"". Life of Cherry: Movie 36: fevereiro !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.2.18

Movie 36: fevereiro


Fevereiro é, por excelência, a época para ver filmes. No mês que antecede os Óscares, comecei a fazer a minha maratona. Na verdade, já a tinha começado em janeiro, com " Lady Bird" (podem ler a minha opinião aqui), mas só este mês é que entrei no espírito. Ainda não vi todos os nomeados para os Óscares, mas já vi alguns que são muito promissores e, pelo meio, ainda vi outros filmes que não estão na corrida para um Óscar, mas que também me agradaram bastante. Apesar de fevereiro ser o mais pequeno dos 12 meses, ainda assim bati o meu recorde pessoal deste mês, tendo assistido a um total de 6 filmes.


1. Maze Runner: Este é daquelas sagas que eu acompanhei mais por divertimento do que propriamente pela história em si. Para ser sincera, nunca foi grande fã de " Maze Runner" por uma razão muito simples. O enredo parece-me muito semelhante a histórias como " The Hunger Games", e é ainda mais parecido com a saga " Divergente". Acho aborrecido repetirem a mesma fórmula só por ter sucesso. Portanto, considero os filmes medianos, que me oferecem algum entretenimento numa tarde de cinema mas nada mais. Ainda assim, estava curiosa para saber de que forma iria acabar o " Maze Runner" e confesso-me um pouco desiludida, estava à espera de um final melhor, que desse mais sentido à história. Não sei se os fãs desta saga têm essa sensação, mais eu saí da sala do cinema assim.


2. The Room: Antes de ver "Um Desastre de Artista", decidi ver o filme no qual era baseado. A primeira vez que eu o vi achei-o muito estranho, muito constrangedor e não percebia o porquê desta produção muito fraca causar tanto alarido. Só depois de ver o filme uma segunda vez, após ter visto o de James Franco, é que consegui perceber o fascínio e reconhecer que, de facto, o " The Room" é uma pérola. Foi um filme tão mau que se tornou bom, e comecei a apreciar tanto as piadas que até escrevi este post.


3. Um Desastre de Artista: Este é, portanto, o filme que conta a história de Tommy Wiseau e da forma como ele produziu aquele que é considerado the best worst movie. Este foi mesmo o melhor filme sobre o pior filme de sempre. Existiram vários fatores que contribuíram para que este filme se tornasse um grande candidato a um Óscar. Em primeiro lugar, a prestação de James Franco está brilhante! Ele imitou, na perfeição, o Tommy Wiseau, estava irreconhecível,o sotaque, os gestos, até os pequenos tiques eram iguais. Em segundo lugar, retrataram na perfeição as cenas do " The Room". No final do filme ( e isto não é spoiler), até fizeram um parelismo entre a prestação dos atores do " The Room" e deste, e haviam cenas que estavam iguaizinhas! Por último e, sem dúvida aquilo que torna o filme mais espetacular, é saber que as cenas hilariantes, os momentos estúpidos e as decisões completamente aleatórias realmente aconteceram. Este filme fez-me apreciar e realmente perceber o fenómeno que é o " The Room".


4. The Post: "The Post" foi tão elogiado e aclamado pelos críticos que até me sinto mal em dizer que achei o filme aborrecido. Custou-me muito vê-lo. O trailer tinha-me deixado curiosa com o enredo, por isso quando decidi ver o filme fiquei desiludida. Dado a intensidade da história, era de esperar que fosse um filme marcante, que nos mantivesse colados ao ecrã, mas a maneira como foram apresentados os factos, as personagens e as transições entre as várias cenas foram demasiados lentas. Quando se fazem filmes históricos, é preciso ter muito cuidado com a forma como se vai abordar determinado momento ou época, para não correr o risco de parecer uma aula de História. Acho que foi este o principal problema, o facto de não saberem abordar os factos de uma forma atrativa aos espectadores. Para mim, " The Post" não merece o Óscar de Melhor Filme.


