Acho que já referi algumas vezes no blog que eu tenho um calendário editorial online para este. Não o tenho desde o início, só o tenho há cerca de um ano, mas foi a melhor coisa que já fiz pelo meu blog.
Sempre escrevi posts diários ( ou quase, às vezes falhava um dia ou dois) no meu blog, o que é um ritmo um bocado alucinante, principalmente porque sou estudante universitária, tenho uma vida social como toda a gente e o tempo não estica. Antes de ter um calendário, eu chegava ao fim do dia, sentava-me ao computador, pegava na minha lista de ideias e pensava " Sobre o que é que vou escrever hoje?". Este era, literalmente, o meu processo criativo que, como devem calcular, não era lá muito eficaz, principalmente quando publicamos posts todos os dias, e nem todos os dias temos cabeça para escrever um post de raíz.
Há cerca de um ano atrás, parei para pensar nesta maneira de escrever e publicar posts. Se queria que o meu blog continuasse a existir sem eu ter um esgotamento nervoso e sem ter insucessos escolares, teria que encontrar uma melhor forma me organizar. Andei a ler vários blogs sobre dicas blogosféricas ( principalmente estrangeiros, porque em Portugal ainda não existem muitos blogs assim), e cheguei à conclusão de que estava a precisar de criar um calendário editorial para o meu blog.
Como é que fiz um calendário editorial para o meu blog
( Na imagem, não se vê muito bem o que está escrito, mas dá para perceber a ideia. Podem clicar para ver melhor. E sim, esta imagem é do planeamento de agosto, de posts já publicados. Pensavam o quê, que iam ver os posts que tenho planeado para os próximos dias? Não sejam cuscos.)
Eu escolhi um calendário online em vez de uma agenda em papel por razões óbvias, o meu blog é anónimo, por isso não convém ter nada em papel ( se o meu blog não fosse anónimo, provavelmente faria isto em papel). Adiante, eu escolhi a aplicação Sunrise para fazer de calendário editorial, mas há pouco tempo aquilo fechou ( não sei porquê, era uma boa aplicação), e eu tive que passar a usar o Google Calendar, que acabou por se revelar igualmente bom ( além disso, a minha conta do Sunrise estava sincronizada com a conta do blog, portanto todos os posts planeados foram parar ao Google Calendar, o que me facilitou o trabalho, porque eu pensava que tinha perdido tudo).
O Google Calendar é muito bom, porque têm vista de planeamento diária, de 4 dias, semanal e mensal . Eu, pessoalmente, uso muito a vista semanal e mensal, porque gosto de ver que posts tenho planeados para uma semana, e também gosto de organizar assim por alto os temas que vou posso abordar ao longo das semanas ( normalmente, faço isto para ter a certeza que não publico dois posts sobre blogosfera seguidos ou com intervalo de dois dias, por exemplo).
Como podem ver na imagem acima, eu ponho sempre "Post:...", seguido do título do post que está planeado para determinado dia. Há também um código de cores com o seu significado:
- Laranja: É para posts não publicados e que ainda vão ser ( o laranja da imagem é só para exemplificar, aquele post já foi publicado).
- Azul: Para posts que já foram publicados. Poderia simplesmente eliminar os posts do calendário, mas gosto de recordar o que já publiquei e em que dias, e assim é uma forma fácil de visualizar tudo sem recorrer ao arquivo do meu próprio blog.
- Vermelho: Uso isto para posts que não me posso esquecer de escrever e publicar ( como os posts da rubrica " 5 coisas". Uma vez tive quase para me esquecer de publicar um no final do mês), mas também uso para outros avisos como responder a e-mails, lembrar-me de ver se uns links do blog funcionam...
Porque é que escolhi este esquema de cores? Se repararem , as cores representam o grau de urgência dos avisos. O azul é uma cor que representa algo com que não me tenho de preocupar muito, são posts que já foram publicados e só estão ali para consulta. O laranja representa algo mais ou menos "urgente", são posts que tenho que publicar em determinado dia. O vermelho é algo urgente de que não me quero esquecer, daí esta cor, que é forte e destaca muito.
Todos os posts que aparecem no calendário já estão devidamente escritos. Normalmente, eu nunca agendo posts ( gosto de estar presente quando estes são publicados, para ver se não há erros que deixei escapar, e para divulgar nas redes sociais) , mas gosto de escrever em avanço, porque há sempre dias em que não há inspiração nenhuma, e assim tenho posts garantidos para esses dias, não deixo o blog " às moscas".
À primeira vista, parece bastante complicado de fazer um calendário editorial e mantê-lo, mas garanto-vos que é bastante fácil de o manter. Na verdade, até me facilita muito a vida, ando mais descontraída e despreocupada, porque sei sempre o que publicar.
Espero que tenham gostado de ver o meu método de planeamento de posts :).
Bloggers aí desse lado? Têm algum calendário editorial para planear posts?
( Foto: Studio DIY)
Que organização! Eu vou escrevendo algumas coisas, e algumas deixo para rascunho, outras publico logo :) Sou um bocado descontraída e relaxada nesse aspeto. Mas também não publico todos os dias.
