"". Life of Cherry: 5 coisas que dizemos sobre nós próprios que irritam os outros !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.2.18

5 coisas que dizemos sobre nós próprios que irritam os outros

5 coisas que dizemos sobre nós próprios que irritam os outros

Já alguma vez repararam que existem comentários negativos que nós dizemos que fazem com que as pessoas revirem automaticamente os olhos? E nem sequer são comentários que as envolvem, muitas vezes são coisas que nós dizemos acerca de nós próprios que não significam nada à primeira vista, mas que podem ser muito irritantes para quem as ouve.

Cada vez tenho constatado mais que simples frases podem gerar interpretações negativas que não esperávamos. É incrível como certas afirmações, que parecem inofensivas à primeira vista, podem incomodar tanto  as pessoas. Estas são apenas alguns exemplos daquela que poderia ser uma enorme lista.


1. Eu não presto para nada: Ok, eu sei que muitas vezes dizemos isto na brincadeira (principalmente se somos universitários e estamos em época de exames), mas quando dizemos isto a sério estamos a pôr as outras pessoas numa posição desconfortável, em que elas sentem a necessidade de contradizer aquilo que estamos a dizer. Além de que dizer isto continuamente não faz nada bem a nós próprios. Como se costuma dizer, uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade.

2. Eu fico horrível nisto: Isto é algo que, nós, mulheres, fazemos muitas vezes para tentar " caçar" elogios aos outros. Porque todas nós precisamos de um boost no ego de tempos a tempos. Mas se estivermos constantemente a fazer isso, eu posso garantir-vos que as pessoas depressa se cansam. Eu, pelo menos, farto-me. Temos que dar também espaço para que as pessoas nos elogiem de livre vontade.

3. Oh, não me fica nada bem: Alguns de nós não sabem lidar bem com elogios (eu incluída!), pelo que, quando o fazem, a nossa tendência é ou corar ou então rejeitá-los como, por exemplo, quando elogiam a nossa roupa "oh, não me fica nada bem". Se não sabes que mais dizer, um simples " obrigado" chega.

4. Tenho tanto que fazer: É totalmente normal queixarmo-nos aos nossos familiares/amigos do nosso horário ocupado, mas se isso é o teu único tema de conversa ou se usas isso como desculpa para cancelar planos pode ser muito chato. Aquilo que me apetece responder quando me dizem isto é "Adivinha? Eu também!".

5. Isto custou-me x: Obviamente que não devemos fazer do dinheiro um assunto tabu e é sempre bom falar sobre este assunto com os nossos familiares e amigos porém, mais uma vez, é mau se for em demasia. A maior parte das vezes, ninguém quer saber quanto dinheiro gastaste com os teus sapatos ou relógio.


Quais são os comentários sobre nós próprios que acham que irritam as outras pessoas?

27 comentários:

  1. Eu nem falo do dinheiro mas os meus colegas estão sempre "sim fala a rapariga que deu 1000€ por um iPhone" dai não há muita escapatória. Costumo dizer quase sempre "tenho muito para fazer" mas ao meu namorado. Gostei imenso do post! Como sempre! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com o que agstas ou deixas de gastar, só a ti te diz respeito :).
      Obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É verdade, costumo revirar os olhos quando me dizem "isto custou-me x".

    ResponderEliminar
  3. Esse revirar de olhos, por vezes, acontece, porque os nossos acabam por ter mais confiança em nós do que nós próprios
    Nunca tinha pensado nisto, por acaso, mas sinto que tudo o que seja em exagero acaba por irritar as pessoas que estão connosco. Lá está, se comentas uma vez que x objeto custou tanto, isso escapa, mas se estas sempre a anunciar o preço de tudo as pessoas saturam-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, muitas destas frases tornam-se más quando usadas em exagero.

      Eliminar
  4. Olá!!!
    São frases que eu digo constamente, as vezes mais do que realmente queria!
    O post foi óptimo, obrigado :)

    pimentamaisdoce.blogspot.pt <3

    ResponderEliminar
  5. O primeiro comentário que falas-te acho que é dos que mais irritam as pessoas :)

    ResponderEliminar
  6. Faço muitas vezes o ponto 1 e 2! E confesso que também me irrita quando os outros o dizem, mas quando sou eu a dizê-lo nem dou por isso, só depois de o fazer!

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito de te ler. Não podemos ligar ao que nos faz mal...


    Participando; {Poetizando e Encantando} ...Sintonia do luar... beijando o mar.
    .
    Bjos
    Domingo feliz.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do post, Cherry! Embora apenas tivesses referido comentários depreciativos sobre nós mesmos(as) que irritam as pessoas, acho que, por vezes, fazemos também comentários apreciativos que provocam a mesma reação nos outros. Coisas como "Tenho muito orgulho em mim." ou até mesmo "Eu amo-me." fazem muitas vezes as pessoas nos julgarem "superiores" só porque gostamos de nós e daquilo que fazemos.

    Um beijinho muito grande.

