"". Life of Cherry: 5 coisas que os extrovertidos admiram secretamente nos introvertidos !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.10.17

5 coisas que os extrovertidos admiram secretamente nos introvertidos


Tal como admiti uma vez aqui, eu sou uma pessoa introvertida. Sou assim desde que me lembro. Já fui mais, é certo, agora até consigo comportar-me como uma extrovertida, principalmente se tiver à beira dos meus amigos ( eles que o digam, que é que me aturam ahahahah) Porém, ainda sou assim.

Durante muitos anos, debati-me bastante com o facto de eu ser introvertida. Perguntava-me porque é que eu não conseguia ser como os outros, mais social, mais animada, mais faladora. Sentia-me mal comigo própria por ser tão caladinha e gostar de passar tempo sozinha. Só agora, passado tanto tempo, é que aceitei isto como algo que faz parte da minha personalidade, e que não é um defeito, às vezes, até pode ser uma qualidade.

Eu já expliquei isto uma vez no mesmo post que referi acima, mas volto a realçar que ser introvertido e ser tímido são coisas diferentes. Ser tímido é ter medo e/ou sentir-se desconfortável com interações sociais, enquanto que ser introvertido é necessitar apenas de mais tempo sozinho do que os outros para repor as energias.  Eu não tenho ansiedade social, apenas não preciso de estar a socializar constantemente. Eu não tenho medo de exposição, apenas não necessito de ser o centro das atenções. Eu não tenho falta de confiança, eu sou sossegadamente confiante.

Os introvertidos têm um tipo de confiança subtil, da qual ninguém fala. Na verdade, muitos extrovertidos até invejam um pouco essa confiança interior. Muitos podem não admiti-lo, mas é verdade.


1. Eles vêem-te como alguém confiante o suficiente para não precisar de ser o centro das atenções: Os extrovertidos vêm-te como alguém que não precisa de ser constantemente o centro das atenções nem a alma da festa. Vêm-te como alguém confiante o suficiente para fazer aquilo que tem a fazer, fora das luzes da ribalta.

2. Vêem-te como alguém confiante o suficiente para ouvir primeiro: Vêm-te como alguém que, em vez de se pôr a tagarelar, ouve primeiro. E ser bom ouvinte é uma das melhores qualidades que uma pessoa pode ter.

3. A serenidade e calma faz com que te destaques da multidão: Ironicamente, o facto de seres uma pessoa muito sossegado(a) faz com que te destaques da multidão. A tua forma de ser transmite que não tens necessidade de imitar o que as outras pessoas fazem, que fazes aquilo que queres e tens confiança nisso.

4. Vêem-te como alguém seguro(a) o suficiente para passar tempo sozinho(a): Vêem-te como alguém que não sente necessidade de estar 24 horas por dia à beira de pessoas, que consegue passar tempo sozinho(a), com os seus pensamentos, sem sentir ansiedade ou nervosismo.

5. Vêem-te como alguém seguro(a) o suficiente para ter apenas alguns amigos: Vêem-te como alguém que não precisa de ser o(a) mais popular, que está bem apenas com um grupo de amigos pequeno mas fiel.


Extrovertidos aí desse lado? É verdade? O que é que admiram nos introvertidos?

17 comentários:

  1. Eu acho que não sou nenhum dos dois mas uma mistura dos dois, até porque depende muito de com quem estou e no contexto que estou. Mas não deixa de ser verdade o que escreveste.

    ResponderEliminar
  2. Ser introvertido não é qualidade nem é defeito. Simplesmente, é. É um traço da personalidade, nada mais. Nenhum problema com isso e é bom que toda a gente tenha esta noção para não andarem uma vida inteira a aborrecer quem é introvertido quando, na verdade, não existe nada de errado com essa característica pessoal =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena que nem toda a gente pense assim. A sociedade valoriza demasiado as pessoas extrocertidas e encara o ser introvertido como algo mau, quando na verdade os dois traços de personalidade são válidos :).

      Eliminar
  3. Eu sou introvertida, gosto de estar em casa e as vezes gosto de estar sozinha, mas claro que quando estudava por exemplo adorava estar com as amigas. Mas nunca fui muito de sair, mas por opção. Mas também sou tímida, e isso já é algo que nao gosto.

    ResponderEliminar
  4. Há quem considere que ser introvertido é defeito. Eu não concordo, creio que é um traço de personalidade e que não há nada de mau associado a isso. É tão válido como ser extrovertido! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Acho que sou um pouco dos dois, gosto muito de estar no meu grupo de amigos mas também amo o tempo que passo sozinha. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Sou uma mistura de ambos (é possível!)
    Tal como já foi mencionado, também não acho que ser introvertido seja propriamente um defeito. Por vezes o oposto também não agrada a todos. São personalidades distintas, cada qual com a sua. Equilíbrio q.b.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, se facto, possível, muita gente não acredita, mas eu já conheci pessoas assim. Concordo, somos todos diferentes e ainda bem :).

      Eliminar
  7. Ser introvertido é uma característica como outra qualquer. Não somos (e ainda bem) todos iguais. Eu acho que sou mais extrovertida, no entanto tenho momentos em que não apetece falar nem estar com pessoas, depende dos momentos e das pessoas com quem estou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, é estúpido que haja muita gente a pensar o contrário. Mas isso não significa que sejas introvertida, acho que todos nós temos esses momentos :).

      Eliminar
  8. Sou team introvertidos (se bem que quando estou com os meus amigos consiga ser extrovertida)! Confesso que, assim como tu, também me questionei muito sobre isso, mas agora lido bem com este traço de personalidade :)

    r: Eu é que agradeço o feedback! Ainda bem que gostaste (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junta-te ao clube então xD.Eu também consigo ser extrovertida com os meus amigos :).

      Eliminar
  9. Eu sempre fui introvertida e sofria bastante com isso. Entretanto, percebi que não precisava mudar completamente essa característica, mas tornei-me menos introvertida. Enquanto que antes eu tinha dificuldade em socializar (talvez até fosse tímida) hoje converso muito mais com as pessoas, mas claro, ainda aprecio os meus momentos sozinha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também me já sou menos introvertida. Ser introvertida não tem mal nenhum, é um traço de personalidade como tantos outros :).

      Eliminar
  10. A verdade é que muitas vezes as qualidades dos introvertidos não são muito apreciadas, ou pelo menos é o que sinto, por isso gostei imenso de ler este teu post, fez me ver as coisas de uma maneira um pouco diferente! Segui o blog, beijinhos :)

    diananasnuvens.blogspot.pt

    ResponderEliminar