"". Life of Cherry: 10 frases que os filhos dizem aos pais ( e que os magoam) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23.11.17

10 frases que os filhos dizem aos pais ( e que os magoam)

10 frases que os filhos dizem aos pais ( e que os magoam)

Há uns tempos atrás escrevi um post sobre 10 coisas que os pais dizem aos filhos (e que lhes destrói a autoestima), e a Joana do blog Twice Joaninha sugeriu-me fazer o post inverso. Achei uma sugestão bastante interessante porque, realmente, educar não deve ser uma tarefa nada fácil, e isso deve-se em grande parte ao facto de nós, filhos, também não sermos fáceis de aturar.

Os pais dizem muitas coisas que não sentem no calor do momento, mas os filhos não ficam atrás. Na verdade, devido à imaturidade e falta de experiência de vida e relacionamentos, ainda dizem coisas piores. Estas são algumas frases que, provavelmente, todos nós já dissemos em algum momento das nossas vidas ( eu, infelizmente, já disse algumas, e arrependo-me bastante), numa discussão ou briga, de forma leviana e sem pensar, e que podem magoar imenso os nossos pais.


1. Eu odeio-te: Não só é infantil da tua parte dizer isto, como pode magoar mesmo os teus pais, levando-os a acreditar que o próprio filho, pelo qual se esforçaram tanto, não gosta deles.O ódio é uma palavra muito forte. Para dizer isso é preciso não se gostar muito, mas muito de uma pessoa, e quero acreditar que isso raramente se aplica aos pais. Mesmo aqueles que foram menos carinhosos e deram menos atenção aos filhos não merecem essas palavras. Podes estar aborrecido ou chateado com eles, mas não os odeias. Como é que podemos odiar as pessoas que nos deram tudo?

2. Porque é que me tiveram?: No calor do momento nem temos noção, mas fazer esta pergunta é mesmo estúpido. Os nossos pais tiveram-nos porque quiseram e, até mesmo nos casos em que foi uma gravidez não planeada, continuam a amar-nos. Mesmo com todas as birras, chatices, problemas e todas as mudanças da dinâmica familiar, tu continuas a ser filho(a) deles e eles continuam a gostar de ti.

3. Tu não gostas de mim:  Educar já é extremamente complicado, por isso os pais não precisam de ter ainda a pressão de provar aos filhos que gostam deles. Além disso, a prova do amor deles já está em todos os atos pequenos do quotidiano que frequentemente desvalorizamos.

4. Tu nunca me apoias: Obviamente que existem pais que ( infelizmente) não apoiam os sonhos dos filhos, mas quero acreditar que a maior parte os apoia incondicionalmente. Se os teus pais parecem não te apoiar, existe um grande probabilidade de tu estares a fazer uma escolha errada e, portanto, eles não concordarem com esta. Portanto, em vez de acusares os teus pais que não te estão a apoiar, para um pouco e pensa nas tuas escolhas. Se ainda assim sentires que estás a tomar a decisão certa, apenas comunica-lhes essa decisão, sem dramas, e sem frases destas.

5. Eu não quero passar o meu tempo contigo: Para algumas pessoas, isto até é capaz de ser verdade. Acredito que hajam pais que não sejam lá muita boa companhia, podendo até ser influências tóxicas. Contudo, muitas são as vezes em que nós dizemos isto da boca para fora, sem realmente o sentir, levando os nossos pais a acreditarem erradamente que já não têm um lugar na nossa vida.

6. Quem me dera que não fossem os meus pais: Acho que isto é das coisas mais cruéis que se podem dizer aos pais. E, no entanto, acho que a maior parte de nós já o disse, numa discussão mais feia ou depois de termos recebido um grande castigo. Os nossos pais esforçaram-se tanto para poupar para nós, para que nada nos faltasse e para que tivéssemos uma boa educação. Se ainda assim achas que não tens os melhores pais do mundo, basta olhares para alguns amigos teus que tenham pais divorciados e ver que o cenário não é tão favorável.

7. Tu gostas mais do meu irmão/irmã do que de mim: É muito injusto dizeres isto aos teus pais, da mesma maneira que é injusto dizeres isto a um amigo teu. Todos nós somos diferentes, e temos personalidades diferentes pelo que, obviamente, que os teus pais não vão gostar de ti e do teu irmão/irmã da mesma maneira. Mas isso não significa que gostem menos de ti. Significa que te amam na mesma, te aceitam como tu és, único(a) e que se relacionam contigo da melhor forma que podem tendo em conta a tua personalidade e feito.