    Apenas Francisca: https://apenasfrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :).
      Boa observação, de facto, há comentários apreciativos que também irritam as pessoas, sobretudo quando usadas em excesso. Eu confesso-me guilty nisso ahahah, mas eu faço-o na brincadeira, mesmo de propósito para irritar as pessoas xD.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Concordo tanto com isto! Tento ao máximo não dizer nenhuma destas coisas porque quando me dizem fico mesmo irritada, quando me farto de ouvir isso e tenho confiança com a pessoa em questão chego mesmo a dar um "abanão" para trazer à realidade. Costumo dizer que todos temos problemas e momentos maus mas não é com estas frases que os vamos conseguir contornar e ficar feliz/bem.

    Beijinhos,
    I.
    https://nevertoolatetoturnback.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Eu por acaso estou sempre a dizer: "tenho tanto que fazer" ahah

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma amiga que andava sempre a dizer isso na faculdade: tenho tanto para fazer. E não vinha sair, estava sempre em casa porque tinha de estudar, ou lavar a loiça, ou tomar banho... bla bla bla.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  12. Curioso, não concordo muito com isto. Sim, é chato estarmos sempre a ouvir as pessoas queixar-se destas coisas quando as achamos tão dotadas, bonitas e alegres. Porém, se somos mesmo amigos das pessoas ou se sabemos estar, não reviramos os olhos e temos a predisposição de lhes dizer aquilo que sentimos em relação ao assunto ou a verdade sobre elas.
    Por exemplo, o comentário: «Tenho tanta coisa para fazer!» não é só negativo, porque, podes, a partir deste, conversar sobre inúmeras coisas de que nem te lembrarias noutro contexto.
    O único que EU evito dizer é «estou mesmo cansada!» quando saio ou vou tomar café com alguém, por sentir que corta o mood, mas, até este, quando me é dito pelos outros, cria uma sensação de empatia gigante.
    Acho tão bonito quando as pessoas têm o à vontade para referir as coisas menos boas que se passam na sua cabecinha.
    Como a Kika disse, também há quem não tolere os comentários apreciativos que as pessoas fazem sobre elas, eu acho isso ainda mais triste, como assim reviramos os olhos à felicidade e auto-estima do outro!?!?!?!? Se há coisa que me agrada, é estar rodeada de pessoas que se sentem bem com elas e que transmitem toda essa energia: eu tento fazê-lo mesmo quando não me sinto a 100%.
    De qualquer forma, acho que os nossos amigos se vêem também por estas coisas: por saberem estar bem connosco quando nós o estamos e, muito importante, por saberem estar bem connosco quando nós estamos claramente em baixo.

    Beijinhos, Cherry <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a maior parte destas frases são más quando usadas em exagero. Se usadas no contexto certo, talvez não sejam. Nesses contextos, algumas frases até darão para criar empatia e para a pessoa desabafar até sobre os seus problemas, de facto. Ainda assim, tento evitar ao máximo dizer estas frases, a não ser que seja algo que sinta mesmo naquele momento. Porque, a maior parte das vezes, as pessoas dizem-no da boca para fora e é mais nesse sentido que eu critico.
      Depende, uma coisa é autoelogiar-se de vez em quando, outra coisa é sempre. E, tal como nos comentários negativos, é preciso ver o contexto. Eu costumo autoelogiar-me por brincadeira, mas há quem faça isso de forma contínua e nesse caso já pode ser visto mais como egocentrismo.
      Tal como já disse, muitas destas frases são más se usadas em excesso. Os nossos amigos, como bem disseste saberão ler bem as entrelinhas e perceber qual o verdadeiro problema por detrás das nossas afirmações.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Estas frases podem ser tão simples, e por vezes desprovidas de outras intenções, mas muitas vezes deixam a atmosfera muito pesada! Quando me dizem coisas deste género nunca sei muito bem como responder, mas admito que algumas vezes acabo por dizer a número 3, porque como bem disseste não sei lidar bem com elogios e fico sem jeito. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Hehe digo tanto destas coisas! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Esses 5 irritam mesmo. A questão é que todos as usamos de vez em quando :) é mais forte que nós

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo principalmente na nº5 xD
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  17. A que me irrita é dizerem "estou tão gorda!" quando na verdade não têm nem uma grama a mais. Really? É mais uma à procura de validação. Dessas, a única que uso é a 4. E uso, sim, muitas vezes quando me convidam para sair ou ir fazer qualquer coisa e não admito que me julguem por isso. Se eu digo que não posso porque estou ocupada, ninguém tem nada a ver com isso, porque não vão fazer as minhas tarefas por mim :P porém, não uso como desculpa, por vezes não vou mesmo porque não me apetece e, geralmente, nem justifico. Ninguém precisa saber porque não alinho em algum programa. Nem os meus amigos. A única coisa que precisam saber é que não vou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a que mais se ouve....
      Exato, não tens que dar justificações a ninguém, simplesmente dizes não e pronto, se forem mesmo teus amigos não levam a mal :).

      Eliminar