"". Life of Cherry: 2020 - se não foi o ano do futuro, eu reiventei-o! !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

31.12.20

2020 - se não foi o ano do futuro, eu reiventei-o!

2020 - se não foi o ano do futuro, eu reiventei-o!

Tendo sendo este um ano atípico, despeço-me também dele de uma forma diferente: estão a ver bem, em vez dos habituais momentos favoritos em lista, este ano teremos uma retrospetiva em prosa. Sinto que, mais do que enumerar tudo o que vivi, faz mais sentido descrever tudo o que senti, dado que 2020 foi, pelo menos, a meu ver, uma jornada interior. Aviso já que é impossível fazer uma retrospetiva de 2020 sem falar do elefante na sala, por isso, nem sequer vou tentar. Se lerem Covid 500 vezes neste post, paciência. Fora 9 dos totais 12 meses, não dá para ignorar, nem que quisesse.  

2020 começou comigo numa festa entitulada "Os Novos Loucos 20" e estes anos 20 começaram de forma louca, só não como esperávamos. Tivemos 2 mesinhos de liberdade antes de ficarmos confinados em março e, juro, parece que de março a maio o tempo passou tortuosamente devagar. A partir de maio, foi num piscar de olhos, ainda nem deu para assimilar o "novo normal". É só este o único motivo - que fez a minha ansiedade andar aos picos no primeiro semestre - pelo qual não considero 2020 o meu ano preferido porque, fazendo um balanço das coisas, deu-me muitas mais razões para sorrir,  portanto nem tenho razões para me queixar.

Num ano cheio de incertezas, eu encontrei certezas - melhor dizendo, vi com outros olhos certezas que já existiam, na verdade. Certeza que, mesmo que o caminho não seja linear, cheio de passos à frente e outros tantos retrocessos, consigo chegar sempre onde quero chegar. Certeza que sou e serei sempre uma excelente enfermeira, que terá sempre uma posição em algum lugar, mesmo como introvertida. Certeza que a arte é o que nos consola sempre, na guerra e nos fins de semana fechados em casa - e que continua a existir bom conteúdo, mesmo que não pareça, com o mundo a tentar-nos bombardear tanta informação inútil todos os dias. Certeza que nada abala o meu entusiasmo por aniversários, e que consigo adaptar sempre todas as celebrações. Certeza que tenho uma pessoa mesmo especial como parceiro, que nem uma quarentena de 2 meses separa - como costuma dizer uma citação que gosto muito "a distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga os pequenos e inflama os grandes". Certeza que tenho uma família que, mesmo não podendo fazer as reuniões à la ciganos como fazíamos antes, continua a responder mais rápido que os bombeiros a todas as emergências de saudades, fazendo chegar os packs de doces, fotos e vídeos para apaziguar um pouco as saudades, se não der para a apagar. Certeza que continuo muito orgulhosa da mulher que me estou a tornar, seja qual for o caos que o mundo esteja a viver. 

Para 2021, tenho apenas alguns desejos abstratos (não confundir com resoluções das quais não sou adepta) Para começar, em 2021 vamos largar de vez essas resoluções pois podem sair-nos furadas com outra quarentena - não significa que deixemos de fazer planos, apenas os começaremos a fazer sem prazo limite, pelo ter o simples prazer de antecipar algo. Em 2021, ninguém nos vai dizer "esquece isso", porque ainda estamos a processar março de 2020 - talvez seja desta que aprendamos que ninguém ultrapassa nada à mesma velocidade. Em 2021 se aventura do dia  for  a volta ao nosso quarteirão, com a banda sonora do filme da nossa vida a tocar nos nossos headphones, que seja, sem julgamentos. Em 2021, descansaremos mais, porque merecemos. Em 2021, continuaremos a tentar seguir em frente, porque não temos outra opção, e é aí que reside a nossa maior força, mais do que as 27397220820 coisas que é suposto fazermos num dia para nos considerarem pessoas bem sucedidas. Em 2021, seguimos sempre em frente, com esperança, não porque acreditamos que uma vacina, por muito boa que seja, irá livrar-nos todos da pandemia em um mês, mas porque reaprendemos a apreciar a beleza de tudo em todas as suas formas.  Em 2021, vamos recomeçar sem as hypes de início de década, sem pressão malta! Feliz 2021 para todos!

(Foto: de um videoclip dos OH Wonder)

8 comentários:

  1. Gostei de ler. Deixando votos de um
    .
    Feliz Ano Novo de 2021, extensivo a toda a sua família
    E a quem mais morar em seu coração.
    Saudações poéticas.

    ResponderEliminar
  2. No meio de um 2020 louco, que tanto nos deu que fazer, é bom perceber que há aspetos que ajudam a equilibrar, nem que seja um bocadinho, a nossa jornada.

    Espero que 2021 chegue com muitas coisas maravilhosas *-*

    ResponderEliminar
  3. Definitivamente foi um louco ano 20. Só não foi a loucura que esperávamos porque estávamos a pensar nos primeiros anos 20 :) Espero que o teu 2021 seja fantástico e repleto de coisas boas *-*

    ResponderEliminar