Não vale a pena mentir, todos nós já usámos desculpas para não sair, pelo menos uma vez. Até aqui não há mal nenhum. O mal aqui é que existem pessoas que estão frequentemente a inventar desculpas esfarrapadas para não sair de casa. A certa altura, já ninguém acredita nelas.
Por um lado, compreendo perfeitamente essas pessoas. Eu própria, uma introvertida, confesso que nem sempre estou com disposição para sair de casa. Contudo, na maior parte das vezes, opto por dizer a verdade aos meus amigos, em vez de inventar uma desculpa esfarrapada qualquer. Os meus amigos aceitam muito melhor do que se lhes espestasse com uma mentira na cara, que eles teriam que fingir acreditar.
No entanto, nem toda a gente pensa desta forma. Há pessoa que preferem mentir, e dizer estas mentiras, em que já ninguém acredita.
1. Estou sem dinheiro, só recebo no dia 20: E o engraçado é que a mesada/salário do dia 20 nunca chega.
2. Estou com gripe/enjoada: A doença é a desculpa clássica para nos safarmos de todo o tipo de ocasiões. Pode resultar uma vez mas, a certa altura, quando ficarmos mesmo doentes, as pessoas já não acreditam em nós, porque a usámos demasiadas vezes.
3. Está muito calor/muito frio: No inverno, está muito frio para sair, no verão está muito calor. Se quisessem mesmo sair com alguém, saíam na mesma nem que nevasse.
4. Tenho muito que estudar/trabalhar: Até poderia ser uma desculpa legítima, se a pessoa em questão não fosse apanhada depois ativa no Facebook e a atualizar a foto de perfil.
5. Tenho uma emergência familiar: A avó caiu, o gato da vizinha está preso na árvore, rebentaram os canos em casa... Há sempre uma pessoa azarada (?), que lhe acontece tudo, e nunca sai.
6. A Meo/NOS/Vodafone vem instalar-me uma coisa a casa: Até seria credível se isto não tivesse a acontecer todas as semanas.
7. Tenho visitas em minha casa e não posso sair: Mas, na verdade, não está ninguém em casa.
8. Estou muito cansado/a do trabalho: Este é o tipo de desculpa que os workalcoholics dão.
9. Tenho um compromisso: É aquela desculpa que se dá quando não se tem muita imaginação e não se quer correr riscos. Se lhes perguntamos qual é o compromisso, a pessoa finge que ficou ofendida.
10. Tenho um encontro: Mas, na verdade, o único encontro que têm é com a televisão.
E vocês? Já ouviram algumas desta mentiras? Que mentiras já vos disseram para não sair?
Eu já disse muitas vezes que tinha coisas para fazer, e quando me perguntam o quê, digo que são coisas pessoais e julgam-se "ofendidos", como se tivessem que saber da vida de uma pessoa xD
ResponderEliminarÉ assim, às vezes a nossa razão para não sair é pessoal e temos todo o direito de não a dizer. Mas há pessoas que, como disse no post, usam isso como desculpa.
EliminarSim querida, eu percebi :p
EliminarJá ouvi algumas dessas já... detesto quando eu sei perfeitamente que é peta!
ResponderEliminarSou uma perita em ouvir desculpas esfarrapadas! Há com cada uma que valha-me o anjo!
ResponderEliminar"Tenho muito que trabalhar/estudar", é a que mais ouço! :P
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
Também é a que mais ouço.
EliminarAhahah, essa da Meo também é boa.xD
ResponderEliminarAnother Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
Um amigo meu está sempre a usar a do "estou doente" ehehe. Por vezes também não saio caso esteja muito frio no Inverno ou se tenho trabalho ou tenho de tratar do blog, pode não ser nada de importante mas tenho afazeres...
ResponderEliminarBeijinho,
www.voochel.blogspot.pt
Desde que digas a verdade aos teus amigos não tem problema :).
EliminarSe engravidares não te desejo os enjoos que tive... Só não cancelei alguns encontros porque odeio faltar aos combinados mas cheguei a rejeitar marcar coisas porque andava mesmo mal!!!
ResponderEliminarAgora algo fixe na Holanda é que se disseres não porque não me apetece ninguém leva a mal... ;)
Não consigo imaginar,mas devem ser mesmo horríveis. Isso sim, é que é uma razão mais do que compreensível para não sair.
EliminarEu quando não me apetece sair digo a verdade e os meus amigos não levam a mal.
Estou numa fase em que me deixei de desculpas. Às vezes simplesmente não me apetece. É tão mais fácil assim...
ResponderEliminarÉ verdade, é muito mais fácil dizer a verdade :).
EliminarTal e qual... concordo com todas só não sei se serão empregues sempre como mentiras mas que às vezes dá para desconfiar lá isso dá.
ResponderEliminarNem sempre são empregues como mentiras mas, se ditas muitas vezes, fazem uma pessoa desconfiar.
EliminarJá ouvi algumas dessas, mas também já as dei eheheh
ResponderEliminarBeijinho
https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt/
Já usei algumas, tenho de decorar as outras!
ResponderEliminarBeijinhos
Joana
https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/2017/08/08/review-sleek/
Já usei algumas, mas não considerei como desculpas. O frio/calor que está. É motivo para não me apetecer pôr o pé na rua e levar com uma tromba de água na moleirinha ou derreter com o calor do inferno que às vezes faz :P de resto, geralmente, digo a verdade mesmo. Ainda que essa verdade seja um simples "não quero". E detesto que me perguntem pq não quero ou não posso, como se tivesse que me justificar. Não e pronto.
ResponderEliminarEu quando digo aos meus amigos que não quero eles também respeitam e é mesmo assim que tem que ser.
Eliminar