"". Life of Cherry: Porque é que eu deixo de seguir a tua conta no Instagram !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23.5.16

Porque é que eu deixo de seguir a tua conta no Instagram


De vez em quando, gosto de limpar as pessoas que eu sigo nas redes sociais. Não é que eu tenha algo contra elas, porque não tenho, muitas pessoas pensam " Ah e e tal, deixaste-me de me seguir porquê? Tens algo contra mim, é? Vou deixar de te seguir também!". Sinceramente, não acho que seja esta a atitude mais madura, mas muitas pessoas são assim, deixam-nos de nos seguir, simplesmente porque as deixamos de seguir, e partem logo do princípio que a razão é porque temos algo contra elas, porque se obviamente gostássemos delas, continuávamos a segui-las. Como se os nossos seguidores nas redes sociais se baseassem naquilo do "Segui, segues-me de volta?".

Quando eu deixo de seguir pessoas numa rede social qualquer, não é porque eu não goste delas, é porque simplesmente há algo ( ou tudo) que me incomoda na conta delas e no seu conceito. Não é algo que deva ser levado a peito. Devia apenas ser um motivo para repensar o seu comportamento nas redes sociais e no que estão a de fazer errado.

O Instagram não é exceção, e hoje partilho com vocês as razões que me levam a deixar de seguir uma conta.


1. Tu publicas demasiadas fotos em pouco tempo: Por muito interessantes e inspiradoras que sejam as tuas fotos, se publicares 200 fotos seguidas de uma viagem tua em apenas 5 minutos, vais levar um unfollow meu na certa! A sério, eu até posso gostar muito da tua conta, mas se publicares assim tão frequentemente, o meu feed vai passar a ter só fotografias tuas, e eu quero ter espaço para outras contas. Isto talvez seja a principal razão que me leva a deixar de seguir contas.

2. Só postas fotos com frases inspiracionais clichés ou então imagens com "bom dias" escritos: Atenção, eu gosto muito de frases inspiracionais, e até gosto de as ver no Instagram, desde que apareçam com moderação. Agora, quando uma conta só publica frases assim, eu farto-me passado algum tempo. Se querem publicar frases inspiracionais, é para isso que serve um blog no Tumblr! Pior ainda se as frases em questão são clichés como " acima de mim só a chuva e até essa me cai aos pés".  Também há pessoas que gostam muito de publicar  fotos com "bom dia" escrito, e essa é muitas vezes a única publicação do dia. Se querem publicar um " bom dia" ponham uma foto do vosso pequeno-almoço, por exemplo, e embaixo na descrição escrevam " bom dia", porque é para isso que as descrições servem, não é suposto escreverem texto na própria foto.

3. Todas as tuas fotos são as mesmas 20 pessoas, sempre na mesma pose: Há aquelas pessoas que sentem a necessidade de mostrar que são muito populares e que têm muitos amigos (?), e fazem da sua conta de Instagram o desafio " Deixa-me ver quantas pessoas eu consigo poupar no quadradinho pequeno da foto".  E fazem isso sempre. Em. Cada. Uma. Das. Fotos. Não há mal nenhum em publicar de vez em quando uma foto com o teu grupo de amigos, porque afinal eles fazem parte da tua vida, e o Instagram é uma rede social para partilhar a história da tua vida. No entanto, o que acontece a maior parte das vezes é que as pessoas não conseguem identificar quem são os teus amigos. Ok, também dá para identificar pessoas nas fotos do Instagram, mas toda a gente sabe que a política de privacidade do Instagram é diferente da do Facebook, por exemplo. É muito mais fácil stalkar ( acabei de inventar uma palavra?) uma pessoa no Facebook do que no Instagram. Portanto, se queres  exibir o teu grupo de amigos, publica a foto no Facebook.

4. As tuas fotos são pouco estéticas: Eu costumo dizer que o Facebook e o Twitter são redes sociais para partilharmos as fotos mais normais, banais e totalmente random do dia a dia, e o Instagram é o sítio onde nós partilhamos as nossas melhores fotos. É como se o Twitter fosse a nossa casa, o Facebook a praça pública, e o Instagram um jantar de gala ( gostaram da comparação?). Sei que muitas pessoas não concordam com isto ( "ai, eu publico o que me apetecer e onde quero"), mas para mim cada rede social tem as suas regras, e se querem ter sucesso/seguidores nelas têm que cumpri-las. Portanto, tentem publicar fotos com uma boa definição, com uma boa organização, partilhem coisas relevantes ( e por coisas relevantes entendam-se livros, locais giros, restaurantes, pormenores da vossa casa...).... Enfim, partilhem fotos que façam as pessoas pensar " Que foto linda!" e que as façam sentir-se inspiradas. Pontos extra se publicarem fotos com fundo branco, porque torna a conta mais apelativa (obviamente, não é obrigatória, e não é preciso seguir esta regra em todas as fotos, conheço muitas contas lindas que não fazem isso).

5. Republicas fotos de outras contas: Isto é o Instagram, não é o Twitter para andarem aí a retweetarem coisas! O Instagram é suposto ser uma rede social simples, se queres partilhar posts de outras pessoas, usa o Facebook ou o Twitter para isso. Se dedicas TODA a tua conta a partilhares fotos de outras contas, eu deixo de seguir a tua conta e vou seguir as contas em questão.

E vocês? O que faz com que deixem de seguir uma conta/pessoa no Instagram?

8 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo o que mencionaste nesta lista e são também estas as razões, pelo menos na maioria das vezes, que me levam a deixar de seguir alguém.

    http://wallvce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Concordo, faço exactamente o mesmo. Gosto de manter o meu feed do instagram bonito e variado. A comparação das redes sociais, um máximo! É que é mesmo isso. Eu não partilho os mesmos conteúdos nas redes sociais pessoais (não me refiro às do blog, que essas acabam por ser semelhantes), acho que têm funções diferentes.

    GIVEAWAY Pack Odisseias SPA + AVENTURA + GOURMET

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Acho que é mesmo assim que as redes sociais funcionam.

      Eliminar
  3. Entendo muito bem os teus motivos. Acho que as pessoas têm de ter o bom senso de não fazerem esse tipo de coisas no instagram. Se não o têm, ninguém é obrigado a segui-los.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Só há uns 2 dias é que me apercebi que havia republicações de fotografias de outras pessoas/contas. Nem consigo perceber muito bem qual é o objectivo... Até porque as comentários e corações fofinhos vão para a imagem republicada, não para o original, não é? Parece-me até um pouco injusto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado, eu também só me apercebi há pouco tempo, para aí há uma semana, fiquei mesmo irritada quando descobri isso... Não faz sentido nenhum. É, não vão para a imagem original, é injusto.

      Eliminar