"". Life of Cherry: 5 alimentos "saudáveis" que, na verdade, engordam !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

15.6.17

5 alimentos "saudáveis" que, na verdade, engordam


Às vezes, os nossos esforços para fazer escolhas saudáveis podem levar-nos a escolher alimentos mais calóricos ou não tão saudáveis. Apesar de toda a informação que existe nos dias de hoje, caímos sempre em alguns erros, que nos levam, muitas vezes, a engordar.

Tendo crescido numa família predominantemente da área da saúde, tendo uma prima nutricionista, e estando eu própria num curso de saúde, fui aprendendo, aos poucos e poucos, a fazer escolhas mais saudáveis e que, ao mesmo tempo, evitassem que engordasse.

Existem certos alimentos que, aparentemente, parecem muito saudáveis, mas na realidade não o são ( ou são pouco). Nesta lista, falo de alguns dos alimentos que são constantemente confundidos como escolhas saudáveis ( embora alguns destes erros fossem facilmente evitados se as pessoas lessem os rótulos). Obviamente, não estou a dizer para eliminarem da vossa dieta estes alimentos, estou apenas para dizer para terem cuidado e não se deixarem enganar.


1. Barras energéticas: Toda a gente cai que nem um patinho nesta! Apesar das publicidades entitularem as barrinhas energéticas de "lanche saudável energético", estas nem são lá muito saudáveis e, sinceramente, não matam muito a fome ( pelo menos, falo por mim). Na verdade, grande parte destas barras têm 200 calorias e cerca de 20 gramas de açúcar, para não falar dos químicos que estas contêm. Mesmo aquelas que têm menos calorias ( como as de 100 calorias) continuam a ter muitos gramas de açúcar.

2. Saladas com molhos: As saladas são muito saudáveis, de facto, mas é preciso ter cuidado com o que se coloca nestas. Os molhos são algo que as pessoas costumam colocar e é o que, normalmente, torna a saladas menos saudáveis e muito mais calóricas.

3. Sushi: Aparentemente, o sushi parece uma comida muito saudável. Leve e com poucos temperos, quem é que desconfiaria? A verdade é que o sushi não é nada mais nada menos do que peixe enrolado com arroz e poucos legumes. Duvido que as pessoas se satisfaçam com apenas 2 ou 3 peças, têm tendência a comer sempre mais, o que acaba por engordar.

4. Sumos naturais embalados: Outra coisa que está muito na moda são os sumos naturais embalados. As pessoas lêem na embalagem " 100% natural" ou " sem conservantes", e já acham que aquilo é muito saudável. A verdade é que estes sumos embalados têm muitos químicos, muito açúcar e, em certos caso, podem ter mais calorias do que refrigerantes. É preferível sermos nós próprios a fazer sumo natural em casa,..

5. Fruta desidratada: Agora vê-se muito no supermercado embalagens a dizer " maçã desidratada", " ananás desidratado" ou, basicamente, quase qualquer fruta que possam imaginar. A verdade é que estes snacks são mais calóricos do que se fosse fruta no seu estado normal. A fruta desidratada é sujeita a processos de ressecamento e exposição ao calor, ou seja, todos os componentes da fruta ( vitaminas, açúcares, fibra...) ficam mais densos e mais compactos o que, por sua vez, significa mais calorias. Por isso, é sempre preferível comer fruta no seu estado natural.


E vocês? Pensavam que algum destes alimentos era uma escolha saudável? Que outros alimentos parecem saudáveis mais não o são?

17 comentários:

  1. Acrescento aqui um que não referiste: bolachas integrais, digestivas, ricas em fibra... A maior parte das marcas que as comercializam, acrescentam grandes quantidades de gordura para as tornar mais apetecíveis ao paladar. Bolachas integrais, de verdade, raramente são saborosas singularmente. Um bom truque para avaliarem se as bolachas são demasiado ricas em gordura (qualquer tipo de bolacha), é colocarem uma em cima de um guardanapo e levarem ao microondas durante 15 segundos. Se o guardanapo ficar ensopado, têm uma bolacha muuuuuito gordurosa! :)

    ResponderEliminar
  2. Ah, por isso é que a minha prima é tão contra a bolachas integrais ( eu esqueci-me de as referir).
    Não sabia esse truque. Tenho que experimentar.
    Obrigada pelos conselhos :).

    ResponderEliminar
  3. Também se pode acrescentar a granola! Toda a gente fala agora na granola, e eu confesso que adoro, mas o melhor é cada um preparar a sua própria granola em casa, tendo a certeza que ficará um alimento saudável e não cheio de açúcar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia da granola, mas realmente deve ter imenso açúcar.

      Eliminar
  4. A fruta desidratada não sabia!!!
    Tudo o resto sabia! (O sushi infelizmente também é uma bomba!! eheh)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Todos os alimentos que referiste são bastante "enganosos"! Nada como olhar bem para a tabela que traz na embalagem e quanto a sumos, o melhor mesmo é comprar a fruta e fazer o sumo em casa!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer sumo em casa é sempre muito mais saudável :).

      Eliminar
  6. Não costumo comer esses alimentos...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Diversos alimentos que referiste neste post já tentei eliminar da minha alimentação precisamente por este motivo.
    Beijinhos grandes.

    https://bloomblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é preciso eliminar por completo, mas se te sentes bem assim, continua :).

      Eliminar
  8. Ainda bem que não gosto da maior parte das coisas, sou uma pessoa mesmo muito esquisita.

    http://acasadabrancadeneve.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. É verdade, anda imensa gente enganada com estes alimentos!
    Tenho um passatempo a decorrer no Facebook do blogue. :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Já tinha ouvido e lido algures que as barras são um engano. Mas felizmente, acho, que as pessoas estão finalmente a entender!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  11. Por acaso, tento sempre ter cuidado com o que come! Por vezes como algumas barras proteícas, mas já me tinha dado conta que têm imenso açúcar!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Dos cinco pontos, a única que como é a salada, e sem temperar!!! Para evitar o exagero de vinagre e azeite, raramente tempero a salada, e quando o faço, vai com limão, um pouco de azeite e orégão, só! Tento aproveitar, ao máximo, o sabor dos ingredientes da salada!
    Quanto ao resto, e pegando no comentário da Inês, há muito que me deixei de bolachas, tanto normais quanto integrais e digestivas. Se as faço, é com aveia, e se compro, é as de milho! Ou seja, tudo pelo mais saudável! :D

    LYNE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tenperares pouco, a salada não faz mal :).
      Eu só como 2 ou 4 bolachas maria com a fruta, de resto não como mais nada.

      Eliminar