"". Life of Cherry: 7 lições que os universitários podem aprender com os estudantes de Hogwarts !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

13.1.19

7 lições que os universitários podem aprender com os estudantes de Hogwarts


Fazer uma maratona de Harry Potter é uma experiência muito engraçada quando somos adultos. É incrível as coisas que nunca tínhamos reparado antes. Cada vez que revejo a saga, reparo sempre em algo novo. Desta vez, reparei nas similaridades que existem entre os estudantes de Hogwarts e os estudantes universitários. Podemos não andar a aprender magia (quem nos dera!), mas identificamo-nos completamente com o nervosismo, o drama e o terror que o grupo de amigos de Harry passou durante os exames.

Aqui estão 7 lições sobre exames que podemos aprender com os estudantes de Hogwarts, para nos lembrarmos que, nesta altura de muito estudo, não estamos sozinhos (e vá, para terem uma desculpa de procrastinar um pouco enquanto lêem isto).


1. Os exames tendem a chegar quando o tempo está mais bonito: Todos nós, em algum momento da nossa vida de estudantes, já fomos o Ron, a olhar pela janela da biblioteca a contemplar um lindo céu azul, desejando não ter tanta porcaria para estudar.

2. Irás encontrar todo o tipo de de professores: Todos nós, durante o nosso percurso académico, encontraremos, pelo menos, um professor horrível, que vai tornar a nossa vida num inferno. Provavelmente, alguns de nós já tivemos uma professora Umbridge ( desejo toda a sorte do mundo a quem estiver a ter aulas com uma professora assim, neste momento). Ou um Snape que não gostou da nossa cara, sendo as suas aulas insuportáveis para nós. Mas se o Harry Potter conseguiu aprender com um professor que tinha o seu inimigo mortal atrás da sua cabeça, nós também conseguimos sobreviver aos nossos professores.

3. Apoia-te nos professores: Por cada Umbridge há uma McGonagall. Podes ter maus professores, mas também encontrarás bons professores, que te darão aulas espetaculares, te ajudaram e apoiarão naquilo que precisares.

4. Vai haver sempre alguém mais bem preparado do que tu: Por muito que te esforces e que te mates a estudar para um exame, vai existir sempre uma Hermione que vai recitar a matéria toda antes de entrar na sala de exame ou que, depois deste, vai dizer " Era muito mais fácil do que esperava".

5. Estar um bocadinho nervoso(a) até é bom: Já dizia a Hermione " Não te sais tão bem nos exames se não estiveres um bocadinho nervoso". Embora os nervos te possam atrapalhar durante os testes, eles também podem fazer com que estudes com antecedência.

6. Ocupam as tuas férias: Os estudantes de Hogwarts não tinham férias na Páscoa, e para os estudantes universitários ainda é pior, nem na Páscoa nem no Natal, temos que estudar nestas duas alturas.

7. A espera agonizante pelos resultados: Os exames finalmente acabaram, mas o sossego ainda não chegou. Agora começa a espera agonizante pelos resultados. Se és como a Hermione, vais divertir-te a falar sobre aqueles que te correram bem e os que te correram pior, e o que respondeste em todas as questões. Se és como o Ron vais querer cair em algum buraco e não sair de lá até as notas saírem.


21 comentários:

  1. «Podemos não andar a aprender magia (quem nos dera!)», quem me dera mesmo! Adorava :D
    Esta familiaridade com personagens tão célebres acaba por transmitir um certo aconchego, porque têm a mestria de representar os nossos receios e o desgaste de épocas tão stressantes como as que vivemos na universidade

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu :).
      É, tenho constatado isso, que a saga Harry Potter é uma fonte de aconchego para qualquer fase stressante que possa estar a passar.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ficou incrível esta publicação. Quando era miúda, sofria muito com a minha Hermione. Ficava sempre super frustrada de estudar tanto e, ainda assim, chegar sempre em segundo lugar ahha!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :). Também eu xD, eu era uma autêntica Hermione xD.

      Eliminar
  3. Olha que belo post para me deixar com a traça de rever Harry Potter...embora já tenha passado essa fase de stress há muito! Boa sorte para quem anda nessas vidas :D

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha pensado dessa forma, nem me tinha apercebido de como Hogwarts sao tao bons exemplos para, os estudantes "reais"! Adorei!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  6. É tão verdade! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado, alguns dos pontos que mencionaste nunca reparei, mas lá está, quando se vê Harry Potter todas as vezes notamos algo novo! Gostei muito!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  8. Adoro a originalidade das ideias dos teus posts.
    Neste momento estou num café a fazer uma pausa no estudo para ler este post com um dia maravilhoso lá fora (ponto 1)! A motivação é que as férias estão mesmo à porta (:
    E claro que o nervosismo em doses moderadas é essencial para nos motivar para a ação, o problema é quando ele passa a ser em excesso...

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada <3.
      Espero que tenhas tido uma boa tarde de estudo (e que este post não te tenha desgraçado muito xD).
      Sim, esse é um grande problema, e como eu o compreendo...

      Eliminar
  9. identifico-me como tudo o que escreveste .
    Boa semana :)

    ResponderEliminar
  10. A espera pelos resultados é horrível. Neste momento estou há espera de 5 de 6 cadeiras e a minha sorte é que vi agora a nota da 6º. E os exames ai tanto stress xD

    ResponderEliminar
  11. Cherry, adorei este post! Sendo eu uma estudante universitária e Potterhead por completo, não me podia ter identificado mais com o que escreveste. Resta estudar, tentando conciliar a Hermione que há em nós, com um pouco de Ron, para relaxar, na esperança que Dumbledore aprecie o Harry que há no nosso coração e nos conceda pontos e o certificado de conclusão de licenciatura :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Que excelente ideia, incorporar um pouco de cada personagem em nós :). Excelente mensagem que transmististe agora.

      Eliminar
  12. Eu sei que ando sempre a dizer que vou rever a saga, mas ainda não consegui ou melhor, ainda não me predispus verdadeiramente :p No entanto, identifiquei-me com as lições todas ahah

    ResponderEliminar
  13. Ohhh God ainda não estou na Faculdade mas já me consegui identificar com imensas coisas!!!
    E é engraçado que nunca tinha pensado na maior parte delas!!

    ResponderEliminar
  14. Bem verdade! Nunca tinha feito estes elos de ligação :)

    ResponderEliminar