"". Life of Cherry: Os Jogos Olímpicos de Londres foram o auge das nossas vidas? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.8.20

Os Jogos Olímpicos de Londres foram o auge das nossas vidas?

Os Jogos Olímpicos de Londres foram o auge das nossas vidas?

Por esta altura (mais dia menos dia), estaria a ocorrer a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Infelizmente, foi outro momento marcante de 2020 que a pandemia nos roubou. De 4 anos em 4 anos, eu fico colada ao ecrã para ver os Jogos Olímpicos e eu vivo para ver as cerimónias de abertura/encerramento, que visam sempre glorificar o melhor que há no país anfitrião dos jogos. 

Ainda não vi muitas cerimónias de Jogos Olímpicos na minha existência (em directo, as que vi no Youtube não contam), mas acredito que não estou a exagerar quando digo que a de 2012, em Londres, foi das mais surreais que eu já vi. Revi-a há uns dias, a propósito deste tweet que a Inês escreveu, com uma excelente questão: terão os Jogos Olímpicos de Londres sido o auge das nossas vidas?

Londres, uma cidade que não precisa de apresentações (eu já fiz questão de falar dela milhentas vezes ao longo dos anos, né? E só fui lá uma vez, imaginem...), além de toda a logística que organizar um espetáculo desta dimensão implica, enfrentava um desafio monumental: ser tão memorável como a cerimónia de abertura de Beijing, que não olhou a meios em 2008 (só aquele início sincronizado, Meu Deus!). E isto no meio de uma crise económica, claramente sem os mesmos recursos que eles!

Como é que os britânicos conseguiram esta proeza? Ao serem diferentes. Toda a gente esperava um espetáculo de luzes e danças sincronizadas como todos os anos, mas como é que eles começaram? Com aldeãos e ovelhas! Lembro-me que os meus pensamentos iniciais foram "que raio pensam eles fazer com uma apresentação assim?". Aos poucos, eu fui percebendo o objetivo: um retrato vibrante de Inglaterra, o seu passado, o seu presente e o seu futuro, com toda a história (como a revolução industrial) e com todas referências de literatura, música e cultura pop que tocam não só no coração dos britânicos, mas também de muitas pessoas do mundo inteiro, que cresceram com estas referências. 

Para mim, a parte mais memorável de todos foi o segmento da Revolução Industrial (o que podem ver na imagem ilustrativa desta publicação). Foi neste segmento que apareceram os cinco "anéis" representativos do símbolo dos Jogos Olímpicos. O momento mais de cortar a respiração de todos foi quando todo o estádio olímpico, músicos, figurantes, chefes de Estado e espectadores, pararam para contemplar o símbolo no céu. Ainda hoje, 8 anos depois, tenho arrepios ao assistir esta parte. 

Os Jogos Olímpicos de Londres que já armazenavam em si muita nostalgia com todas as referências culturais que nos moldaram ao longo da vida, são agora uma fonte de consolo nesta pandemia, enquanto não podemos assistir a umabertura de novos jogos. Que poderá ser tão ou mais extraordinária que a de Londres. Após tanto tempo com as liberdades restringidas, talvez nos lembremos o quão poderosos podemos ser quando criamos algo juntos.

(Nota de final de post nada a ver com o mesmo: não, ainda não me esqueci da rubrica 5 coisas, a de julho vai sair juntamente com a de agosto porque #nurselife)

9 comentários:

  1. Olá!!Eu também sou uma entusiasta dos Jogos Olímpicos desde sempre, lembro-me que isso aconteceu, porque era eu pequena e na atura dos jogos olímpicos (penso que de 1984) eu estava muito doente e a minha companhia foram as provas que ocorriam durante o dia!! Ficava vidrada nas provas de ginástica, de natação, dos saltos para a água e mais tarde nas provas de Judo.
    Não sei se me recordo da abertura dos de Londres, mas já vou espreitar!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As provas de ginástica e de natação também são as minhas preferidas :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca fui de ver os jogos olimpicos, mas pelo o que li pareceu-me lindo, simples mas bonito, com uma mensagem importante.
    Beijinhos querida
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, não me recordo da abertura dos JO'12, no entanto recordo me dos de 2008 e dos de 2016 com franqueza e, reconhecendo a falha, acho que vou ver agorinha esta abertura! Que saudades dos Jogos Olímpicos..!

    ResponderEliminar
  4. Que saudade de assistir os jogos olímpicos na tv.. eu fiquei sabendo que na China terá as Olimpíadas mesmo com a pandemia.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Honestamente, é uma irresponsabilidade, mas enfim, deles já se espera tudo...

      Eliminar
  5. Sempre gostei de acompanhar as Olimpiadas, fico triste que nesse ano teve que ser adiada.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar