"". Life of Cherry: 5 lições que aprendi com Fotografia ( que também servem para a vida em geral) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

9.1.18

5 lições que aprendi com Fotografia ( que também servem para a vida em geral)

 5 lições que aprendi com Fotografia ( que também servem para a vida em geral)

Não costumo tirar muitas fotos, confesso. Sou muito de viver no presente e registar mentalmente os momentos. Contudo,  graças ao Instagram do blog, tenho andado cada vez mais interessada em fotografia. Antes não tirava muito fotos, tirando ocasionalmente em férias de família, no natal ou em festas, mas desde que tenho a conta do meu blog, gosto de a manter atualizada e de partilhar coisas com vocês. Não sou nenhuma profissional ( nem flatlays decentes sei tirar na verdade, quanto mais o resto), mas  no futuro, gostava de ter uns workshops ou algumas formações que me permitissem aprender, pelo menos, os básicos em Fotografia. É uma atividade pela qual eu ganhei interesse desde que entrei na blogosfera, uma forma diferente de nos exprimirmos, quando não existem palavras para descrever um momento. Entretanto, já aprendi algumas coisas que não teria aprendido se não estivesse exposta ao mundo da fotografia, em que cada captação conta uma história.

Quer sejas um fotógrafo(a) profissional, com uma câmara fotográfica toda XPTO e tudo, ou sejas simplesmente uma pessoa que anda por aí de telemóvel na mão e que gosta de tirar fotografias para o Instagram, certamente que já aprendeste algumas lições com a fotografia. Eu aprendi estas.


1. Não faz mal comparaste-te aos outros: Quando estás constantemente a tirar e a publicar fotos, é muito provável que comeces a comparar as tuas com a dos outros. Por vezes, até é bom comparares as tuas fotos à dos outros, para ver em que aspetos podes evoluir, para aprenderes diferentes formas de tirar fotografias e aprenderes novas técnicas. Aquilo que é mais importante ao comparaste-te aos outros é nunca te esqueceres que, no final do dia, tens que ser fiel a ti mesmo(a) e fazer aquilo que gostas mais.

2. Não te limites ao pensar que existem regras: Existem técnicas, melhores filtros, melhores formas de editar uma foto, no entanto, não existem regras. Isto não se aplica apenas à fotografia mas ao mundo criativo no geral. Se não consegues mesmo viver sem regras, cria as tuas próprias.

3. Às vezes, um ângulo diferente dá-te uma perspetiva melhor: Quando estou a fotografar qualquer coisa, procuro sempre o melhor ângulo para o fazer. Já cheguei a meter-me em cima de uma rocha para captar melhor uma paisagem, já cheguei a deitar-me no chão para tirar melhor uma foto e até já me meti em cima de cadeiras para fotografar melhor ( subir para cima de cadeiras para fotografar flatlays é algo tão à blogger ahahahah). A vida também é assim. Às vezes, estamos tão focados em apenas uma perspetiva, que nos está a massacrar a cabeça, a deitar abaixo, que nos consideramos de considerar as outras, que nos dão uma visão mais positiva acerca de algo, e que nos podem até solucionar os nossos problemas.

4. Não é a câmara que faz uma boa foto, mas a pessoa por detrás dela: Quando eu oiço alguém dizer " Que foto linda, devem ter usado uma boa câmara", eu fico mesmo irritada. Muitas pessoas pensam que, para tirar fotos de qualidade, basta comprar uma boa máquina fotográfica e já está. Isso é desvalorizar completamente o trabalho dos fotógrafos. Tenho alguns amigos com formação em fotografia, e sei que ter uma máquina excelente é importante, mas é um aspeto pouco relevante quando comparado com o talento que algumas pessoas têm.

5. Não vivas dependente da tecnologia. Vive o momento: Quantas não são as vezes em que perdemos tempo a tirar a melhor selfie, a tirar fotos da nossa refeição e a publicar no Instagram em vez de viver no momento? Hoje em dia, com a Internet e as redes sociais, temos uma necessidade constante de documentar tudo e partilhar tudo com toda a gente. Obviamente que é sempre bom imortalizarmos certas memórias através da fotografia e partilharmos com quem mais gostamos. Mas, por muito que essas fotografias sejam boas, não são melhores do que o momento que estamos a viver. Por isso, não percam muito tempo a tirar fotografias, tirem uma ou duas, pousem a câmara e vivam.


E vocês? Que lições aprenderam através da fotografia?

34 comentários:

  1. Acho que as que referiste já tinha aprendido e concordo plenamente com elas! Eu não tenho uma câmara XPTO e ainda tenho muito a aprender, mas o que sei é que às vezes as fotos mais simples e tiradas com o coração, são as mais bonitas. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post e gostava de conseguir tirar mais fotografias de forma a divulgar o meu blog ko meu instagram (mas não sei bem como fazer)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu também gostava de saber tirar fotografias com mais qualidade.

      Eliminar
  3. Gostei do teu post, acho que tens toda a razão, sem dúvida que não é o material que faz milagres mas sim o saber usar o que temos, até porque nada funciona sozinho. Quanto ao último tópico, não podia concordar mais, sem dúvida que hoje em dia perdmeos muito tempo a tirar fotos e pouco a aproveitar os momentos e as pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Acho que todas elas têm o seu quê de verdade, no entanto há muito que são estúpidos e ilógicos, claro que sim. Ainda assim, há um em particular que não concordo contigo.
    Não concordo com o 2, acho que mesmo que sejam cêntimos juntamos sempre alguma coisa, e mais vale pouco do que nada.
    Relativamente à 9, conheço esse provérbio mas com mais um bocado, ora então "dinheiro não trás felicidade, mas lá que ajuda, ajuda", e acho que é bem verdade, tal como disseste :)

    ResponderEliminar
  5. Já quase que atirei-me para dentro de água só por causa daquela fotografia quase perfeita ahaha Eu acho que a melhor lição é que uma boa máquina não faz um fantástico fotógrafo, a segunda é que um tripé é extremamente importante :b

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, eu não poderia fazer isso que não sei nadar xD.
      Dava jeito ter um.

      Eliminar
  6. A fotografia é outra das minhas paixões. Ando sempre com a máquina e, sempre que posso, aproveito para fotografar. Não só para registar certos momentos, mas também pelo prazer que isso dá. No entanto, não deixo de viver o presente para conseguir aquela foto perfeita.
    Tenho cuidado na hora de fotografar, para evoluir tecnicamente, mas principalmente para fazer justiça ao objeto/local/pessoa. Desde que comecei a ser eu a fotografar os livros que leio (em vez de aproveitar as fotos das capas que já existem), tenho procurado alargar horizontes. E, de facto, optar por perspetivas diferentes pode ser uma grande ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiras fotografias muito giras, nota-se que andas a trabalhar para evoluir nessa área :).
      Há já algum tempo eu comecei a fazer o mesmo, e uma pessoa acaba por ter que encontrar formas originais de fotografar um mesmo objeto, verdade.

      Eliminar
  7. Acho o último ponto especialmente importante, levo-o comigo diariamente e tento aproveitar ao máximo cada detalhe, sendo que, por vezes, só o fotografo com os olhos e a mente. Não há mal nenhum nisso. Assim como não há mal nenhum em passar 40min de telemóvel em punho a tirar fotos a tudo e mais alguma coisa.
    Além disso, acho que a criatividade que vive em cada um de nós também transparece pela forma como vemos e concebemos uma fotografia, acho que a personalidade que habita nos nossos corações vem à superfície em cada frame de um disparo, sendo que, todas as aprendizagens que aqui nos trazes são, efectivamente, transportáveis para a vida real.
    Como é que te lembraste de um post tão original? Estás no auge, miúda. Mas podes sempre ir mais alto. O céu é limite e este não acaba. 💛🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que expressão linda, " fotografo com os olhos e a mente" <3.
      Sem dúvida, cada um de nós fotografa de forma diferente, e as fotos que tiramos refletem a nossa essência.
      Oh obrigada Ju <3. Os teus comentários motivam-me sempre!

      Eliminar
  8. Eu tiro milhares de fotos!!! Tenho uma câmara XPTO, mas fica sempre em casa. Gosto mesmo é de andar com o telemóvel e ir registando tudo o que me capta a atenção. Raramente edito e/ou público no momento. Como dizes, prefiro viver os momentos e depois, já em casa é que faço a selecção, edição e publicação ou partilha se for o caso.
    Também gosto de me empoleirado para conseguir um melhor ângulo ☺

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  9. Sou fotografa e adoro fotografar momento gravado para sempre****

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro a espontaniedade das fotos Adoro paisagens

    Hoje:- Saudade, com cor e presença.
    .
    Bjos
    Óptima quarta-feira

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente com tudo o que aqui disseste, nunca tinha pensado nisso antes, mas tens toda a razão.