5. I, Tonya: Já tinha ouvido falar da ex-patinadora Tonya, mas não estava muito por dentro da controvérsia que destruiu a sua carreira. Aquilo que eu gostei mais em " I, Tonya" é que não é um filme que pretende contar a verdade, o que realmente aconteceu, mas sim diferentes verdades. Todas sem floreados, de forma crua e autêntica. Com muito humor negro à mistura, vamos conhecendo os factos a partir dos pontos de vista de várias personagens. É uma sátira da ambição desmedida, da competição e da violência que existe entre atletas.




6. Fragmentado: Este filme já saiu há algum tempo, mas só agora é que tive curiosidade de o ver, depois de um professor meu de Psiquiatria, quando deu a matéria das Perturbações de Personalidade, o referiu. Quando dei a Pertubação Dissociativa da Personalidade, fiquei a pensar no quanto perturbador seria ter mais do que duas personalidades, com características, preferências e medos diferentes. Ver isto retratado num filme foi ainda mais perturbador, mas ao mesmo tempo cativante. Obviamente que aqui alguns aspetos da doença foram exagerados. As pessoas com Perturbação Dissociativa da Personalidade normalmente não são assassinas, não raptam crianças/adolescentes nem ganham superpoderes. Mas têm personalidades com sotaques diferentes, formas de vestir diferentes, e uma até pode ter asma, por exemplo, enquanto as outras não têm, tal como foi retratado aqui. É de realçar aqui o papelão que James McAvoy desempenhou, ao dar vida a várias personagens diferentes. É um drama psicológico que nos deixa completamente absorvidos no enredo por duas horas.




E vocês? Viram algum destes filmes? O que acharam?

( Post inserido no projeto " Movie 36", criado pela Lyne do blog "Imperium", em parceria com a Sofia do blog " A Sofia World" .  Participantes: Inês Vivas, " Vivus" ;  Vanessa Moreira, " Make It Flower";  Joana Almeida, " Twice Joaninha" ; Joana Sousa, " Jiji"  ; Alice Ramires, " Senta-te e Respira" ; Sónia Pinto, "By The Library" ;  Francisca Gonçalves, " Francisca"  ;  Inês Pinto, " Wallflower" ;  Carina Tomaz, " Discolored Winter";  Sofia Ferreira, " Por onde anda a Sofia?";  Sandra, " Brownie Abroad";  Abby, " Simplicity"; Sofia, " Ensaio sobre o Desassossego" )

28 comentários:

  1. Vi todos menos o primeiro ehehe vou ter de ver esse para ver que tal ;)

    ResponderEliminar
  2. Ainda nao vi nenhum dos nomeados para os Oscares, mas espero que o The Post não ganhe (isto porque o Spotlight foi mais ou menos do mesmo género). Se gostas de filmes "psiquiátricos" estes são os que aconselho: Shutter Island e Uma mente brilhante (não é bem de esquizofrenia, mas é quase)
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas sugestões :). Já ouvi falar do último, acho que também foi nas minhas aulas de Psquiatria.

      Eliminar
  3. Quero muito ver «The Post» (mas também já desci as minhas expectativas em relação ao filme) e «I, Tonya». E fiquei bastante curiosa com o «Fragmentado»

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Vi o Maze Runner e concordo completamente contigo na questão do final. Saí do cinema com muitas dúvidas e, porque não tinha lido os livros, fui procurar resumos do último. Consegui perceber algumas coisas, mas mesmo assim... desiludida. Relativamente ao The Post, concordo que é um filme mais parado, mas gostei - acho que o facto de aparecer o Tom Hanks e a Meryl Streep ajudou um pouco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não li os livros, portanto não sei como é que era suposto acabar a história. Sim, eu acho que a Merly Streep salvou ali a coisa, mas ainda assim...

