"". Life of Cherry: 7 Unpopular opinions de filmes famosos !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

21.5.20

7 Unpopular opinions de filmes famosos

7  Unpopular opinions de filmes famosos

Uma das redes sociais na qual eu passo a vida, além do Twitter, é no Reddit. É uma espécie de Facebook para nerds e - talvez por a maior parte dos usuários de lá serem anónimos - mais intimista. O que faz com que não tenham medo de expressar as suas opiniões, por mais polémicas que sejam. É mesmo por isso que adoro ler - vemos o ser humano no seu estado mais puro, com a suas inseguranças, tabus e pensamentos que nunca na vida admitiriam em voz alta.

E todos os amantes de cinema sabem que, à semelhança da política e religião, falar sobre este tema pode tornar-se uma conversa cheia de minas, de vez em quando. Existem aqueles filmes sagrados, que ninguém ousa falar, porque foram elevados ao prestigiado título de "clássico" sendo, por isso, quase intocáveis. Numa de quebrar essa barreira, surgiu uma publicação no Reddit que quis imediatamente replicar para o blog, Unpopular opinions sobre filmes famosos.

Nesta publicação vou falar dos mais clássicos. Desta lista, apenas um deles não se inclui nesta categoria, é mais recente. E como o cinema é a sétima arte decidi escolher sete filmes. Para não correrem o risco de spoilers caso não os tenham visto, digo já aqui quais foram os sete escolhidos: "Mean Girls", "Titanic", "Velocidade Furiosa", "Suicide Squad", "Avatar", " O Fantasma da Ópera" e  "Up".


1. A Cady foi a verdadeira vilã em "Mean Girls", não a Regina George: Sim, a Regina George não era nenhuma santa, contudo a Cady foi a que mais manipulou pessoas durante todo o filme. Acho que não estou a tirar o mérito a este clássico por ter esta opinião, continua a ser uma ótima sátira dos tempos do Secundário, só não acho bem andarem aí a idolizar a protagonista. 



2. Ainda bem que o Jack morreu em "Titanic": Honestamente, por muito que me custe ver o final de "Titanic" (e devo gostar muito de me torturar, porque já o vi mais de 10 ou 20 vezes), reconheço que é o único final digno que "Titanic" podia ter. Jack e Rose nunca na vida iriam ficar juntos. Não por culpa de Jack, por ser pobre, é mesmo por causa de Rose que, quer pelos padrões de vida da sua família ou as suas próprias expectativas, não ia querer ficar com um homem da classe dele. Agora se podiam ter escolhido outra forma para o Jack morrer, isso já era outra história, não concordo muito com a porta. 


3. A saga "Velocidade Furiosa" é sempre mais do mesmo: Após 3 filmes, começa a tornar-se aborrecido, e a atuação estupenda do elenco não é o suficiente. Não estou a reclamar com o facto de terem feito demasiados filmes, mas sim com o facto de usarem sempre a mesma fórmula. Vejamos o exemplo da saga "007", já tem mais de 50 anos mas continua super relevante no cinema, porque fazem sempre algo diferente e surpreendente. 


4.  O Joker em "Suicide Squad" não é assim tão fraquinho como dizem: Todos os amantes de cinema dizem que o Joker em "Suicide Squad" foi o pior Joker de sempre. Eu não vejo o porquê. O ator conseguiu capturar perfeitamente o espírito da personagem: tem a dose certa de psicopatia, o riso dele está on point e as cenas de ação são emocionantes. Aliás, eu nem percebo a discussão que existe em torno de qualquer o melhor Joker de todas as produções. Cada filme que já foi feito com um Joker diferente tem uma narrativa muito distinta, é impossível comparar todas as versões, porque cada uma das versões é a que se adapta a determinada história. Se tivesse que escolher o melhor claro que escolheria o Joker de 2020, porém para mim não faz sentido, porque foi o melhor naquela produção em específico e, se tivessem mudado a narrativa, provavelmente o ator escolhido já seria desadequado.


5. Eu acho "Avatar" super aborrecido: Agora nem tanto, mas em 2009 (o seu ano de lançamento), quem dissesse que "Avatar" era uma merda era apedrejado. Aquilo foi elevado ao nível de uma obra-prima, de algo "excecional, nunca antes visto no mundo do cinema".... Eu cá achei demasiado longo e maçudo. Pela altura que cheguei ao fim (se é que cheguei ao fim, já nem sei) já não me recordava do início. Sim, não se pode negar que as técnicas usadas naquele filme foram impressionantes, algo muito avançado para a tecnologia que existia na época. Mas foi apenas isso, um exibicionismo técnico, o enredo tinha zero de profundidade.


