"". Life of Cherry: 5 coisas a ter em mente antes do primeiro dia de Enfermagem !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

9.9.18

5 coisas a ter em mente antes do primeiro dia de Enfermagem

5 coisas a ter em mente antes do primeiro dia de Enfermagem

Quando faço publicações sobre Enfermagem, eu faço sempre naquela "oh, isto deve ser chato, ninguém vai ler isto, mas pronto,  talvez ajude alguém". Eu sei que existem alunos de Enfermagem por aqui, porque, de vez em quando, recebo um muito bem vindo comentário aqui e acolá.  No entanto, não deixei de ficar surpresa quando, nas últimas semanas, apareceram na minha caixa de correio vários mails a pedirem-me conselhos sobre o meu curso. É engraçado como há malta que só me segue por causa disto (sim, eu uma vez recebi um comentário a dizer que a principal razão pela qual me seguia é por escrever sobre Enfermagem. Não é que tenha problema, se também me seguem só por causa disso são bem vindos na mesma). De facto, existem muitos poucos blogs a falar sobre o curso (no meu ano de caloira, eu naveguei meia Internet e não encontrei praticamente nada), pelo que sei que isto poderá ser uma grande ajuda para muitos.

Ontem saíram os resultados das candidaturas ao Ensino Superior, e hoje certamente que já existem muitos alunos a pensarem no primeiro dia de faculdade, por isso decidi partilhar umas dicas especiais para os futuros alunos de Enfermagem. Aqueles posts de "o que saber antes do primeiro dia de Universidade" são muito bons, mas aqui os futuros enfermeiros querem detalhes mais específicos.


1. Os ensinos clínicos não vão começar logo: A primeira coisa que os alunos querem mal entram no curso de Enfermagem é meterem-se logo num hospital (para estagiar, não para curar o coma alcóolico, espero eu). Nah nah, antes de irem para lá ainda vão ter que levar com muita matéria teórica em cima. Se entrarem na Universidade do Minho não começam a ter ensinos clínicos antes de Maio, e mesmo nessa altura ainda não farão coisas mais complexas como administrar medicação (só nos anos posteriores). Mesmo nas outras faculdades, só começarão a prática no segundo semestre e, antes disso, têm que ter exames práticos.

2. Já vão ter muito que fazer na segunda semana de aulas: No geral, em todos os cursos o ritmo de trabalho é muito elevado, mas eu não tenho termo de comparação para vos dizer se vão estudar mais em Enfermagem . A sensação que dá é que, em Enfermagem, a matéria tem tendência a acumular muito mais depressa, sobretudo no primeiro semestre do 1º ano, que tem uma grande carga teórica. Não estou a exagerar quando digo que, na segunda semana de aulas, já terão muito que fazer. Durante todo o curso o ritmo de estudo será muito intenso-até porque metade deste é prático, pelo que toda a matéria num intervalo de tempo menor- porém o 1º semestre do 1º ano é, sem sombra de dúvidas, o mais trabalhoso (talvez por também existir muita coisa a acontecer ao mesmo tempo, como  a transição do Secundário para a Universidade, a praxe, etc.).

3. Preocupa-te em compreender a matéria, não com as notas: Todos os anos, entra em Enfermagem um grupo de alunos muito ambiciosos que acham que isto é o Secundário e que fazem de tudo para tirar 18. Se vão para lá com esta atitude, repensem a vossa estratégia. Eu sei, eu sei, passaram o Secundário inteiro a marrar e a decorar matéria para ter a melhor média possível, é um hábito difícil de largar. Não me interpretem mal, a média final de curso vai ser algo muito importante no vosso futuro, mas não é o mais essencial. Aquilo que realmente é essencial num (futuro) enfermeiro é  ter adquirido os conhecimentos que lhe foram exigidos, porque vai ter que aplicá-los na prática.  Coisa que não vão conseguir fazer se andarem a decorar matéria por decorar. Mas nem precisam de chegar ao final do curso para pensar no quão inadequado foi este método de estudo. Nos primeiros estágios já se vê quem realmente compreendeu os temas que foram abordados e quem não utilizou o melhor método de estudo. Portanto, o meu conselho é esforçarem-se ao máximo para perceber toda a matéria. Estudem como se, no dia a seguir, fossem aplicar o que aprenderam num paciente. É algo que é muito complicado de fazer no primeiro ano, quando ainda não têm nenhuma experiência em campos de estágio. Nos anos seguintes, é mais fácil de visualizar o conteúdo dado nas aulas, já se torna tão instintivo que quase se esquecem do que é ter que decorar matéria (digo "quase" porque vão ter cadeiras que não vão ter outro remédio senão decorar).

4. Anatomia é o CADEIRÃO  do curso: Meti em capslock para não haver caloiros a terem a infeliz ideia de subestimar esta cadeirão. Eu já devo ter dito isto mil vezes nas minhas publicações sobre Enfermagem, porém nunca é demais avisar.  Bem, todos os anos vão ter um cadeirão. No primeiro é Anatomia, no segundo ano é a única cadeira que existe no plano de estudos, no 3º ano é Investigação, no 4º ano ainda não sei porque ainda não passei por este (dah!), mas circulam rumores que é Investigação II. Não obstante, o Cadeirão dos cadeirões, aquele que está no topo, aquele que reina sobre todos os outros é Anatomia. É aquela cadeira em que vocês vão ter de ir às aulas todas, vão ter que estudar todos os dias, fazer exames na Internet e, ainda assim, pode correr mal. Muitos colegas meus arrastaram esta cadeira pelo curso, e há quem  só a tenha feito no 4º ano. Eu por pouco que não a deixava para trás, fiz-la no primeiro ano à quarta tentativa (depois de uma frequência, exame final e recurso, lá consegui fazer na avaliação oral). Conclusão: não desvalorizem Anatomia e esforcem-se ao máximo.

