Calma, não estou a dizer para as pessoas pararem de criar blogs (aliás, não parem, a blogosfera precisa sempre de novos membros para ser mais dinâmica). Não quero ser desencorajadora. Estou apenas a dizer que a blogosfera pode não ser para todos.
Já não é novidade para ninguém que a blogosfera está a mudar. Se antes um blog era um espaço em que se apenas partilhavam devaneios do dia a dia para amigos e familiares, agora é um espaço cada vez mais profissional e com conteúdos mais elaborados ( embora eu seja da opinião que não deve ser demasiado profissional, deve ter a essência da personalidade do blogger).
No entanto, ainda existem pessoas que acham que criar um blog é fácil, que é só escrever algo às três pancadas e publicar, que é algo que toda a gente pode fazer. Eu já costumo dizer,criar um blog é fácil, o difícil é mantê-lo.
Nem toda a gente tem capacidades e/ou predisposição para ser um/a blogger. E aqui estão algumas razões.
1. Estás a fazer isto por causa das ofertas: Cremes, relógios, roupa, maquilhagem... Parece maravilhoso, não é? No entanto, nem todos os bloggers chegam a esse nível de receber coisas grátis, é preciso ter um certo grau de popularidade e um certo número de leitores antes das marcas os contactarem. Além disso, mesmo que tenhas a sorte de receber coisas grátis, terás que escrever um post ou falar sobre estas nas redes sociais. Isto porque o principal objetivo das marcas é terem o seu produto publicitado.
2. Não sabes/não consegues escrever: O design do teu blog pode ser espetacular, podes ser fantástico/a nas redes sociais, podes colocar fotos lindas nos teus posts, mas se não souberes escrever como deve ser, não vale a pena teres um blog. Só para teres noção, este post foi lido 3 vezes antes de ser publicado, para me certificar que todas as frases fazem sentido e não há erros gramaticais. Se és daquelas pessoas que está sempre " a dar pontapés" na gramática e, pior, não consegues escrever nada de interessante, a blogosfera não é para ti.
3. Não és consistente: Se só publicas de mês a mês, ter um blog não é para ti. Ao teres um blog, vais criar um grupo de seguidores fiéis, mas que irão deixar de te seguir se não publicares de maneira consistente. Ninguém gosta de seguir um blog em que têm que adivinhar quando sai o próximo post. As pessoas gostam de seguir blogs que sabem que publicam regularmente, que sabem que todos os dias ou de x em x dias terão algo novo para ler.
4. Não queres ter muito trabalho: Tal como já disse, ter um blog não é só escrever algo à toa e publicar. Exige muito trabalho, muitas horas a certificarmo-nos que o design do blog está perfeito, outras tantas horas a escrever, a editar e a publicar posts, a encontrar as imagens ideais para os nossos posts,... E isto é apenas uma amostra do trabalho dos bloggers. Existem ainda redes sociais para atualizar, parcerias,...
5. Não gostas de partilhar: A blogosfera gira à volta da partilha. Partilha sobre viagens que fizeste, os restaurantes a que foste, os filmes que tu viste, a tua opinião... Se és daquele tipo de pessoas que gosta de guardar segredos ou que não gosta de se expor, talvez ser blogger não seja para ti.
Lê também: 6 qualidades que um blogger deve ter.
O ponto em que falho mais deve ser a partilha, mas dou o meu melhor para partilhar todos os dias nem que seja numas 2/3 plataformas!
ResponderEliminarBeijinhos,
Giveaway 500 Subscritores | A Maiazita
A partilha não é partilhares os teus posts nas redes sociais, ao escreveres posts sobre as tuas experiências, por exemplo, já estás a partilhar algo :).
EliminarTudo aquilo que escreveste é bem verdade! Acho que cada vez mais as pessoas entram na blogosfera para ganharem coisas, como se estalassem os dedos e caíssem do céu. Ridículo!
ResponderEliminarMy Own Anatomy ♡
É mesmo ridículo!
EliminarAdorei este post e estou totalmente de acordo contigo! Parabéns!
ResponderEliminarUm beijinho,
Baú da Vaidade
TOP 10 | Fevereiro
MARK | Nova linha de maquilhagem na AVON
Obrigada :).
