Todos nós já fomos caloiros, e lembramo-nos perfeitamente de como foi esse ano. Muitas horas perdidas no campus, a parecermos turistas a pedir indicações, muito nervosismo, muitas caras desconhecidas... Mas também foi o melhor ano das nossas vidas, com a receção ao caloiro, as praxes, as festas....
O meu ano de caloira foi há 2 anos, mas ainda parece que foi ontem. Ainda me lembro do dias das matrículas, dos meus primeiros dias de praxe, das primeiras festas... E agora vou para o 3º ano, o que significa que, mais um ano na universidade ( para além deste) e já estou a trabalhar. How crazy is that?
Eventualmente, o ano de caloiro acaba, e os seguintes começam a passar a voar ( acreditem que passa mesmo!). E, como nem sempre nos apercebemos da passagem do tempo e do nosso crescimento, o post de hoje serve para nos relembrar que já não somos mais caloiros.
1. Já podes andar com roupas caras e maquilhagem: Porque já não és caloiro e já não vais sujar a roupa na praxe.
2. Já não és praxado/a: Mas davas tudo para voltar a ser.
3. Já podes praxar: Aqui na Universidade do Minho só se pode praxar no 3º ano, mas em muitas outras faculdades é logo a partir do segundo. Praxar é entusiasmante mas ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade. O meu conselho é que transmitas tudo aquilo que aprendeste com os teus Doutores e que garantas que os teus caloiros se sintam felizes.
4. Já não andas com o teu cartão de estudante para todo o lado: Porque o usas cada vez menos. Este ou está enterrado no fundo da tua carteira, ou está algures em casa, abandonado.
5. Já não te perdes no campus: Já consegues andar para o campus e ir para as aulas de olhos fechados, se for preciso ( a não ser que sejas como eu e tenhas um péssimo sentido de orientação, nesse caso ainda te perdes no campus. Já acharam que eu era caloira por causa disso, true story).
6. Na verdade, sabes os spots perfeitos no campus para dormir e para estudar: Após um ano a tentares arranjar lugares na biblioteca para estudar ou lugares no bar da faculdade para relaxares, cansaste-te dos lugares atolhados de estudantes e começaste a procurar lugares menos populares, mas igualmente bons ou melhores, como um café sossegado à beira da universidade, a sala do fundo no segundo andar da biblioteca...
7. Dominaste a arte de fingir saber aquilo que estás a fazer: Não fazes a mínima ideia se irás para aquela aula seca ou estudar para a biblioteca, ou mesmo se estás no curso certo, mas andas como se nada fosse, cheio/a de confiança e de cabeça erguida.
8. Já não estás sempre a sair à noite: Mantinhas e um filmezinho é muito mais apelativo.
9. Consegues ver muitas caras familiares num dia, mesmo num campus enorme: A população de 10 000 estudantes de repente já não parece tão assustadora.
10. Já não levas a casa às costas para as aulas: Às vezes, tudo o que levas para uma aula é o telemóvel, um lápis e uma folha.
E vocês? Também não são caloiros? Quando é que se aperceberam disso?
Hoje parece que tudo me quer fazer sentir velha... Já vou para o meu quinto ano na Uminho! Os meus caloirinhos começaram hoje a praxar os seus caloiros... Como é que é possível? O tempo passou mesmo a voar!
ResponderEliminarEm relação ao teu post, concordo com tudo x) 5 anos depois, identifico-me com tudo (tirando a do cartão, que anda sempre comigo).
Somos duas... apesar de ainda estar no meu 3° ano, já me sinto velha xD.
EliminarMas tu é que te deves sentir, no 5° ano. Mas deve ser uma sensação de orgulho ao mesmo tempo :).
Concordo com quase todas ;)
ResponderEliminarAi que nostalgia, e só vou agora para o segundo ano. Passa tão mas tão rápido.
ResponderEliminarPois passa, há que aproveitar bem :).
EliminarEstou no meu último ano de secundário e mal posso esperar para entrar na faculdade.
ResponderEliminarÉ algo que quero fazer desde que me lembro e não podia estar mais entusiasmada!
R: Acho que está relacionado com a forma como tu vês o teu crescimento. Talvez o facto de, na altura, não me ter apercebido da minha evolução e das mudanças rápidas pelas quais estava a passar tenha contribuído para que o blog estagnasse. No fundo, fez com que olhasse para ele e não me reconhecesse.
Não podia estar mais feliz com o rumo que o Coffee Cup está a tomar e fico radiante por saber que estás a gostar de o acompanhar!
