Odeio quando fazem isto. Odeio mesmo! Nós somos pessoas e não animais. Além de ser feio, pode ser considerado uma falta de respeito para as outras pessoas. O pior mesmo é quando uma pessoa fala de boca cheia e deixa cair pedaços de comida que estavam na boca já ensalivados... Não vou falar mais, é nojento.


E vocês? Quais são as regras de etiqueta à mesa que acham que toda a gente deveria cumprir?

28 comentários:

  1. Além dessas há uma outra regra de etiqueta que na minha família respeita-se mas que a maior parte das pessoas desconhece: não se canta à mesa. É falta de educação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, a minha família claramente não respeita essa xD. Eu e a minha prima por vezes começamos a cantar do nada a meio do jantar xD. Claro que os outros se chateiam sempre.
      Mas realmente, essa regra faz sentido, desconhecia completamente.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Eu ia dizer exatamente o mesmo que a Inês! Para além dessas: não se canta à mesa e ninguém começa a comer antes dos outros. Não há horários diferentes - salvo raras excepções todos jantamos à mesma hora e esperamos uns pelos outros se os horários laborais assim exigirem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, esqueci-me de referir essa regra dos horários. Na minha família também comemos todos ao mesmo tempo, ninguém começa a comer mesmo que só falte uma pessoa.

      Eliminar
  4. Além das regras que mencionaste, eu tenho mais duas que sigo com todo o cuidado. Primeiro, nunca começo a almoçar ou a jantar antes dos outros, sendo que espero que estejam todos servidos antes sequer de pegar nos talheres. E segundo, só das últimas pessoas a servir-me (esta vem directamente do meu pai) para que não falte nada aos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira cumpro. A segunda não, tenho uma variável: vejo o que está na travessa e vejo se chega para todos. Por exemplo, se estão 10 bifes na travessa e 8 pessoas, e eu sei que o meu pai come dois, eu só pego num.

      Eliminar
  5. Acho que uma das regras que muitos deviam cumprir era desligar a televisão e falar entre todos à mesa sobre o dia-a-dia e como o dia correu. Acho melhor que ver tragédias no telejornal.
    Infelizmente muitos não cumprem, nem mesmo aqui em minha casa.

    Beijos
    http://amacadamafalda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui na minha casa só não vêem televisão enquanto comem porque não há na cozinha, senão acontecia isso. Mas ainda bem, assim podemos falar.

      Eliminar
  6. Ver alguém a de falar de boca cheia irrita-me tanto! Assim como o "sorver" da sopa ou do esparguete...

    ResponderEliminar
  7. Ai para mim o pior é os telemóveis à mesa! É para comer, é para comer, não é para estar a mandar sms aos tios, primos, namorado, amigos, etc.

    Giveaway de um colar de 2 camadas com a Born Pretty ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, ainda bem que existe a proibição de telemóveis à mesa na minha casa!

      Eliminar
  8. Não me considero muito picuinhas mas acho que essas regras que referiste são essenciais e deveriam ser comuns a todos. Pessoalmente faz-me alguma confusão as pessoas que têm televisão na cozinha e ficam vidrados a olhar para a televisão durante o almoço/jantar em vez de conversarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me faz bastante confusão, na minha casa só não acontece isso porque não há TV na cozinha.

      Eliminar
  9. Este post é tão a minha vida em palavras! Obrigada, Cherry! E eu que pensava que era a única a ser assim tão "picuinhas"!
    Na minha família também é "proibido" utilizar o telemóvel à mesa e faz-me imensa confusão quando vejo alguém a fazê-lo!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Apoio sem sombra de dúvida todas mas a 1, 4 e 5 ... Convivo com elas todos os dias!

    ResponderEliminar
  11. Para além dessas também acho que "não sair da mesa antes de todas as pessoas terminarem de comer" devia ser tido em conta.
    Beijinhos
    Blog:VirgíniaFerreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu essa regra não cumpro, porque em tempo de aulas como o mais depressa possível para ir estudar.

      Eliminar
  12. As regras que referiste são essenciais... especialmente a dos telemóveis! Detesto estar numa mesa e ver alguém tão "colado" ao ecrã que parece que nem ali está presente :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Odeio isso, ainda bem que em mim casa há uma regra que proíbe telemóveis à mesa.

      Eliminar
  13. Neste aspeto sou exatamente como tu. A hora da refeição é sagrada e estas regras são de ouro. Para além disso, fico sempre aborrecida quando as pessoas não deixam os talheres para a direita quando acabam de comer ahah. Acho que isto era picuinhas da minha parte mas é algo que não custa nada a cumprir. E cá em casa telemóveis à mesa nem vê-los também!

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que nós não somos picuinhas, são regras bastante fáceis de cumprir.

      Eliminar
  14. Detesto que mastiguem de boca aberta... Sobem-me uns nervos, que nem tens noção! Para além de nojento, é mesmo falta de etiqueta! E quando são pastilhas? Prefiro nem pensar!
    Sigo essas regras todas, mas de vez em quando, quando reparo que mais ninguém está a comer e estamos à conversa (só cá em casa mesmo), eu coloco o olho no telemóvel, mas logo desfaço-me dele (pois tenho o cuidado de o deixar no quarto, para que não me incomode)! E nunca o faço quando estamos com a família toda reunida, porque já bastam os meus primos a fazê-lo! E também concordo com os acrescentos dos comentários acima!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquece, eu fico bastante irritada com as pessoas que comem se boca aberta. Apetece-me bater-lhes!
      Eu só toco no telemóvel mesmo no final da região, quando já não está ninguém na mesa. O que também não é difícil, porque aqui em cada os jantares de família não demoram anos comparado com outros jantares a que já fui.

      Eliminar
    2. *refeição.
      O corretor do meu telemóvel e horrível, escreve sempre o que não deve xD

      Eliminar