Uma das piores coisas que as pessoas fazem é criar rumores. Se há coisa que tenho aprendido nestes últimos anos é que pode acontecer a toda a gente, quer seja "popular" ou não. Na verdade, os rumores não é algo que acontece apenas quando andamos na escola, pode acontecer em todas as fases da vida, até no mundo do trabalho.
O problema dos rumores é que são como vírus, quando se começam a espalhar ninguém dá conta, mas quando se já espalharam muito é difícil pará-los. E, tal como os vírus, também podem afetar inúmeros aspetos da nossa vida. Porém, é possível lidar com estes com maturidade e graciosidade, e fazer com que o impacto destes seja menor.
1. Ignora o máximo que conseguires: Quando ouves um rumor sobre ti, uma das primeiras coisas que deves fazer é tentar ignorá-lo. Às vezes, se tu os ignorares, estes acabam por desaparecer. Também mostra que és superior a isso e que não te deixas afetar pelo que as pessoas dizem sobre ti. Contudo, é uma estratégia que nem sempre resulta, mas isso também depende muito da gravidade do rumor que criaram.
2. Comunica com as pessoas: Não há ninguém melhor para mostrar o lado verdadeiro da história do que nós mesmos. Por isso, quando a estratégia acima não resulta, é essencial ires ter com as pessoas e contares-lhe a tua versão da história e desmentir aquilo que foi dito.
3. Confronta a pessoa que começou o rumor: Se sabes quem é que começou o rumor, vai ter com essa pessoa e tenta descobrir a razão pela qual ela falou mal de ti nas tuas costas. É melhor fazeres isto em privado do que em público, porque as coisas podem ficar feias e piorar ainda mais a situação. Tenta abordada a pessoa de uma forma madura e calma, sem revolta, mas que ao mesmo tempo mostre não aceitas a situação.
4. Age com confiança: Quando perdemos confiança ficamos mais fracos, e é aí que os rumores ganham mais força e se espalham mais depressa. Por isso, a melhor maneira de lidares com a situação é agir com confiança. Quando permanecemos confiantes, as pessoas começam a pensar de outra forma e a acreditar menos nas mentiras que se espalharam. A confiança é algo contagiante. Quando nós temos confiança em nós mesmos, os outros acabam por ter também.
5. Não negues demasiado: Pode parecer contraditório, mas negar demasiado pode ter o efeito contrário que desejas. Eu sei, é normal querermos defendermo-nos ao máximo. Quando ouvimos um rumor sobre nós próprios, quer este seja verdadeiro ou não, o nosso primeiro instinto é ficarmos logo à defesa. Contudo, negar demasiado uma situação pode fazer com que pareçamos culpados, mesmo quando não fizemos nada. Por isso, muitas vezes o melhor é falares uma vez ( como disse no ponto 2) e depois ignorares. Só quando te perguntarem sobre o rumor, tu só dizes, de forma clara e breve " não, não é verdade".
6. Deixa que os teus amigos e/ou família te apoiem: Lidar com rumores pode ser duro. Mas lá por estes serem sobre ti não significa que tenhas que lidar com estes sozinho(a). Conversa com a tua família sobre isso, ou então com os teus amigos ( isto porque, muitas vezes, não nos sentimos à vontade para partilhar estes assuntos com familiares). Fala com eles, chora se for preciso e deixa que eles te ajudem. O apoio deles tornará as coisas muito melhores.
7. Não te vingues com outro rumor: Quando criam um rumor sobre nós, a nossa vontade é espalhar um rumor sobre a pessoa que nos tramou e fazer com que esta prove do próprio veneno. No entanto, resiste a essa tentação. Além de mostrar imaturidade da tua parte, ainda pode piorar o ambiente. A melhor vingança é continuares a ser tu próprio(a) e seres feliz.
E vocês? Já foram alvo de rumores? Como é que lidaram com a situação?
Eu já, na escola, mas optei por ignorar até cair no esquecimento.
ResponderEliminarO maior problema dos rumores é mesmo a falta de comunicação. O ouvir e continuar a espalhar a mensagem, por muito que não saibamos se é, ou não, verdade. Acredito que há quem comente determinadas situações sem ter a intenção de criar esta confusão, mas a pessoa com quem a comenta nem sempre é a mais correta. E depois é uma bola de neve, que podia ser evitada.
ResponderEliminarQue me lembre, só me aconteceu uma vez, mas nada de grave. Tanto não foi que o rumor morreu tão rápido como começou, porque ignorei-o por completo. Estarmos seguros de nós é mesmo a chave, assim como não o negar em demasiado. Tal como referiste, isso pode ter o efeito contrário.
