Há uns dias atrás estava a ver um vídeo de uma youtuber que estava a experimentar os seus snacks de infância, e deu-me tanta mas tanta nostalgia, que pensei que seria giro escrever uma publicação sobre os meus favoritos. Bem sei que não é a mesma coisa que ver um vídeo, não me vêem a provar nem as minhas reações, mas apeteceu-me escrever na mesma. Para estarmos em pé de igualdade (eu sou muito vossa amiga), eu nem sequer comprei nenhum dos snacks que vou referir e alguns já não como há anos, mas lembro-me perfeitamente do sabor de todos (a maneira como o nosso cérebro funciona é bastante engraçada).
Aquilo que eu achei mais engraçado enquanto escrevia este post é que a maior parte das gulosices que fizeram parte da minha infância não me marcaram pelo sabor em si, mas sim pelas memórias que lhes estão associadas. Recordar cada um destes snacks fez-me sentir uma criança outra vez.
É provável que nesta lista não estejam alguns dos famosos snacks das crianças da minha geração, mas isso é porque eu era uma criança muito esquisita (para ser sincera, ainda sou esquisita com a comida), tão esquisita que até o era nos doces. Mas bem, estes eram os meus favoritos.
1. Danoninhos: Os danoninhos dispensam apresentações. Acho que todas as crianças comiam estes iogurtes. O melhor mesmo era no verão, quando estes iogurtes viam com colheres que espetávamos, metíamos no congelador e tornavam-se gelados.
2. Chupa Chups: Estes eram os chupas que eu pedia aos meus pais de cada vez que saíamos de um café ou restaurante.
3. Sugus: Estes eram os rebuçados que o meu tio trazia sempre para mim e para os meus primos. De cada vez que ele dizia " vou ao café e já volto", já sabíamos que iríamos receber a nossa embalagem de Sugus. Acho que essa antecipação era melhor do que os próprios rebuçados.
4. Iogurte com cereais Nesquik: Eu nunca comi leite com cereais. Nunca gostei muito de leite. Portanto, este iogurte era a minha versão alternativa a uma taça de leite com cereais. Teria comido isto todas as manhãs se mo tivessem permitido.
5. Gomas de ursinhos: Eu nunca fui uma criança muito fã de gomas (gostava mais de chocolate), mas era viciada em gomas de ursinhos. Ao início, tinha sempre uma crise existencial por ter de comer ursinhos tão fofinhos, mas passava-me quando sentia a goma a desfazer-se na boca com o açúcar todo por cima.
6. Mini Milk: A malta mais nova provavelmente não sabe o que é, porque a Olá já tirou há algum tempo este gelado do seu cartaz mas, como podem ver na imagem, eram gelados de leite num pauzinho. Os adultos pediam gelados Magnum e as crianças pediam Mini Milk. Era o nosso " Magnum".
9. Epá: Este ainda existe, e continua a ser muito famoso entre as crianças. Vem sempre com umas pastilhas elásticas no fundo, que não me deixavam comer quando era pequena, com medo que me engasgasse, que e tinha que dar aos meus primos mais velhos (um minuto de silêncio por esses tempos duros).
8. Ovo Kinder: Eu acho que gostava mais da surpresa que o ovo continha do que do próprio chocolate que a revestia (e acreditem, eu gosto muito de chocolate!). Mas só os miúdos que nasceram nos anos 90 é que sabem a struggle que era tentar abrir aquela embalagem amarela. E tentar montar o brinquedo, com aquelas peças pequenas todas? Não era fácil ser-se uma criança de 6 anos naquela altura. Hoje em dia, as surpresa já vêm montadas e as embalagens que vêm dentro dos ovos são fáceis de abrir. Sinceramente, os miúdos hoje em dia não sabem o que é a vida!
9. Tic Tac: Estas eram aquelas caixinhas de rebuçados que todos nós usávamos para fingir que tomávamos medicamentos ou que nos drogávamos com estes (já a sabíamos toda em pequenos!). Eu não gostava dos clássicos de mentol, mas comia muito dos de laranja. Passaram anos fora do mercado, mas há cerca de dois anos o Pingo Doce voltou a comercializá-las.
10. Kinder Delice: Sabem a publicidade do Ferrero Rocher, em que a senhora espera que seja desperadamente inverno para poder comer os bonbons? Era eu, só que em vez de Ferrero Rocher aquilo que eu queria era Kinder Delice. Ainda me hão-de explicar essa história destas marcas só comercializarem durante o inverno, porque eu sofri muito quando era criança por não poder comer Kinder Delice no verão. Anyway, este foi o snack que eu mais comi durante toda a minha infância. Gostava tanto deste chocolate que até me compravam um pack de doze para eu ter em casa e poder comer mais vezes, sem ter que ir a um café buscá-los.
E vocês? Que snacks fizeram parte da vossa infância?
Detesto Kinder Delice! Acho que é o único chocolate Kinder que não gosto - sabe-me a qualquer coisa com licor (?)! Não sei explicar mas detesto o sabor!