ResponderEliminarDe que me adaptei a este método, já tudo é mais natural e rápido, para mim já é algo mecanizado :).
Eliminaracho que não conseguia ser tão organizada! :p
ResponderEliminaré uma questão de hábito :).
EliminarNão tenho nada do género porque vou publicando consoante a minha vontade e disponibilidade - tanto em termos de quantidade como de temáticas. Gosto de publicar a reflexão sempre no dia 30 (à exepção de Fevereiro) mas tirando isso não tenho necessidade de planear publicações :)
ResponderEliminarO máximo que faço é escrever num post-it que tenho na agenda as ideias (títulos) de publicações que quero fazer :)
São formas diferentes de organização, pelo que vejo do teu blog a tua forma funciona :).
EliminarEu tenho o tal post que referi com as ideias.
Por enquanto, não tenho um calendário mas tenho um caderno com algumas sugestões de post's no entanto tenho pensado imenso em criar um calendário editorial para 2017 porque a verdade é que é uma grande ajuda!
ResponderEliminarBeijinhos, Hellen ❤
http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/
Ajuda bastante, pelo menos a mim ajuda-me a conseguir publicar todos os dias sem dar em maluca :).
EliminarEu vou-me organizando numa folha de excel, tenho um calendário onde vou pintando os dias em posto ou para os quais já tenho posts agendados (eu uso muito os agendamentos!) e acho uma óptima forma para me organizar!
ResponderEliminarNo fundo, é a tua agenda editorial, como a minha, só que num sítio diferente, de resto é igual :).
EliminarJá tinha pensado fazer um calendário editorial há uns tempos, mas ainda não me dediquei a 100% para o fazer. Irei fazê-lo, sem dúvida. É muito útil para organização do tempo e dos tópicos que se abordam. Também utilizo o Google Calendar e gosto imenso. Tenho calendários para as várias áreas da minha vida (cada um com uma cor diferente), que uso em conjunto com o Todoist.
ResponderEliminarAcredita, ajuda imenso! Assim, sei sempre o que publicar em determinado dia, e poupa-me imenso tempo naqueles ideias mais atarefados ou que chego tarde da faculdade.
EliminarEm relação ao blogue, as únicas coisas que faço são escrever "FAVORITOS" no último dia do mês na minha agenda, para me lembrar de tratar disso, fazer anotações para possíveis e-mails por responder e, na secção de notas, registo possíveis ideias de publicações. De resto, vou ao sabor do vento :D
ResponderEliminarPelo que vejo do teu blog, funciona bem, se não sentes necessidade de te organizares melhor, continua assim :). Cada um tem os seus métodos, e o meu não funciona com toda a gente.
EliminarUhh, mas que dica interessante! Talvez adote este tipo de organização em relação ao meu blog. Embora já tenha a tendência de apontar temas, dias, etc., talvez me dê ainda mais jeito elaborar antes um calendário, que me permite ter uma visão ainda maior das coisas!
ResponderEliminarBeijinhos!
A Vida de Lyne
É, realmente, uma ferramenta muito útil e que te permite ter uma visão mais alargada dos posts que publicas e queres publicar no teu blog. Tem sido uma grande ajuda para mim!
EliminarEu necessito de algo assim, ando muito desorganizada e sem vontade de escrever por vezes. Por isso, só seria uma mais valia para mim. Tenho mesmo que experimentar, mas prefiro em papel :)
ResponderEliminarEntão isto pode ajudar-te imenso :). Sim, dá para fazer isto em papel, se o preferires, o resultado é o mesmo :).
EliminarEu não tenho nada disso. Quando tenho inspiração escrevo uns posts e depois vou publicando. Para uma pessoa tão organizada como eu, neste aspeto não sou nada. Mas vou ver agora como isso funciona.
ResponderEliminarExperimenta, pode ser que também resulte contigo e te ajude :).
EliminarEu escrevo e deixo em rascunho.... Quando estão prontos agendo os posts, normalmente escrevo sempre com antecedência, e gosto de os agendar e ter a certeza que são publicados no dia que programei, mesmo que não posso ir à Internet... apesar que gosto sempre de estar online para reler o texto e partilhar no Facebook..
ResponderEliminarBeijinhos
tenho o meu bj :P
ResponderEliminarEu também tenho um calendário editorial e sei o bem o jeito que ele dá!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Dá mesmo muito jeito!
EliminarAdorei, nem sabia que isso existia mds ahah
ResponderEliminarBjs
É algo que já tentei fazer algumas vezes, em várias versões, um documento de word em papel e acaba por nunca resultar. Mas acho que o google docs pode ser uma boa opção. Acaba por ficar integrado na minha agenda. E sim a parte difícil é programar sem escrever, porque não sei se me vai apetecer depois. Mas como agora ando a escrever bastante e a publicar com sensatez, acho que isto pode ser uma óptima ideia. Obrigada ;)
ResponderEliminarO google calendar é uma opçãp muito boa, porque acaba por sincronizar com aconta do blogger e com o teu telemovel :).
EliminarÉ mesml muito dificil, nem todos os dias temos vontade de escrever.