"". Life of Cherry: Escrever posts sobre a matéria da faculdade conta como estudo? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

12.1.18

Escrever posts sobre a matéria da faculdade conta como estudo?


Desde que entrei Enfermagem, foram já muitas as publicações que escrevi sobre a faculdade ( podem vê-las no separador Faculdade). Enfermagem é, como já disse aqui várias vezes, um curso que exige muita dedicação, muita força de vontade, muito estudo, muito estômago forte, muitas competências, não só técnicas como sociais, e nem toda a gente consegue lidar com todas estas exigências. Mas também é um curso que nos faz crescer imenso não só como futuros profissionais mas também enquanto pessoas, que nos faz sair da nossa zona de conforto, que nos ensina muitos sobre os outros ( e sobre nós próprios também) e que nos ensina muitas lições de vida que seria uma pena se não fossem partilhadas.

Além de todos os posts que escrevi sobre a minha experiência na universidade, também escrevi publicações mais específicas sobre as matérias que dei nas aulas. Muitas das coisas que damos são muito específicas para a nossa atividade enquanto profissionais, mas também existem muitas outros assuntos interessantes que aprendemos, que podem facilmente aplicar-se no nosso quotidiano. Acredito que, ao partilhar este tipo de conteúdo no blog  estou não só a mostrar um pouco mais sobre do meu curso ( porque é sempre interessante aprender coisas de outro cursos) como, de certa forma, a contribuir para que as pessoas tenham mais conhecimentos sobre saúde e, talvez, comportamentos mais saudáveis.

O meu curso é, neste momento, a minha prioridade pelo que, quando tenho que optar entre estudar e escrever no blog, eu escolho quase sempre a primeira. Contudo, às vezes estou com tanta inspiração que não resisto em optar antes pela segunda. Há uns tempos atrás, estava eu a escrever um post sobre a vacinação, uma matéria que sairia numa frequência dali a 2 semanas, quando dou por mim a pensar " isto conta como estudo?".

A verdade é que, para escrevermos sobre o que quer que seja ( mas sobretudo temas científicos) temos que dominar o assunto  ou, pelo menos, perceber algumas coisas sobre esse tema. Portanto, se estamos a escrever um post sobre determinada matéria que demos na faculdade, significa que esses conhecimentos já estão consolidados o suficiente para abordarmos essa matéria com algum à vontade. Mas mesmo quando os conhecimentos não estão bem consolidados, nós tratamos de pesquisar mais sobre o assunto a fim de pudermos escrever essa publicação, e acabamos por aprender ainda mais do que aquilo que já aprendemos nas aulas. Já me aconteceu muitas vezes não ter a certeza se aquilo que estava a escrever era o mais correto, ir pesquisar a um livro ou a um site fidedigno, e acabar o post a saber mais do que aquilo que já sabia antes. 

Por isso sim, escrever posts sobre a matéria da faculdade conta como estudo. Ou, pelo menos, é aquilo que eu digo a mim própria, para não ficar com peso na consciência nas vezes em que estou aqui a escrever em vez de estar a estudar ( ou aos professores, caso algum deles me esteja a ler).


E vocês? Também já escreveram posts sobre a matéria que deram numa aula da faculdade? Acrescentou alguma coisa ao vosso estudo?

23 comentários:

  1. O meu tempo já passou e tenho pena. Não tenho mais que o 9º ano. Mas, aprecio essa tua garra. força.

    Do Gil António, que se encontra doente, motivo porque não vos visita. Pedimos a compreensão. Hoje:- Luz no teu quarto ...Tentação do meu olhar
    .
    Bjos
    Resto de uma boa noite

    ResponderEliminar
  2. Acho que conta :) no fim de contas estás a raciocinar sobre o que aprendeste ou a rever matéria ou ainda a, tal como dizes e muito bem, investigar um pouco mais sobre o assunto! :)

    ResponderEliminar
  3. Não sei se pode ser considerado estudar mas sem dúvida que é uma forma de "rever" a matéria :)

    ResponderEliminar
  4. Sim! Serve para a matéria da faculdade e serve par todos os tem em geral. A pesquisa, o debate e a troca de ideias acrescentam-nos sempre alguma coisa :)

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  5. Eu também já pensei escrever sobre matéria, mas nunca passei a ideia a palavras. Talvez tente um dia destes :D
    E eu acho que conta claramente como estudo! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, não só porque reténs melhor a matéria, como partilhas os teus conhecimentos com a malta :).