8. Porque é que não me ensinaram isto?: Mais uma vez, os teus pais fizeram o melhor que puderam. Cuidaram de ti desde criança, asseguraram-te as tuas necessidades básicas e educaram-te da melhor forma. Mas eles também são seres humanos como tu, e podem ter falhado em alguns aspetos. Contudo, suspeito que a maior parte das vezes em que os nós dizemos isto é porque fizemos uma escolha que correu mal. Muito provavelmente os nossos pais já nos tinham avisado, mas nós não quisemos ouvir. Os nossos pais podem ensinar-nos o correto e o errado, mas cabe-nos a nós fazer uma maturação desses conceitos na nossa cabeça e colocá-los em prática.

9. Quem me dera que estivessem mortos: Isto não só é horrível dizer aos pais, como a qualquer pessoa. Desejar a morte a alguém é  bastante insensível e terrível. Há crianças que não têm pais. Por muito irritantes que os teus sejam, agradece por ainda teres uns.

10. És feio(a)/gordo(a)...: Isto é mais uma coisa que não se deve dizer nem aos pais nem a ninguém. Mas sobretudo aos nossos pais, pois é muito mau estar a desrespeitar alguém que se esforçou tanto para nos educar e para nos dar tudo aquilo que temos hoje.

26 comentários:

  1. Já disse coisas aos meus pais que talvez não tivesse dito mas nunca nada disto. Fui uma criança e adolescente muito calma. Sempre respeitei muito a opinião deles e, felizmente, tinha muito à vontade em casa. Nunca discuti ao ponto de dizer algo assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, eu já disse algumas. No calor do momento uma pessoa diz muitas coisas que não sente, mas com o tempo aprendi o impacto das minhas palavras.

      Eliminar
  2. Sério que os filhos dizem isso aos pais?? nem fazia a mais pequena ideia, mas talvez por falta de educação, peço desculpa se estou enganada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, é falta de educação dizer isto, mas muitas vezes não é intencional, mas que magoa muitos pais magoa...

      Eliminar
  3. Há muitas dessas coisas que eu nunca disse aos meus pais, felizmente, mas há outras que sim claro, acho que faz parte do nosso crescimento enquanto pessoas. Lembro-me de em algumas ocasiões os meus pais ralharem e eu dizer que não tinha pedido para nascer, do género, se me fizeram agora aturem-me. Coisas da adolescência, fazem parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente enquanto crescemos,principalmente na adolescência, dizemos muita coisa que não se sente e que magoam muito os pais. Também já disse isso muitas vezes e, embora seja verdade, é desrespeitador.

      Eliminar
  4. Acho que no calor do momento durante a minha adolescência e pré-adolescência, devo ter dito de quase tudo, realmente por falta de maturidade, por não me sentir compreendida ou sentir-me injustiçada, doí… mas acho que faz parte do crescimento. Felizmente acho que a minha mãe não ganhou rancor de nenhuma palavra que lhe disse e apesar de ter chorado provavelmente tanto como eu, sabemos que foi só uma fase.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, faz parte.Por falta de maturidade muitos nós dizemos isto, só com o tempo é que aprendemos o quanto as nossas palavras podem magoar.

      Eliminar
  5. Realmente, o ser humano diz cada estupidez, sem pensar naquilo que faz ao outro...
    Não me recordo se alguma vez disse alguma dessas parvoíces mas se disse, espero que a minha mãe tenha percebido que estava louca!!!

    Beijinhos, A Vida De Diana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, infelizmente dizemos muitas parvoíces sem pensar. Disse muitas quando era nova, mas agora estou a tentar ser mais consciente.

      Eliminar
  6. Bom dia. Muito interessante. A merecer uma leitura ( ainda) mais atenta.
    .
    { tema: "" Mãe, a mulher, ventre sagrado, que dá à luz, vida "" }
    .
    Deixando saudações poéticas.
    .

    ResponderEliminar
  7. Eu sou muito grata em ter uns pais que me deram amor e me ensinaram a resolver as coisas calmamente sem entrar em discussões. Claro que nós não somos perfeitos e eu já tive discussões com os meus pais, mas era algo raro. Não vou dizer que nunca chamei isto ou aquilo, certamente, devo ter dito mas para ser sincera não me lembro.
    Beijinhos

    Joie d Vivre | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim que as coisas têm que ser resolvidas, sem conflitos :). Discussões fazem parte em todo o tipo de relações, às vezes até é saudável tê-las.Tudo é muito mais fácil quando temos uma boa relação com os nossos pais.

      Eliminar
  8. A única coisa que digo algumas vezes, mas sempre em tom de brincadeira, é que o meu irmão é o preferido dos dois filhos x) Ah, e também digo que puxei ao lado de um deles quando me apontam algum defeito. Mas sempre em tom de brincadeira e sei que eles não levam a mal - se o levassem, seria incapaz de o dizer.
    Em discussões ou assim, seria mesmo incapaz de dizer fosse o que fosse para os magoar. Sou-lhes muito grata e devo-lhes tudo. Reconheço os seus defeitos, da mesma forma que eles reconhecem os meus, e sabemos lidar com isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu se tivesse um irmão também diria essas coisas. Essa do dizer que saio a um deles eu também digo muitas vezes ahahah xD.
      Também sou muito grata por tudo aquilo que os meus pais fazem por mim mas já disse coisas das quais não me orgulho infelizmente :(.

      Eliminar
  9. São frases mesmo muito fortes e doem só de ler... Eu acho que, antes de falarmos coisas da boca para fora, devemos sempre pôr-nos no lugar dos nossos pais e, dessa forma, é fácil perceber que também não ia ser fácil ouvirmos coisas assim... É um bom post para refletir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade,até me doeu a mim escrever estas frases. É aquilo que eu tenho tentado fazer ultimamente,por vezes ser filho não é fácil mas ser pais também não é. Obrigada :).

      Eliminar
  10. Provavelmente já disse algumas dessas e nunca foi sentido obviamente, no calor do momento não se pensa com coerência e acaba-se por dizer coisas que nos vamos arrepender.
    No entanto, pedir desculpa e falar mais calmamente e "arrefecidos" com os pais irá resolver, eles não merecem ouvir estas coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa quando está de cabeça quente diz muitas coisas que não sente. É por isso que agora, quando me enervo, prefiro interromper uma conversa e continuar quando estou mais calma.
      O ideal seria mesmo evitar dizermos isto, mas pedir desculpa e conversar calmamente com os pais é mesmo a chave para resolver as coisas.

      Eliminar
  11. Concordo com tudo o que disseste, é mesmo verdade!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Este post deixa-me de certa forma triste. Às vezes somos tão mauzinhos com as pessoas que nos deram tudo, infelizmente acho que todos nós já dissemos alguma coisa aos nossos pais da qual não nos orgulhamos e nos arrependemos completamente. Por vezes, perde-se um bocadinho a noção das coisas que podem ou não magoar.
    O importante é mostrar-lhes que mesmo apesar de todas as diferenças que possam haver, os amamos incondicionalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que também fiquei triste ao escrever este post e aperceber-me que já disse algumas coisas crueis como estas.
      Isso, é sem duvida o mais importante!

      Eliminar
  13. Isto são frases realmente muito agressivas, a nossa ver que sempre nos consideramos muito respeitosos. Se as dissessemos na sua maioria, não deixaríamos marcas da sua existência. Era espancamento!!! (Não que estivessemos muito habituados à pancadaria, mas isto era puxar pelos nervos das nossas mães). Mas infelizmente cada vez mais se parece desvanecer esse respeito. Um respeito que não tem que surgir com o medo, mas com o respeito por quem nos sustenta e paga as contas! Cada vez mais os pais parecem ter medo de educar os filhos. Como outrora um sábio disse "Eduquem as crianças e não precisarão de punir os adultos". Toda uma razão que parece ser cada vez mais ignorada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, realmente, frases agressivas, mas que infelizmente muito de nós já as dissemos, inconscientemente, com a cabeca quente. O que vale é que alguns de nós acabamos por aprender com os erros e a respeitar as pessoas. Eu levei quando era criança à conta de dizer estas coisas ( e, embora não seja a favor de punições físicas, foram merecidas).
      É verdade, hoje em dia muitos pais parecem mesmo quem têm medo de educar os filhos, têm medo de dizer não e fazem lhes as vontadinhas todas. O meu pai é prof da primária e vê isso, as crianças estão a ficar cada vez mais mal educadas à conta disso.

      Eliminar
  14. Já disse coisas aos meus pais que me arrependo, porque no calor do momento acabamos por não pensar bem no impacto das nossas palavras, mas que me recorde nenhuma destas frases foi usada.

    ResponderEliminar