ResponderEliminarQue engraçado, és a primeira pessoa que que eu oiço a dizer isso xD. Há mesmo gostos para tudo. A mim nunca me soube a licor, e olha que eu odeio chocolates de licor.
EliminarTambém sempre foi o kinder que recusava facilmente por causa desse travo estranho!!!
EliminarAcaba por optar QUASE SEMPRE pelo kinder Bueno.
EliminarTodos fizeram parte da minha infância, principalmente aquele açúcar que estalava na boca e vinha com um chupa em forma de pé 😄
ResponderEliminarBeijinhos!
welovecr.blogspot.pt
Ahh, também comia muito desse!
EliminarMini milk e Epá - ainda hoje como!!
ResponderEliminarHá coisas que não dá para esquecer :)
Beijinhos!
MESSY GAZING
Quando estava a pensar em tópicos para as semanas das 7 coisas, lembrei-me de enumerar o que me fazia recuar à infância. E, sem dúvida, os snacks foram das primeiras memórias a surgir. É engraçado como o nosso cérebro faz certas associações entre lugares, pessoas, comidas...
ResponderEliminarDa tua lista, o que comia com menos regularidade era o Kinder delice, mas revi-me em todos os outros :D
Era giro também escreveres sobre os teus :).
EliminarUau! Uma viagem até aos anos 90 e inícios do novo milénio traz mesmo muita nostalgia. Sou como tu, gostava mais dos tic tac com sabor a laranja. Mas será que te lembras dos "botões" de chocolate branco Galak? :D
ResponderEliminarOh Meu Deus, aquilo que me fizeste lembrar agora! Não me lembrava desse snack, tanto que agora fui ao google ver o que eram, eram tão bons!
EliminarNão acho que os doces que escolheste e referiste sejam estranhos a alguém ou que façam de ti esquisita... eheh pelo contrário. Acho que são doces gerais.
ResponderEliminarPara mim, a melhor parte nas gulodices de criança era saber que não me eram permitidas todos os dias, por isso, ansiava bastante os dias em que havia festa ou a minha mãe se sentia generosa.
Porém, nada se comparava à satisfação que uma sobremesa da minha mãe me dava.
Agora não sou de doces, nem deste tipo de snack, por isso, já nem me lembro do sabor destas coisas.
Eu sou esquista não é pelos doces que referi, mas pelos que não referi xD, como doritos ou bollycao.
EliminarEra como eu! Aqui em casa não era regra (embora admita que tenha comido mais vezes do que as recomendadas),e era isso que fazia com que estes snacks soubessem tão bem :).
Que belas recordações! Já não me lembrava do Mini Milk, era mesmo bom! O Kinder Delice já não encontro à venda com muita pena minha porque adorava aquilo e o ovo kinder agora são caríssimos!! Mas lembro-me perfeitamente das guerras que tinha com a embalagem para tentar abri-la... adorei o post!
ResponderEliminarNa minha zona ainda existe à venda.
EliminarObrigada :).
Comia tudo! Ahahah incrível como comia tanta porcaria. Agora analisando bem, comia demasiado açúcar para a minha idade. Adorei o post! Foi nostálgico! Beijinhos
ResponderEliminarAo escrever esse post também constatei isso xD.
EliminarObrigada :).
Beijinhos
Tirando as gomas, adorava tudo isso!!!
ResponderEliminarEste post é delicioso! Não partilho de todos os teus favoritos, mas a maioria acompanhou-me na minha infância. E vamos ser sinceras, ainda há uns que sabem sempre bem, como todos os Kinder's ;)
ResponderEliminarDo que foste agora lembrar!!!
ResponderEliminarTirando o nesquik e os tic tacs, todos eles fizeram parte da minha infância também. Ok, as gomas e os sugus continuam a fazer. eheheheh
Beijinho.
O Meu Dolce Far Niente
|Facebook|
Hahahaha! Não acredito que não fui a única com crises existenciais acerca dos ursinhos!! 😆
ResponderEliminarEu pensava que era maluquice minha xD.
EliminarTodos eles fizeram parte da minha infância,...falta aí as pastilhas elásticas gorila :)
ResponderEliminarBom fim-de-semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Eu fiz o disclaimer no início do post mesmo por isso, não gosto de todos os snacks famosos xD.
EliminarSubscrevo tudo! Também incluiria aqueles iogurtes de chocolate de Nesquik, que a minha mãe se recusava a comprar (por não serem nada saudáveis) por isso comia imenso na semana de Verão que passava em casa da minha avó que nos fazia as vontades todas :p
ResponderEliminarE kinder delice é vida. Ainda hoje como de vez em quando :)
Beijinhos!
Nunca comi desses :0, mas vou experimentar para ver o que perdi.