5. Não se preocupem se ainda não sabem que área querem seguir: Não precisam de saber logo, desde o primeiro dia, que querem trabalhar numa área específica. Vão ter quatro anos para decidir. Aliás, vão ter muitos ensinos clínicos que vão ajudar-vos a ter uma visão geral sobre todas as áreas. Vão estagiar em Medicinas, Cirurgias, Pediatria, Psiquiatria, além de outras áreas fora de hospitais, como centros de saúde, lares de idosos, unidades de cuidados continuados... Vão experimentar de tudo. Portanto, não precisam de ficar preocupados se ainda não souberem que tipo de enfermeiros querem ser, o curso irá abrir-vos horizontes nesse sentido. Até acontece  muitos alunos chegarem ao 4º ano e ainda não saberem ao certo o que querem (apesar de, naturalmente, já terem mais áreas em mente do que os alunos do 1º ano). O bom deste curso é que vos irá formar para serem enfermeiros de cuidados gerais pelo que podem, a qualquer momento das vossas vidas, exercerem numa área completamente diferente na qual estavam.


Caloiros aqui destes lados, quem é que entrou em Enfermagem? Se tiverem dúvidas ou sugestões de publicações, não hesitem em partilhá-las aqui em baixo, nos comentários. 

14 comentários:

  1. Vá lá que o teu curso tem uma forte componente prática. O meu - Ciências Farmacêuticas - tem uma forte componente teórica, uma grande teórica e com cadeiras que não nos irão ser úteis no futuro (umas 3, 4 ao longo do curso todo). O cadeirão do meu curso é Química Orgânica II. Todos os anos é uma razia nos alunos. Há alunos que andam o curso todo sem tentar ir a exame teórico e só vão fazê-lo no último ano. Para mim, eu fiz a cadeira na época de recurso (segunda tentativa), pois o meu cadeirão foi Bioquímica I que foi um osso duro de roer. Já tinha feito cadeiras bem mais complicadas do que esta e esta arranjava sempre forma de ficar para trás. Ehehe Foi um bom texto e certamente irá ajudar algumas pessoas.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, é o melhor aspeto do meu curso :). Há sempre cadeiras assim, em todos os cursos, só para encher créditos. Conheço pessoas em Ciências Farmacêuticas que se queixam muito desse cadeirão.
      Espero que sim :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Em parte, tenho pena de nunca ter explorado esta temática n' As gavetas, porque pode mesmo ser uma ajuda. Naturalmente, as experiências serão sempre diferentes, mas é bom ter uma ideia do que podemos encontrar. A faculdade é um vasto mundo novo, portanto, se houver informação que nos permita conhecer um pouco da realidade que iremos abraçar, é bem melhor do irmos completamente às escuras.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda podes explorar um pouco, se quiseres :). Não é a mesma coisa, eu sei, mas podes falar em jeito de recordação ou também dicas para os caloiros.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Uma coisa que admiro no curso de enfermagem que os outros cursos não têm é os estágios. Maior parte dos estágios curriculares são estágios de observação para se fazer um relatório, mas enfermagem não. Enfermagem andas mesmo com a mão na massa e isso é muito bom para a aprendizagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo mesmo admirável em Enfermagem e, sinceramente, não fazia sentido de outra forma, tendo em conta o quão prática é a nossa profissão. Mas também podiam existir mais estágios práticos nos outros cursos, sinto que nós temos uma melhor noção do mundo do trabalho do que os outros cursos, e isso é pena.

      Eliminar
  4. Acho que este post pode mesmo ajudar quem vai entrar agora para o curso. Apesar de Anatomia ser algo trabalhoso, acho que para mim o mais trabalhoso foi Farmacologia, mas felizmente consegui fazer as duas com boas notas (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Farmacologia também foi trabalhoso, foi um martírio ter que estudar aquilo tudo, mas, por um milagre ou boa vontade do professor, no meu ano lá nos safamos bem xD.

      Eliminar
  5. Eu não estou em enfermagem, mas gostei de ler o post e entender melhor como funciona o curso. Verdade seja dita, quando eu cheguei ao meu (Línguas Aplicadas) também foi um pouco difícil habituar, porque era muita coisa a acontecer ao mesmo tempo e professores muito diferentes..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A transição para a Universidade é sempre complicada, é bom quando temos opiniões e conselhos de alunos mais velhos.

      Eliminar
  6. eu gosto sempre muito de ler os teus posts sobre enfermagem porque dão-me um termo de comparação com o meu próprio curso (enfermagem na esep) e é engraçado ver as diferenças entre os cursos, aquilo que achamos que está bem ou mal e poderia ser melhor ou pior :P
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito engraçado. Os programas currriculares de Enfermagem são completamente diferentes de uni para. É por isso que, às vezes, até dá problemas nas transferência por causa das equivalências.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Mesmo não estando em Enfermagem gostei muito de ler a publicação, afinal é sempre útil saber mais um bocadinho, até porque poderei conhecer alguém que queira isto e encaminhá-lo para o teu post :)
    São ótimas dicas e tenho a certeza que serão ainda mais úteis para outras pessoas.

    P.S. Também tive anatomia e NÃO, não é mesmo nada fácil. Porra, queimei neurónios a decorar o nome de todos aqueles músculos - na realidade, nunca pensei que tivessemos tantos ahah -, nervos, ossos, etc, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, eu também gosto de ler posts de outros cursos :).
      Ahahah, esse era o meu pensamento nas aulas de Anatomia xD.

      Eliminar