Até agora, abril foi o mês menos cinematográfico. Este desafio tem conseguido fazer com que me supere a mim mesma e quebre os meus próprios recordes cinematográficos, mas este mês só vi 3 filmes. Poderia culpar a falta de tempo, mas a verdade é que em abril senti mais vontade de ler e dediquei-me mais aos livros. Contudo, os poucos filmes que vi fizeram-me refletir sobre assuntos realmente importantes e muito atuais (nomeadamente a qualidade de vida das pessoas com algum tipo de doença incapacitante, o bullying e o feminismo).
1. Breathe: Este filme é inspirado na história real de um homem brilhante que ficou paralisado por causa da poliomielite. Naquela época, as pessoas que sofriam desta doença ficavam confinadas para sempre a uma cama de hospital, e a sua esperança média de vida era muito curta. Robyn, juntamente com um amigo professor, revolucionaram a forma como ele vivia, fazendo invenções como a cadeira de rodas, ajudando milhares de pessoas com deficiências graves em todo o mundo. Este não é um filme cliché sobre ter força de vontade para continuar a viver, mas sim sobre descobrir aquilo que podemos fazer para melhorar a nossa qualidade de vida e a das pessoas ao nosso redor. Algo que eu achei bastante curioso e muito amoroso foi o facto de este filme ter sido produzido pelo próprio filho, como uma espécie de homenagem ao pai. Além de divulgar a sua história de vida inspiradora, é uma forma de demonstrar o seu amor.
2. Wonder: Li o livro no qual foi baseado este filme, e posso dizer-vos que até foi bastante fiel. Houve partes que não foram incluídas no filme que fizeram falta (como os preceitos do professor de Inglês) e outras que foram incluídas e não funcionaram muito bem mas, no geral, adaptaram bem a história ao grande ecrã. " Wonder" conta a história de um menino que nasceu com malformações faciais que, até aos 10 anos, recebeu educação doméstica, e enfrenta agora o desafio de ir para a escola pela primeira vez. Este filme é bonito pela sua subtileza, pela forma como passa uma mensagem importante sem recorrer a grandes dramas nem plot twists. O enredo não se foca apenas no bullying, mas também nas conquistas que cada pessoa deve ter. Cada pessoa tem os seus medos, as suas batalhas, as suas conquistas, pelo que devemos saber mostrar mais empatia pelo próximo.
3. A Duquesa: Todos os filmes de época que têm Keira Knightley como protagonista são, garantidamente, bons filmes. E este não é exceção. " A Duquesa" é uma história inspirada na vida de uma mulher muito à frente do seu tempo, cuja forma de pensar ultrapassou os mexericos, os protocolos e as regras de uma sociedade rígida. Este filme incomodou o meu lado feminista, porque retratou muitos dos problemas de uma mulher naquela altura, mas por outro lado encantou o meu lado que adora tudo o que seja relacionado com a família real britânica. Não gostei muito do final mas, sendo uma história verídica, tinham que retratar o que realmente aconteceu.
Viram algum destes filmes? O que acharam?
(Post inserido no projeto " Movie 36", criado pela Lyne do blog "Imperium", em parceria com a Sofia do blog " A Sofia World" . Participantes: Inês Vivas, " Vivus" ; Vanessa Moreira, " Make It Flower"; Joana Almeida, " Twice Joaninha" ; Joana Sousa, " Jiji" ; Alice Ramires, " Senta-te e Respira" ; Sónia Pinto, "By The Library" ; Francisca Gonçalves, " Francisca" ; Inês Pinto, " Wallflower" ; Carina Tomaz, " Discolored Winter"; Sofia Ferreira, " Por onde anda a Sofia?"; Sandra, " Brownie Abroad"; Abby, " Simplicity"; Sofia, " Ensaio sobre o Desassossego" )
(Post inserido no projeto " Movie 36", criado pela Lyne do blog "Imperium", em parceria com a Sofia do blog " A Sofia World" . Participantes: Inês Vivas, " Vivus" ; Vanessa Moreira, " Make It Flower"; Joana Almeida, " Twice Joaninha" ; Joana Sousa, " Jiji" ; Alice Ramires, " Senta-te e Respira" ; Sónia Pinto, "By The Library" ; Francisca Gonçalves, " Francisca" ; Inês Pinto, " Wallflower" ; Carina Tomaz, " Discolored Winter"; Sofia Ferreira, " Por onde anda a Sofia?"; Sandra, " Brownie Abroad"; Abby, " Simplicity"; Sofia, " Ensaio sobre o Desassossego" )
De todos, ainda só vi Wonder e adorei completamente!! Não consegui evitar umas quantas lágrimas xD
ResponderEliminarBeijinhos!