      Eliminar
  5. Por norma não vejo filmes :))

    Bjos
    Votos de uma boa Quarta-Feira

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi nenhum dos que falaste. Este fim de semana vai ser dedicado aos filmes.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  7. Já vi uns quantos dos nomeados, só no fim de semana passado, e quero terminar de ver o que me falta até domingo. Gostei imenso do The Post e do Lady Bird.

    ResponderEliminar
  8. Eu por acaso hoje vou ver o "I, Tonya" :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Curiosamente, vi o primeiro filme de Maze Runner há pouco tempo e gostei muito dele. É indubitável a semelhança que tem com os últimos filmes distópicos, mas ainda assim completamente diferente dos restantes. Fiquei com vontade de ver o seguimento da saga :)

    De resto, sinto-me envergonhada por dizer que só ainda vi o "I, Tonya" no que toca aos Óscares, ahah. Tinha todo um plano (como tenho sempre) em ver todos os filmes nomeados e acabei só por ver um. Oh well!

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A saga acaba neste filme, não ha mais :).
      Ainda vais a tempo, ainda tens uma semana xD.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. O The Room é hilariante hehe <3 ainda quero ver o do James Franco
    Beijinhos

    www.simply-neca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Eu quero muuuuito ver isso tudo excepto o primeiro! Caramba, mulher, isto não se faz ahah :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  12. Discordo da tua opinião sobre o The Post. Fui vê-lo numa quinta-feira em que estava completamente de rastos, super cansada e cheia de sono. E a história conseguiu prender-me o tempo todo. Mas compreendo o que dizes; não o considero um filme genial com diálogos fabulosos e que nos deixe de boca aberta.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não me cativou muito, e nesse dia até estava muito descansada e bem disposta. Também pode ter sido por isso.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Só vi o "The Post" e gostei do filme, mas, sim, concordo contigo e acho que não vai ganhar o Oscar de Melhor Filme!
    Fiquei bastante intrigada com o último filme, não conhecia, mas a temática interessa-me muito.

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  14. Olá querida!
    Estou ansiosa por ver alguns dos filmes que estão em cima, como o “The post” e o “I, Tanya” parecem ser super emocionantes!
    Quanto ao fragmentado, é um dos meus filmes preferidos. Tem uma história fantástica e a mistura entre a criminologia, triller e psicologia é de topo!

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Ainda não vi nenhum dos nomeados!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  16. Não quero repetir tudo o que já aqui foi dito sobre o "The Post", mas a minha opinião é muito parecida. Aliás, primeira parte bastante aborrecida e segunda parte toda uma volta de 180 graus. Gostei mesmo muito mas sim, não acho que seja o filme que mereça o Oscar. Agora fizeste-me ficar foi com vontade de ver o "I, Tonya" - coisa que nem tinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na segunda parte melhorou, mas ainda assim não me cativou.

      Eliminar
  17. Bem ainda tenho muito filme para por em dia haha

    Beijinho*
    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Quero muito ver o 2, o 3 e o 4, mas infelizmente ainda não arranjei muito tempo. Queria ver se via todos os nomeados mas até agora apenas vi dois e, por isso, está visto que não vou cumprir a meta de os ver todos antes da gala :p
    O 5 também me deixou curiosa, mas o 6 já está na minha lista e vai ser dos próximos, é um tema que me interessa bastante e acredito que seja um ótimo filme.

    ResponderEliminar
  19. Ola Querida:) Tudo bem?
    Ainda não vi nenhum.... mas vou ver tudo:) ehehe
    Beijinhos Karina
    Novo post :http://openklosetfashion.blogspot.pt/2018/02/convento-do-espinheiro-historic-hotel.html#disqus_thread

    ResponderEliminar
  20. Eu gosto de Maze Runner!
    Achei o fragmentado um filme mega interessante!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  21. Por muito improvável, confesso que nunca vi os filmes mencionados! :o Estou para ver o "The Split" há imenso tempo, basicamente desde que saiu, mas nunca o vi! Tenho de tratar disso ASAP! :P

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM'

    ResponderEliminar