EliminarBeijinhos
Sugos, gomas de ursinhos, e Épa realmente fizeram a minha infância.. Mas também as chiclete gorila 😁😁😁😁
ResponderEliminarTodos esses snacks fizeram parte da minha infância. Que saudades de comer mini milk e epá! Os kinders ainda hoje eu como de vez em quando. Que nostalgia :)
ResponderEliminarBeijinhos
Que saudades dos danoninhos e dos ovos Kinder! :D
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
E quem não gostava dessas cosias?? Adorei a publicação ;))
ResponderEliminarPS: Ocorreu um erro, saída dum tema. Hoje o tema é do:-
Gil António:- Fogo de Amor: O Infinito da Mélica Ternura
.
Bjos
Votos de boa Sexta-Feira
Obrigada :).
EliminarO que me dá mais nostalgia é mesmo o ovo kinder xD tinha uma colecção gigante só de coisinhas que calhavam nesses ovos xD
ResponderEliminarEu também,tinha uma caixa cheia delas xD.
EliminarRevi-me tanto nesta publicação Cherry. Os danoninhos que viravam gelados, adorava :p
ResponderEliminarE aqueles epá, engraçado, também nunca me deixavam ficar com a pastilha que vinha no fim -.-
Consigo relembrar-me de alguns sabores, é incrível.
Adorei este post e trouxe-me memórias felizes, obrigada :)
Obrigada, escrever este post também me trouxe tantas memórias felizes :).
EliminarTodos eles fizeram parte, não da minha infância, que já lá vai tão distante, mas da infância dos meus filhos.
ResponderEliminarGostei de relembrar, obrigado.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco
Conhecia todos mas vou dar-te uma novidade: eu odiava danoninhos. E chocolate. Era uma criança muito esquesita. Hoje em dia já não sou assim e adoro comer kinder surpresa, gomas e pernas de pau
ResponderEliminarPor onde anda a Sofia?-Instagram
Ainda eras mais esquisita do que eu, eu achava que não podia haver alguém pior ahahah xD.
EliminarOmg! Todos eles fizeram a minha infância e hoje em dia por vezes ainda me vem a vontade de voltar a comer alguns deles ehehe
ResponderEliminarDononinhos é do melhor! Ehehehe
Beijinhos e obrigado por me lembrares a minha infância <3
pimentamaisdoce.blogspot.pt
Só falta ai o chocolate Galak
ResponderEliminarJá nem me lembrava do nome desse, só de que falaram dele nos comentários é que me lembrei que também o comia xD:
EliminarÉ tão bom recordar estas coisas, já nem me lembrava do mini milk, eu adorava isso! Que bom, adorei :)
ResponderEliminarTodos fizeram parte da minha infância e confesso que ainda consumo muitos deles ahah
ResponderEliminarFiquei super triste com o fim do "mini milk" :( Com 23 anos um dos meus gelados preferidos continua a ser o Epá e sou super gozada sempre que vou sair com amigos e peço tal coisa ahah Assim como os purés de fruta, não consigo nem tenho maturidade para resistir a tal coisa :p
Adorei o post!
Beijinhos ❤️
I.
https://nevertoolatetoturnback.blogspot.pt/
Eu por acaso já não como Epá há anos, o meu gelado favorito sempre foi o Corneto, mas como é algo que como sempre não o associo à minha infância. Mas é mesmo aquela coisa, há uma ideia muito enraízada que o Epá é só para crianças xD.
EliminarBeijinhos
Sem dúvida que para mim foram as bombocas.
ResponderEliminarJá comi em adulta, mas o sabor não é o mesmo, ou talvez seja a nossa infância e juventude que têm um sabor único e especial.
Adorei a publicação, que nostalgia...ahah :)
ResponderEliminarSugus com fartura e adorava "epá" xD fazer dos tic tac comprimidos quando brincávamos aos médicos lol a lista continu..Beijinho
Obrigada :).
EliminarBeijinhos
Oh meu Deus, estão aqui muitos dos meus snack de criança, sem dúvida! Agora apetece-me fazer um post do género!
ResponderEliminarE a coisa de não venderem certos chocolates no Verão tem a ver com um acidente que houve há uns anos. Acho que uma carrinha de transporte da Ferrero Rocher ficou mal fechada durante um transporte no Verão e os chocolates derreteram todos e a empresa teve um prejuízo enorme, então vendem nos meses frios para garantir que os chocolates estão nas melhores condições o que faz também com que as vendas disparem por causa dos meses que estiveram fora das lojas.
Lena's Petals xx
Estás à vontade, seria muito interessante ler a tua versao deste post.
ResponderEliminarNunca soube dessa história :0. Ficaram mesmo traumatizados com esse incidente xD. Mas agora wue penso, é uma boa estratégia de marketing, as pessoas ficam tantos meses à espera que quando os chocolates voltam para o mercado, até correm!
Tens aí uma ou outra coisa que só me recordo já mais tarde, mas provavelmente porque sou um bocadinho mais velha que tu :P
ResponderEliminarEu detesto Kinder Delice. Acho aquilo enjoativo e com um sabor estranho! Todos os outros Kinder marcham! :D
Meus eternos Tic-Tac!!!
ResponderEliminarObrigada pela lembrança minha querida ;)
Beijinhoss,
Dolly