"". Life of Cherry: Como ser um bom vizinho !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.3.16

Como ser um bom vizinho


Existem algumas regras fundamentais para morar numa zona com os vizinhos, que se aplicam principalmente para quem  mora num prédio. Tento sempre cumpri-las todas e, se falhei em alguma, foi acidentalmente, e peço desde já desculpa aos meus vizinhos.

Desde os 8 anos que moro num apartamento. Rapidamente percebi que, mesmo estando na minha casa, estou a viver muito perto de outras pessoas e ,por isso , não posso fazer tudo aquilo que me der na cabeça.

Para podermos conviver de maneira saudável com os nossos vizinhos, existem algumas regras que devemos cumprir. São estas que, frequentemente, distinguem os bons vizinhos ( com quem poderemos vir a desenvolver relações de amizade) dos maus vizinhos ( que nos fazem rezar a todos os santos que se mudem para outro lugar a quilómetros de nós).


1. Cumprimenta os teus vizinhos quando te cruzas com eles: Este ponto não era preciso referir, faz parte das regras de boa educação. Tu e os teus vizinhos vivem no mesma mesma zona/ mesmo prédio, por isso vocês não são completamente desconhecidos um para o outro. Um bom dia/boa tarde/ boa noite basta e não custa nada.

2. Nada de barulho depois das 22 horas: A casa pode ser tua, mas não compraste propriamente a vizinhança, por isso não tens direito de fazer barulho que chega a Espanha , principalmente depois das 22 horas. Muitas pessoas estão cansadas, tiveram um dia longo e têm de acordar cedo para ir trabalhar no dia a seguir, por isso respeita-as. Nada de berros, discussões a alto e bom som nem cantorias. Deixa os teus vizinhos terem uma boa noite de sono.

3. Nada de música aos berros: Mesmo que seja de dia e nenhum dos teus vizinhos esteja a descansar, não tens o direito de obrigá-los a ouvir a tua música. Principalmente quando o teu gosto musical é horrível! Baixa o volume da rádio ou então usa auscultadores.

4. Se vais dar  uma festa, avisa os teus vizinhos: Se vais dar uma festa na tua casa , avisa os teus vizinhos com uma semana de antecedência, principalmente se esta for de noite. Assim, os teus vizinhos terão tempo para reorganizar a sua vida em função disso e, no dia da festa, já não serão apanhados de surpresa pelo barulho que virá da tua casa. Pontos extra se for uma festa de aniversário e levares uma fatia de bolo para os teus vizinhos.

5. Se vais fazer obras na tua casa, avisa os teus vizinhos: Pela mesma razão do ponto acima.

6. Se moras num prédio, vai às reuniões de condónimos: Quando compraste o teu apartamento, também compraste uma parte do  prédio . Portanto, um dos teus deveres enquanto morador do prédio é aparecer e participar ativamente nas reuniões dos condónimos. Isso também implica pagares a tua parte da manutenção dos elevadores, das limpezas,... Certifica-te que nestas reuniões não elevas a voz a ninguém e ouves e respeitas a opinião dos outros.

7. Mantém os espaços comuns limpos: Se limpas ou não a tua casa, isso é contigo ( se não a limpas, shame on you ) , porém tens obrigação de não sujares os espaços comuns do teu prédio. Esses espaços comuns incluem corredores, elevadores, escadas e, obviamente, o hall de entrada do teu prédio. Portanto, nada de deixar lixo no chão, nem os teus pertences, como caixas e móveis.

8. Estaciona no teu lugar de estacionamento: Não, tu não és nenhum morador VIP , por isso não tens direito de ocupar dois lugares de estacionamento na garagem do prédio e o teu vizinho, que chega mais tarde, tem que deixar o carro à chuva. Muito provavelmente, quando compraste o teu apartamento, ficaste com um lugar de estacionamento destinado ao teu carro, e é apenas esse que tu podes ocupar.

9. Está sempre pronto/a para ajudar: Não precisas de dar a vida pelo teu vizinho, mas pequenas ajudas como ajudar a levar as compras , segurar a porta, dar boleia ( principalmente se trabalharem na mesma zona) ou ajudar a levar o lixo são sempre bem vindas. Nunca sabes quando poderás vir a precisar da ajuda do teu vizinho. Aí, eles irão retribuir-te, muito provavelmente.