Felizmente não desististe do Life of a Cherry. Esperemos que ele continue a evoluir como tem feito
Xiá
http://thecoffeecupblog.blogspot.pt/
Vais adorar então :). É a melhor etapa da nossa vida de estudantes, divertes-te muito,aprendes imenso e cresces imenso enquanto profissional e pessoal. Eu também queria entrar na universidade desde que me lembro.
EliminarPois, já percebi, não conseguiste fazer com que o blog acompanhasse o teu crescimento. Fizeste bem então mudar :). Acho que estás a construir um blog muito bom, tenho adorado ler os teus conteúdos.
Muito obrigada, assim o farei :).
Nunca passei por isto, então não me posso pronunciar. Mas confesso que gostava bastante!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE FAVORITOS DA ESSENCE
É bem verdade... Ahahahah
ResponderEliminarAdoro de paixão essa marca de relógios e confesso que o teu relógio é o meu favorito para mulher. Quanto ao look amei e esses ténis podiam vir e rápido para o meu roupeiro.
Passa pelo blog e participa no mega sorteio que estou a fazer. Podes ficar com os prémios para ti ou oferecer a alguém de quem gostes.
http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html
Beijinhos
Concordo com tudo! :P
ResponderEliminarFiquei com saudades do meu ano de caloira! :D
amarcadamarta.blogspot.pt
Passa num abrir e fechar de olhos! Já sou veterana na minha faculdade e é mesmo estranho (ao mesmo tempo que me enche de orgulho) ver aqueles que foram meus caloiros a chegarem a veteranos, ou a estarem a um passo de o serem. Acompanhamos o seu crescimento e depois ficamos com a sensação de que estão a crescer rápido de mais. Mas é esta a beleza das ligações que se criam!
ResponderEliminarImagino que olhes para eles com um misto de nostalgia e orgulho :). Não vou praxar, mas imagino que deva ser essa a sensação de ver os nossos caloiros crescer. É mesmo essa a beleza!
EliminarTão verdade :)
ResponderEliminarSe bem que no princípio do 3º ano me perguntaram se era caloira e se queria ser praxada xD ahahah nunca me ri tanto na vida.
Words of Mary
Ahahahah, isso era algo que também pode acontecer-me a mim, com a cara de novinha que eu ainda tenho xD
EliminarAinda falta algum tempo para eu sentir isso...
ResponderEliminarhttps://norwegian-heart-portuguese-blood.blogspot.pt/
Então aproveita, que o tempo passa depressa :).
EliminarTan, tan, tan! Não sou caloira, mas não posso andar sequer com rímel nos dias em que for praxar... EEEEE, ainda posso ser praxada, ora aí está uma verdade valente. Porém, os últimos dois são tãooooo verdade, é só gente conhecida e a minha casa fica, beeem, em casa!!!
ResponderEliminarDe qualquer forma, que saudades tenho eu de ser caloira... era tudo tão mais simples...
Sim, claro,se fores praxar não podes maquilhar-te, mas quando não fores podes :). Ahahah, mataste-me com essa da casa xD.
EliminarTambém eu tenho... verdade...
Caloira aqui o/ Mal posso esperar por começar a saber orientar-me dentro do campus, é uma das coisas que mais me assusta :s Vamos lá ver como corre a praxe, aiaiaiiaai
ResponderEliminarBeijinhos,
Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube
Muito boa sorte então caloira :). Vais conseguir, e se não conseguires não faltam pessoas a quem pedir indicações , fui o que eu fiz muitas vezes :). Vai correr bem, vai para lá de mente aberta, a pensar que aquilo é uma brincadeira :). Se gostares, muito bem, se não gostares vais sempre a tempo de desistir.
EliminarConcordo completamente com tudo! ahah
ResponderEliminarhttp://bloguedacatia.blogspot.pt/
Que saudades da faculdade. Bateu-me a nostalgia...
ResponderEliminarQuero voltar a ser caloira, toda a gente diz que o segundo ano é o mais difícil! Mas tou ansiosas para ver os outros praxarem.
ResponderEliminarBeijinhos
Depende, no meu curso é o mais difícil.
Eliminaracho que uma das melhores coisas é começar o ano integrada e saber aquilo que esperar :)
ResponderEliminarbeijinhos
http://umacolherdearroz.blogspot.pt/
Ahahah o que eu me identifiquei com tudo isto até porque este ano deixei de ser caloira! Uma pessoa começa a "sobreviver" com cada vez menos coisas, é impressionante. Outra coisa que tenho notado é que ando cada vez mais disposta a fazer os almoços e jantares, já abri o leque de refeições para algo mais trabalhoso :)
ResponderEliminarhttp://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/
Mesmo, cada vez precisamos de menos coisas. Isso é que é bom, é muito importante saber cozinhar e variar refeições :).
Eliminar