    ResponderEliminar
  12. eu AMO tirar fotos, quando vamos sair tiro sempre montanhas de fotos a tudo (aliás, até foi isso uma das razões que me levou a criar o blog). no entanto, sinto que devia seguir o conselho do ponto 5 porque muitas vezes dei por mim a pensar "devia estar a ver com os olhos e não através do ecrã" enquanto tiro fotos, no entanto, não consigo livrar-me da sensação que devo ter um registo fotográfico para relembrar o mental cada vez que o vejo.
    vejo instagrams lindos cheios de fotos super artísticas e eu bem que as tento imitar mas acho que me falta qualquer coisa, não sei bem, porque as minhas fotos acabam sempre por ser um pouco banais... enfim, contento-me em olhar e partilhar as minhas, há sempre quem goste :P
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é que te sintas bem. Se sentes que estás a aproveitar o momento na mesma, sente-te à vontade parar tirar 1893920 se for preciso. Tenho a certeza que no teu caso é mais para isso mesmo, para memórias do que propriamente pela pressão de partilhar nas redes sociais.
      Sinto o mesmo que tu, sinto que as minhas fotos nunca estão à altura dessas lindas fotos que muitos partilham. Mas estou como tu, vou partilhando as que gosto :).

      Eliminar
  13. Para mim as melhores fotografias são aquelas onde somos apanhados desprevenidos e que saem naturalmente, gosto muito de fotografia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam lindas, mas às vezes também corre mal, apanham-nos a fazer uma careta ou com o cabelo todo despenteado ahahahah xD.

      Eliminar
  14. Eu confesso que sou uma freak das fotografias, registo tudo. Não sou profissional, nem nada do género... mas não resisto a fotografar tudo! Mais do que para partilhar, são para guardar. Recordações onde volto com carinho ;) até porque a mente prega-nos partidas e, por vezes, lembramo-nos de tanta coisa ao olhar para uma foto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, eu olho para as minhas fotos de infância e lembro-me de coisas que não me lembraria de outra forma :).

      Eliminar
  15. Discordo, em parte, do ponto 4, não só pelo facto de saber mais de fotografia do que sabia antes, mas também por ser da área em que sou. Por muito boa que a pessoa seja a fazer algo, os materiais dos quais ela faz uso exponencializam, e bastante, o resultado pretendido. De nada vale quereres ter boas fotos se não investires numa câmara decente, seja ela no telemóvel, uma digital, ou o que for. A qualidade surge não só do esforço que fazes, mas principalmente do meio que adotas para te facilitar nesse processo. Não que seja uma regra, lá está, há quem faça bastante com muito pouco, mas não é à toa que, à medida que vais aprendendo mais de determinada área, queiras investir nos melhores materiais!
    O ponto 2, por seu turno, refere algo com que concordo bastante: fugir aos conceitos e explorar novos, quem sabe, criando algo nunca visto! A curiosidade consegue mesmo ser o nosso melhor amigo, nesse tipo de situações! ^^

    novo blogue: IMPERIUM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, obviamente que uma foto tirada com uma Cannon tem muita mais qualidade do que uma foto mais tirada com o telemóvel, por exemplo. Apenas escrevi aquele ponto no sentido em que muita gente compra máquinas caras a pensar que já serão excelentes fotógrafos só por isso quando, na verdade, é preciso muito mais que isso, competências, mas sobretudo talento. Mas compreendo aquilo que dizes, ter um bom equipamento é um must para quem quer evoluir e tirar fotos de melhor qualidade.
      É isso que me encanta na fotografia, o facto de não existirem limites :).

      Eliminar
  16. O que eu noto enquanto fotografa é que hoje em dia as pessoas não se ficam pelo comparar, na maioria das vezes noto que editam de tal maneira por fulano editar também assim, tiram fotos do tema tal porque fulana também tira. Esquecem se que cada pessoa tem um olhar diferente e que cada um tem um gosto diferente também. :)

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma tendência triste infelizmente, andarem a copiar os outros para terem também muitos seguidores no Instagram :(.

      Eliminar
  17. Acho que tens toda a razão e o último ponto é tão mas tão importante. Eu adoro fotografia, tirar e ser fotografada e até acho que tenho jeito para ambas, no entanto não tenho uma máquina xpto, tiro com o telemóvel a tudo e mais alguma coisa que ache que dê uma boa foto :P

    ResponderEliminar
  18. Eu sou das piores pessoas em relação a fotografia, acho que vivo tanto os momentos que simplesmente me esqueço de os fotografar. Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu às vezes também sou assim, embora agora tendo um blog me lembre mais vezes de tirar fotos para partilhar :).

      Eliminar