EliminarAcho que um blog deve ser feito com o coração, sem segundas intenções porque acabamos por criar um circulo de amigos enormes. Claro que todas sonhamos fazer vida do blog mas também temos que ter noção da realidade e principalmente sermos verdadeiras e honestas,sempre! Beijinhos*
ResponderEliminarExatamente, e o que é feito com amor sai melhor :).
EliminarClaro que todos nós gostávamos de ser bloggers a tempo inteiro mas, tal como dizes, também temos que ser honestos em tudo o que fazemos.
Compreendo perfeitamente as razões que expões. No entanto, eu mantenho-me há 5 anos na blogosfera, sem ser muito popular, a partilhar quando me apetece.
ResponderEliminarNão sei, tens sorte. Eu, por exemplo, não gosto muito de seguir blogs que ora estão ativos, ora passam meses inativos.
EliminarConcordo com tudo mas quero acreditar que não hajam muitas pessoas a vir ara este mundo em busca de ofertas..
ResponderEliminarConcordo com o resto dos pontos, mas não consigo concordar com o ponto 3. Eu gosto de seguir blogs cujo conteúdo me interessa, é irrelevante se publicam todas as segundas-feiras às 19h30, ou se publicam num dia aleatório, sempre diferente. Isto porque não vou directamente aos blogs ver se há novidades (isso seria incrivelmente cansativo), mas sigo-os através de um agregador, o Feedly. Se há coisas novas, eu sei. Se não há, também sei.
ResponderEliminarEu vejo as coisas desta forma: prefiro um blog que publique de forma totalmente inconstante mas que cada vez que o faz tem conteúdos brutais e incríveis, do que um blog certinho mas cujo conteúdo é puro lixo.
De resto, não podia concordar mais contigo. Ter um blog dá trabalho, e é preciso dedicar tempo. Não é, de todo, para toda a gente.
Mundo Indefinido
Quando eu me refiro à regularidade de posts, não quer dizer que tenha que ser como eu faço ( todos os dias), é mais no sentido de ser com uma regularidade que os leitores saibam, tipo 2 vezes por semana ou três vezes por semana.
EliminarEu também sei quando publicam através do feed do Blogger e do Bloglovin, mas aborrece-me imenso blogs que passam 3 meses sem publicar. A certa altura, já nem sei se desistiram ou não, e quando voltam já nem estou tão interessada neles.
Concordo plenamente com tudo! Quando me perguntam o que é preciso para criar um blogue respondo sempre "Fá-lo porque gostas e não porque está na moda!".
ResponderEliminarGostei muito do post!
Beijinhos grandes e muitas felicidades!
chamammepequenita.blogspot.pt
Exatamente!
EliminarObrigada :).
Se uma das razões para se criar um blogue é apenas e só para ganhar prémios, meus amigos, deixem-se disso. Blogues vazios de conteúdo vêem-se aos pontapés. Não precisamos de mais. Para além disso, erros gramaticais, ou conteúdo errado (por exemplo, falar de um determinado produto mas não saber o fundamento do mesmo) é para esquecer. Vemos muita coisa escrita e partilhada e não só com erros gramaticais mas com muita informação errada. Há que fazer o trabalho de casa e fazer um pouco de pesquisa e algum estudo antes de se publicar alguma coisa. Sei que dá trabalho mas ter um blogue não é coisa fácil. Aliás, ninguém disse que ter e manter um blogue era coisa fácil ;)
ResponderEliminarBeijinhos Cherry,
Ricardo
www.opinguimsemasas.blogspot.pt
Ora nem mais! Já existem muitos blogs assim, para "encher chouriços", não são precisos mais.
EliminarAi, odeio mesmo erros gramaticais!
Tens toda a razão, devemos ter um blog porque gostamos e queremos, não como um meio para atingir um fim!
ResponderEliminarhttp://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/
A parte do trabalho é essencial Farto-me de rir quando alguém comento o quão fácil é a vida de blogger XD
ResponderEliminarProvavelmente por me questionar tanto sobre todo esse tipo de coisas é que levei quase 5 anos para ganhar coragem para criar um blog ahaha. Agora vamos ver no que dá.
ResponderEliminarÉ como dizes e é como tudo. Difícil não é começar, difícil é manter (e ainda não me posso manifestar muito sobre isto :)).
Beijinho
Automatic Destiny
Jesus, esperaste tanto tempo ahahahah xD.
EliminarExato, mas se tivermos paixão e motivação, é possível mantê-lo por muitos anos :).