      Eliminar
  6. Claro que conta :)
    Como referiste, para escreveres a publicação tens que ter conhecimento sobre o tema em questão ou, então, vontade de pesquisar sobre ele. E isso faz com que estejas a apreender a informação. Se calhar, até de uma forma mais significativa, pois estás a estudar sem te aperceberes disso, enquanto te dedicas a fazer algo que gostas.
    Sempre estudei a fazer resumos. E era a técnica que melhor resultava comigo. No entanto, nunca me lembrei desta ideia, mas acho que tinha dado imenso jeito :D

    ResponderEliminar
  7. Tenho pensado em escrever sobre o meu curso, disciplinas e esse tipo de assunto! Existem sempre pessoas interessadas em ler, e até pessoas que quem sabe têm interesse naquele dado curso e isso acaba por ser uma forma que pode ajudar!! Eu não estou em enfermagem mas como tu própria disseste, não existe qualquer problema em saber sobre saúde e estar mais informada! Para ti conta como estudo e para mim conta como uma nova aprendizagem!! :) Beijinhos!

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que seria muito interessante se o fizesses! Não só para as pessoas que pretendem esse curso, mas também para os outros aprenderem mais. É sempre bom sabermos mais acerca de saúde :).
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Nunca escrevi nenhuma publicação sobre matéria, mas acho que definitivamente conta como estudo (e é uma maneira muito melhor de estudar)
    Beijinhos
    https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Claro que conta e ainda, por isso, permites a troca de ideias e o aumento do conhecimento das pessoas sobre o tema!

    Um beijinho da Inês do blog: umblogindisponivel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. "Faz aquilo que gostas e nunca mais terás de trabalhar" é a expressão que acho que mais se adequa à tua publicação. Se és feliz a escrever sobre a tua profissão ou o teu estudo e gostas ou achas que te ajuda, então encontraste o teu método :) continua assim! Beijinhos
    http://missdeblogger.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou muito feliz sem dúvida, e acho que essa expressão descreve-me neste momento! Quando se gosta muito de algo, tudo vale a pena :). Obrigada :).

      Eliminar
  11. Concordo !Nao escrevo posts geralmente sobre a faculdade ou o que aprendi mas isso aplica-se também quando ajudamos colegas nossos. Por vezes quando mando uma mensagem a relatar parte da matéria sinto que consegui explicar porque ja sei aquilo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sinto isso. No outro dia, estava a explicar por telefone a matéria a uma amiga minha, e acabou por ser mais uma forma de estudar.

      Eliminar
  12. Estou contigo! Para mim, também conta como estudo ;)

    ResponderEliminar
  13. Eu também acho que conta como estudo, porque lá está, para falares tens de dominar um assunto e se não dominas tratas de pesquisar para poder prosseguir :)

    Por acaso acho que nunca falei no blog sobre alguma matéria que dei na faculdade, nunca calhou. Mas gosto bastante quando nos trazes posts sobre o teu curso ou sobre saúde, é sempre bom sabermos mais um pouco sobre outras coisas. O meu também é ligado à saúde, mas numa outra vertente, pelo que por exemplo, de vacinação não percebo muito e quando li o teu post esclareci algumas dúvidas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que achas os meus posts sobre saúde úteis e por ter contribuído para que soubesses mais :). Podias partilhar coisas sobre o teu curso, sobretudo por ser de outra vertente. Se calhar, até aprendia algo que nunca aprendi no meu.

      Eliminar
    2. Talvez venha a fazer, aos poucos vou partilhando umas coisinhas com vocês. Já partilhei o curso e o que fazemos, pois não somos muito "conhecidos" e "reconhecidos".

      Eliminar
    3. Mais uma razão para partilhar mais coisas :).

      Eliminar
  14. Vocês de certeza não querem que eu escreva sobre o que estudo... O post ficaria tão complicado, com tantos símbolos e com tanta aleatoriedade que se tornaria quase impossível de ler. Poderia explorar as aplicações de algumas das coisas que dou, mas, seriam artigos muito científicos e, arriscaria dizer, pesados e pouco informativos para alguns leitores.
    Contudo, acho mesmo interessante quando partilhas essas notas e curiosidades sobre o teu curso e tudo o que o envolve.
    Continua com essas publicações, Cherry!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, no teu caso, ia ser um bocado complicado ler os teus posts ahahahah xD. Mas acho que ainda assim leria esses artigos científicos :).
      Obrigada :). Eu também gosto muito de os escrever.

      Eliminar