MESSY GAZING
Desses filmes que você citou eu só vi até agora Extraordinário, no cinema.
ResponderEliminarÉ tããão lindo, eu chorei já nas primeiras cenas haha
Gostei da dica dos outros filmes, quando puder vou assistir :)
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Não conhecia o primeiro, mas já o acrescentei à lista de filmes a ver, porque a sua história parece-me fascinante! Quero imenso ver Wonder, mas primeiro gostava de ler o livro. Também tenho bastante curiosidade com A Duquesa :)
ResponderEliminarSó vi o Wonder e achei o filme genial, cheio de lições de uma forma muito simples e bastante percetível. Acho o filme amoroso. E adorei a interpretação de Jacob Tremblay, tão novo e tão cheio de talento.
ResponderEliminarFiquei muito curiosa com os outros dois, principalmente o primeiro, já o acrescentei à minha lista :)
Verdade, o miúdo é mesmo muito talentoso!
EliminarBom dia. Sinceramente não vi nenhum :))
ResponderEliminarHoje:- "Poetizando..." Outros tempos, e formas, de falar ao coração
Bjos
Votos de um Feliz Domingo.
Ainda não vi nenhum. Queria ver o Wonder, mas acho que vai ser daqueles que me vai fazer chorar imenso e então tenho andado a adiar. Agora fiquei curiosa para ver A Duquesa também!
ResponderEliminarOlá! Ainda não vi nenhum deles mas fiquei curiosa com “A Duquesa”. Gosto imenso de história e de acontecimentos verídicos. Acho que é o próximo filme que vou ver.
ResponderEliminarBeijinhos <3
pimentamaisdoce.blogspot.pt
Vou ver o Breathe, parece ser bastante interessante ;)
ResponderEliminarBeijinhos
https://the-devoted-girl.blogspot.pt/
Vi o primeiro e o segundo e adorei! :D
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
De todos só vi o da Duquesa.
ResponderEliminarMas quero muito ver os dois primeiros. Acho que devem ser fantásticos precisamente pelo facto de servirem para transmitir uma mensagem :)
Ainda não vi nenhum deles, mas quero ver os últimos dois pois sei que são bons, quanto ao primeiro nunca ouvi falar.
ResponderEliminarOi Cherry! Dos três filmes que você mencionou no post, me interessei mais pelo Breathe, que me pareceu ser uma história bem inspiradora e bonita. Quero assistir! :*
ResponderEliminarUma vez mais, não vi/conhecia nenhum dos que mencionas x)
ResponderEliminarBeijinhos
Vi o Wonder com a minha mãe e ambas adoramos, quanto ao Breathe fiquei mesmo curiosa nunca tinha ouvido falar no filme. O facto de agora em Microbiologia ter falado sobre a Poliomielite, fez com que ainda ficasse com mais curiosidade em relação ao mesmo.
ResponderEliminarEstes dias vi-te no hospital, mas devias ir almoçar e não tive coragem de dizer nada, nem queria atrapalhar (tivemos uma visita de estudo ao hospital dai eu estar lá nesse momento), mas também daqui a 2 semanas já começo o 1º ensino clinico.
Temos de marcar um café nas férias, pois acabamos por nunca mais nos encontrarmos na universidade, se quiseres é claro (:
http://arrblogs.blogspot.pt/
Vê, como estudante de Enfermagem, vais gostar mesmo desta história :). Eu gostei muito da forma como abordaram o tema.
EliminarPodias ter-me dito olá :), não incomodavas nada, ora essa. Boa sorte para o teu primeiro estágio, espero que gostes :).
Quando quiseres, eu arranjo sempre uma horinha na minha semana :).
Beijinhos
AMEI o Wonder, chorei algumas vezes!!
ResponderEliminarNovo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/zaful-lemon-stripes-review.html
Beijinhos ♥
E assim se acrescentam três filmes à minha lista. Particularmente curiosa com o primeiro!
ResponderEliminarJiji
Estou curiosa, são 3 filmes que iria gostar de certeza!
ResponderEliminar