Quando temos cadeiras a começar em alturas do semestre diferentes, é como se tivéssemos vários primeiros dias de aulas. Obviamente que para nós a faculdade já não é uma novidade e já conhecemos os nossos colegas mas, tirando isso, o nervosismo está lá na mesma, porque estamos sempre a conhecer professores novos. E professores novos significam diferentes métodos de ensino, diferentes formas de avaliação e diferentes formas de tratar os alunos. Acho que é por este motivo que há alunos que só vão à aula de apresentação para saber as regras do jogo heheheheh, e faltam às outras todas.
Embora começar uma nova cadeira possa ser entusiasmante, também pode ser uma experiência frustrante, principalmente se o professor disser algumas destas coisas.
1. As aulas são de presença obrigatória: Eu sou uma pessoa que costuma ir às aulas todas, mas de vez em quando falto à aula da cadeira para estudar para essa mesma cadeira. Porém, tal não é possível quando a porcaria das aulas são de presença obrigatória? Porquê? E se eu sair à noite no dia anterior, como é que eu faço?
2. Apresentem-se um a um: Eu pensava que isto de dizer o nosso nome, a nossa escola anterior e de onde vimos tinha ficado no Secundário, mas não, ainda há professores que fazem isto na Universidade. É um bocado tolo ficar com ansiedade por causa disto, mas é difícil apresentares-te, principalmente se tens vergonha/medo de falar à frente da turma toda.
3. Só há uma frequência: Isto até seria muito bom se pensássemos que só temos que estudar para uma frequência, mas apenas uma frequência significa apenas uma oportunidade de passar ou reprovar, ou seja, ou vai ou racha. É muita pressão.
4. A frequência é a descontar: *Cortar os pulsos*. As frequências a descontar são a coisa mais horrível que existe. Uma pessoa nem pode meter à sorte se não souber, tem que fazer só as que sabe e deixar as que não sabe em branco. O problema aqui é que eu nunca consigo deixar nada em branco e depois lixo-me.
5. Há nota mínima nas frequências: Eu defendo que todas as pessoas merecem uma segunda oportunidade. Porém, há professores que não pensam da mesma maneira, porque cortam logo as pernas a quem tira negativa na primeira frequência, impossibilitando-os de ir à segunda e mandando-os diretamente para recurso.
6. Esta cadeira tem muitos trabalhos de grupo: Os trabalhos de grupo são o Inferno na Terra, porquê é que nos sujeitam a este sofrimento?
7. Vou dar mais pontos a quem participar nas aulas: Pronto, eu sou uma pessoa tão calada que já devo estar automaticamente reprovada nestas cadeiras.
8. Precisam de comprar todos os livros da bibliografia: A minha conta bancária está a zeros. Tomara eu ter dinheiro para comprar todas essas fotocópias, quanto mais os livros.
9. Eu vou começar a dar aulas hoje: Tenha lá calma professor, isto hoje é só para fazer apresentação, a malta precisa de processar a informação que ouviu.
10. Muitos de vocês vão reprovar à cadeira, boa sorte: Eu acho que o professor não é uma pessoa, é Satanás.
Quais são, para vocês, as piores coisas que um professor pode dizer na primeira aula de uma cadeira?
Nunca tive um professor que dissesse a número 10, mas ouvi várias das anteriores.
ResponderEliminarNa minha faculdade, todas as cadeiras têm limites de faltas, por isso tinha que gerir muito bem quando era necessário não ir às aulas. 2, 3, 4, 5, 7 e 8 só me ocorre uma coisa: Porquê, porque é que nos fazem isso? :o a 9 é aquela facada no coração! Os trabalhos de grupo tinham tudo para correr bem se as pessoas se comprometessem na mesma medida.
A minha faculdade só algumas é que têm, a maior parte não. Mesmo, eu não percebo qual é a cena dos profs nos prejudicarem, não ganham nada. O problema é que há sempre pessoas que trabalham mais do que as outras, e no final temos todos a mesma nota.
EliminarFrequência a descontar e nota mínima é mesmo a pedir suicidio :p
ResponderEliminarBeijinhos
Joana
https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/
É mesmo, desconfio que seja por isto que existem tantos suicídios nos jovens xD.
EliminarAcrescentava a obrigação das apresentações orais. Para quem sofre de ansiedade é do piorio :\
ResponderEliminarIsso também terrível, odeio fazer apresentações!
Eliminar"Se AINDA têm esperança de passar na minha cadeira, pelo menos venham às aulas." Sai da frente, homem, porque vou transformar-me numa fera e vou atacar. Que nervos. Não percebo porque aceitam cargos como educadores e tutores para nós fazerem a vida negra. Ultrapassar-me-á sempre está atitude e estar relativamente a nós.
ResponderEliminarNão sou a favor da violência, mas esse prof merecia porrada dos alunos. Mesmo, a função dos profs é motivar e ensinar os alunos, não ganham nada em fazer o contrário.
EliminarHahaha graças a Deus que não estudei numa faculdade teórica!
ResponderEliminarO meu curso é muito prático e tem destas cenas.
EliminarMas o que é que isso tem a ver, Cisne...
EliminarOMG tão relatable! Tive uma cadeira no 2 ano em que mais de metade chumbam. A professora no primeiro dia de aulas foi, "Olhem para vossa direta, e agora para a vossa esquerda, até a metade do semestre metade de vocês terá chumbado, o resto vai a recurso e só 25% de vocês passam a esta unidade curricular" </3
ResponderEliminarCoitados de vocês. Há profs que são mesmo terríveis, a matéria já é dificl muitas vezes e eles ainda complicam mais a vida aos alunos.