É, o problema é mesmo esse. As pessoas comentam e a coisa vai se espalhando, e ninguém para pensar se aquilo que ouviram é realmente verdade. Mas mesmp que as coisas sejam verdade, é uma falta de respeito andarem a comentar. As pessoas gostam muito de meter o nariz onde não devem.
EliminarQuando não é nada de grave, ignorar acaba por ser a melhor estratégia. Acima de tudo, o importante é não nos deixarmos ir abaixo por causa de rumores .
Felizmente nunca passei por isso, mas deve ser algo difícil de ultrapassar :(
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE
Já passei e é um pouco complicado, é.
EliminarEu, felizmente, nunca fui alvo de rumores mas, se tal, acontecesse ignorava.
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
Já passei por isto, na faculdade e no meu emprego anterior. Nos dois casos escolhi ignorar, até porque as pessoas em questão nem imaginavam que eu sabia tudo o que andavam a dizer. Acabou por se provar que era mentira e eu nem me chateei com o assunto. Mas infelizmente nem sempre é assim tão fácil...
ResponderEliminarIgnorar, muitas vezes, é mesmo a melhor opção, é a melhor maneira de matar os rumores.
EliminarAcho rumores sobre mim só nunca ouvi, ou pelo menos não me lembro, mas acerca de dois anos houve uma pessoa que andou a dizer que o meu namorado me andava a trair (na universidade), naquela altura bati mal, é sempre mau, é sempre um boato que poderia ter fundamento, acabei por resolver tudo da melhor forma com ele e hoje estamos super bem, acho que até a confiança é outra. Há coisas que nos fazem superar certos receios. O boato acabou por morrer.
ResponderEliminarAs coisas muitas vezes têm menos importância do que parecem.
Concordo com tudo o que disseste :)
Isso é que deve ter sido um grande teste à vossa relação, uma pessoa acaba sempre por questionar se deve confiar ou não na pessoa. Mas ainda bem que conseguiram resolver tudo da melhor forma e que agora são muito felizes :). A pessoa que criou esse boatos, muito provavelmente, tinha inveja da vossa relação.
EliminarQuando me acontece algo assim, e como moro numa aldeia com pouca gente onde todos se conheces a probabilidade é muita, eu ignoro ou vou ter com a pessoa e confronto-a, o problema é quando não sei quem é, assim não posso ter o gozo de lhe perguntar o que raio tem a ver com a minha vida e mandar a dita pessoa meter o nariz onde é chamada ou arranjar uma vida, como já fiz uma ou duas vezes.
ResponderEliminarPois, nas aldeias é bastante frequente, era uma das coisas que eu não gostava quando morava numa.
EliminarFizeste tu muito bem nessas vezes.
No sitio onde moro é o que mais existe, infelizmente! Mais vale ignorar mas quando isso não resulta vamos ao ponto 2. Mas é complicado
ResponderEliminarVolta & Meia
Facebook
Felizmente nunca passei por isso, mas concordo com o que escreveste. Principalmente com a parte de não dar demasiado importância. :)
ResponderEliminarhttps://thesmilingv.blogspot.pt/
É, quanta mais importância se dá pior é.
EliminarComeçar um rumor como vingança é uma péssima ideia, it will come back and bite you in the ass!
ResponderEliminarhttps://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/
Verdade!
EliminarAcho que nunca ouvi um rumor sobre mim... Pelo menos que me recorde. Mas as tuas respostas aos rumores são muito maduras :) Eu faria exatamente o que "recomendas" se me acontecesse algo do género.
ResponderEliminarFui vítima de vários rumores, além disso, sentia que cada um era pior que o outro... na altura, não fiz como recomendas, não falei logo com a minha Mãe e deixei-me viver aquela fase sozinha, sendo que fiquei com a confiança completamente quebrada. Não me defendia, mas, quando me perguntavam sobre a veracidade de tal facto, dizia a verdade: eram rumores.
ResponderEliminarPosso corroborar que, assim que contei à minha Mãe, o fardo ficou muito mais leve de carregar. Assim como ter começado a ignorar mais as vozinhas atrás de mim e os comentários não fundamentados. Quem me dera que toda a gente lesse este post.
Lamento que tenhas passado por essa situação. Ninguém merece, mas sobretudo tu, que tens tão bom coração.
EliminarPassar por isto sozinha é a pior coisa que se pode fazer, nem quero imaginar o quanto deves ter sofrido com isso. Nisso fazias bem, quando nos perguntam, apenas dizemos que não é verdade.
Eu já passei por isto e não cheguei a partilhar com os meus pais, mas partilhei com os meus amigos e eles apoiaram-me imenso. É muito mais fácil passar por isto quando temos pessoas do nosso lado para nos ajudarem.