10. Não sejas coscuvilheiro/a: Umas das grandes características portuguesas ( infelizmente) é ser-se coscuvilheiro. Não sejas assim. Às vezes dá-nos vontade de falar mal do nosso vizinho, ou de falar sobre a vida dele, mas temos que resistir a essa tentação. Se o vizinho em questão descobrir, podemos vir a ter problemas. O melhor é mantermos sempre uma relação cordial e normal com os nossos vizinhos e, sobretudo, respeitar a sua vida privada. Lá por morares perto do teu vizinho não te dá o direito de quereres saber tudo sobre a vida dele.


Quais são as qualidades que um bom vizinho deve ter, na vossa opinião?

22 comentários:

  1. É sempre bom darmo-nos bem com os nossos vizinhos.
    Não ser coscu ,ser simpático já um grande paço para mim.
    O que se quer é ter um bom ambiente com quem nos rodeia.
    beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais, um bom ambiente é essencial para conviver com os vizinhos.

      Eliminar
  2. por acaso nunca morei em apartamentos, mas mesmo assim os meus vizinhos são chatos. de um dos lados estão sempre aos berros e tem um cão que ladra constantemente, cheio de fome, e do outro são os maiores cuscos que se podem imaginar...
    eu até gostava de viver num apartamento no futuro, para mim chegava, mas é mesmo por poder vir a ter vizinhos horríveis que essa opção não é definitiva!
    alguém devia pendurar esta lista em todo o lado, e torná-la parte das aulas de formação cívica...
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, isso é mesmo chato! Felizmente, não tenho vizinhos assim, o único defeito dos meus é que são um pouco barulhentos, mas tirando isso são 5 estrelas.
      Pois, o meu medo quando um dia sair de casa é calhar-me uma casa com vizinhos horríveis.

      Eliminar
  3. Felizmente não tenho muitas queixas em relação aos meus vizinhos!

    ResponderEliminar
  4. sempre vivi em apartamentos e ha realmente pessoas que nao cumprem estas regras básicas de civismo. Tenho uns vizinhos que são tao barulhentos... nem imaginas! falam alto, discutem, e eu que vivo sozinha, nunca tenho barulho em casa oiço tudo. sei a vida deles toda. :/
    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus vizinhos também são barulhentos, mas até são boas pessoas :).
      Ahah, é melhor que assistir a novelas então xD.

      Eliminar
  5. Achei o teu post interessante! De facto, quando vivi num apartamento na universidade tentei cumprir algumas dessas regras :)

    ResponderEliminar
  6. São boas dicas! Felizmente, nunca tive problemas com vizinhos e sempre gostaram muito de mim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu também nunca tive, tirando o barulho, não tenho razões de queixa.

      Eliminar
  7. por acaso gostei imenso do post, vivo numa zona relativamente isolada e só tenho um ou dois vizinhos por isso nunca me preocupei muito com isso, agora que penso bem, todas as tuas dicas fazem sentido e vão dar imenso jeito quando mudar de casa no próximo ano
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens sorte, quando te mudares vais notar muito a diferença, vais ter que lidar muito com vizinhos, mas vai correr tudo bem :).

      Eliminar
  8. O pior é quando nós contribuímos para ser um bom vizinho mas os outros não

    ResponderEliminar
  9. É ótimo ter bons vizinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, é quase como ter um amigo com quem podemos contar :).

      Eliminar
  10. Em criança vivia num prédio mas mudar-me para uma vivenda foi das melhores coisas que os meus pais podiam ter feito. Ter que lidar com pessoas barulhentas, sujas e mal-criadas é terrível. No meu caso, batiam a porta de entrada com o prédio vinha a baixo, sacudiam porcaria pela janela e aterrava na nossa roupa estendida, enfim. Um dia quando viver sozinho, com certeza será num andar, só espero é ter sorte com os vizinhos.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, os teus vizinhos eram mesmo horríveis. Os teus pais tomaram mesmo uma boa decisão então :).
      Pois, eu um dia quando for morar sozinha vai ser para um apartamento, e também rezo para me calharem bons vizinhos.

      Eliminar
  11. Que bons conselhos Cherry! Muita gente devia de os ler ;)

    ResponderEliminar