EliminarTive um professor que na primeira aula disse que nenhum de nós iria encontrar trabalho na área e que nem valia a pena estarmos a tirar aquele curso. Não é que ele não tivesse razão, mas foi uma óptima maneira de nos deixar logo todos desmotivados. Isso de apresentar um a um, engraçado que nunca tive um professor que não fizesse isso. Felizmente na universidade onde estudei tínhamos prai umas 4 oportunidades para passar nas cadeiras, era quase a lógica do ou passas, ou passas (mesmo assim só se formam 5 do meu curso).
ResponderEliminarEu fico parva quando vejo profs a dizerem isso. Porquê? A função dos professores é motovar os alunos. Muitos de nós já estamos desmotivados com o futuro, não é preciso deitarem-nos ainda mais abaixo. Eu também tenho 4 oportunidades em certas cadeiras.
EliminarA que menos me importo é que comecem a dar aulas nesse dia!
ResponderEliminarNo meio destas frases ainda é a melhor.
EliminarO pior é dizerem que não disponibilizam os power points!! No meu caso gosto que valorizem a participação e a presença e também adoro fazer trabalhos... Detesto frequências a descontar e dependendo da cadeira gosto de só uma frequência, depende da quantidade de matéria!!
ResponderEliminarhttps://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/
Beijinhos ♥
Isso é que é terrível, nem me lembrei dessa! Eu não gosto de nenhuma dessas coisas, por mim é na boa se só nos quiserem avaliar pelas frequências xD.
Eliminar"Eu acho que o professor não é uma pessoa, é Satanás." ri-me muito quando li isto, mas concordo com o que disseste, apesar de já não estar a estudar, acho que existe certas coisas que os professores dizem que são indispensáveis.
ResponderEliminarBeijinhos
Eu acho que o professor não é uma pessoa, é Satanás.
Há profs que são mesmo o Satanás ahahah, só pode xD. Sim, sem dúvida que muitas coisas que eles dizem são indispensáveis, mas outras os alunos dispensavam xD.
Eliminar"Apresentem-se um a um", dá-me cá uns nervos! Tenho medo que os professores decorem o meu nome e me façam perguntas que não sei! :p
ResponderEliminarDetesto frequências a descontar e que obriguem a participar nas aulas!
amarcadamarta.blogspot.pt
Pois, também tenho sempre esse medo!
Eliminartive um prof que disse isso tudo xD
ResponderEliminarEsse prof devia ser mesmo terrível então, fogo xD.
EliminarDepois de ler o teu post mais os comentários fiquei chocada com algumas coisas! Nunca pensei que eles fizessem estas coisas aos alunos!
ResponderEliminarJoie d Vivre | Instagram
Nem eu, mas infelizmente fazem :(.
EliminarQuando entrei na universidade, tive logo uma cadeira com escolhas múltiplas a descontar e foi o terror... as notas foram horríveis!
ResponderEliminarPor acaso nunca tive profs a dizerem que iam reprovar, mas tenho um do tipo "facilmente tiram 17 ou 18" e quando vês as notas do primeiro teste vês que a mais alta foi um 13 ahahah
http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/
A minha primeira cadeira da faculdade ( anatomia), também foi logo a descontar :(. Ai, isso também não é nada bom, desmotivar os alunos não é bom mas iludi-los também não xD.
Eliminarugh é tão irritante quando vem com a treta do "muita gente reprova a esta cadeira, tem que vir às aulas e comprar os livros senão já eram", são uns parvos, só querem meter medo! 95% das vezes passa-se sem problemas!
ResponderEliminarbeijinho :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/
É verdade. Neste semestre já tive três cadeiras em que nos disseram isso, e até agora passamos todos :).
EliminarFaz-me lembrar o meu primeiro ano e os últimos trÊs que tinha exames a descontar xD e até me provarem o contrário, nunca é preciso todos os livros da bibliografia xD
ResponderEliminarPor onde anda a Sofia?
Eu nunca estudei pelos livros da bibliografia, e suspeito que vou acabar o curso sem tocar neles xD.
EliminarExcelente resumo das piores coisas que se podem ouvir de um professor. Uma das que mais detestava era quando pediam para nos apresentarmos. Tímida como sou, ficava logo encarnada e só queria que a minha vez fosse rápida! :)
ResponderEliminarÉ como eu, sou igual!
EliminarAi sim, essa de haver só uma frequência ou ser a descontar é de fazer uma pessoa morrer quase ali, também detesto trabalhos de grupo.
ResponderEliminar(Se quiseres já podes ir ver as respostas ao Q&A :p)
Já vou espreitar :).
EliminarAdorei recordar os tempos de faculdade com a tua publicação! :')
ResponderEliminarDesde a presença obrigatória, à frequência única e a descontar mais os trabalhos de grupo... tudo um primeiro impacto que era escusado! Como te entendo! :)
Acho que os meus professores não eram assim tão maus, e nunca me aconteceu fazer a apresentação individual, mas acho o máximo na universidade, ahahahahah
ResponderEliminarQuanto ao resto, concordo que muitas vezes os professores nos lixam e bem, e sem necessidade alguma, mas isto é mesmo assim, quem pode manda, e nós temos de ir andando como conseguimos.
Se tivesses que fazer não achavas piada nenhuma ahahahahah.
EliminarInfelizmente quem tem poder acabar por abusar muitas vezes. É, temos que fazer o melhor que podemos.