6. A Christine nunca poderia ter escolhido Erik: O "Fantasma da Ópera" é o meu musical favorito de sempre, sem sombra de dúvidas! E parte do meu encanto por ele é o mesmo que todas as mulheres, o facto do Fantasma da Ópera ser atraente e misterioso, e toda a magia da sua relação com a Christine. Contudo, ao contrário de muitas fãs, seria impensável para mim dizer "se fosse a protagonista eu tinha ficado com o Erik". Porque, malta, aquilo não era romance, aquilo era obsessão! Eu não estou a discriminar pelo seu passado traumático e cara desfigurada, eu rejeitaria-o por todas as suas atitudes que são de um psicopata. Todos as atitudes tem são aquelas que normalmente classificam uma relação tóxica: a proibição de conviver com outros homens (o Erik tinha muitos ciúmes de Raoul), o modo como não olhava a meios para atingir fins (chegou a matar pessoas para favorecer Christine), os ultimatos,... E, mesmo que estes fatores não tivessem envolvidos e Erik fosse um homem normal, Christine nunca o teria escolhido, porque o que ela sentia era apenas admiração, ela sentia era amor por Rauol. Se querem saber, eu na verdade não escolhia nenhum dos dois, a não ser que tivesse a opção de escolher o Rauol do livro - o do filme é tão sem sal, descontextualizado, no livro realmente percebemos a sua relação com a protagonista e o porquê de ser tão importante na vida dela.


7. O início do filme "Up" não é tão devastador como as pessoas o pintam: E para acabar este post polémico heheheh, escolhi um filme da Disney (by the way, agora apetece-me também fazer toda uma versão de unpopular opinions só com a Disney), o famoso "Up" que ainda hoje me parte o coração só de pensar nele. Mas não pelo motivo que pensam. Para mim, só a segunda metade do filme, em que ele tem que aprender a viver sem a sua mulher é que é angustiante. Toda a parte inicial, do começo de uma relação à construção de uma vida matrimonial parece-me muito feliz. Sim, eles tinham o sonho de ter um filho e não conseguiram, assim como não conseguiram fazer outras coisas que tinham planeado. Ainda assim, conseguiram aproveitar o melhor que a vida lhes tinha para oferecer - e a vida não é mesmo assim, aproveitar ao máximo mesmo que certos planos tenham saído furados? A visão que a maior parte dos espectadores têm acerca de "Up" mostra que, enquanto sociedade, ainda temos ideias muito fixas acerca daquilo que caracteriza um casamento feliz.



Concordam com estas unpopular opinions? Quais são as vossas?

16 comentários:

  1. Não vi todos os filmes da tua lista, mas concordo particularmente com a tua opinião sobre o Joker e sobre o Up. Ah e em relação ao Avatar não consigo formular propriamente uma opinião porque acho que nunca vi o filme completo. Ups! Ahahahah! Adorei o post como sempre, querida Cherry.

    Beijinhos,
    https://inescm2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, não conheço, a rede social reddit. Vou tentar conhecer. Gostei da sugestão cinematográfica que deixou
    .
    Cumprimentos
    Cuide-se.

    ResponderEliminar
  3. A Regina George era péssima, mas, sim, a Candy também não era propriamente santa :p
    Vi o 1º Velocidade Furiosa e depois desisti ahahah
    Também não acho que o início de Up! Altamente seja angustiante

    ResponderEliminar
  4. Não assisti todos os filmes que você citou, mas concordo que foi melhor que o Jack tenha morrido em Titanic.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  5. O UP é um dos meus filmes de animação preferidos e vou ter de discordar desta frase "ainda temos ideias muito fixas acerca daquilo que caracteriza um casamento feliz" no contexto em que a colocas.
    Apesar de a frase ser uma realidade, no geral concordo bastante, nem todos os casais querem ter filhos, isso não caracteriza por si só um casamento feliz. MAs em particular neste caso é mesmo devastador quereres ter filhos e não conseguir. É mesmo desgastante (falo com conhecimento de causa), triste, frustrante. Claro que gosto muito da ideia de ultrapassar essa questão e ser feliz na mesma! Mas é a parte que, após ter visto dezenas de vezes, mais me faz soluçar e depois de passar eu por uma situação de infertilidade ainda me faz soluçar mais ahahah
    Mas se fores também ver, é muito triste ele ter ficado sozinho, mas teve uma vida cheia e feliz e mais tarde consegue fazer amigos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro que é muito devastante não ter filhos, é um vazio que nunca pode ser preenchido, mas o que me irritou foi as pessoas classicarem o casamento como um insucesso por não terem procriado, foi mais por aí que quis ir.

      Sim,dessa perspetiva ele até foi muito feliz :).

      Eliminar
    2. Ah sim, nunca me tinha apercebido que as pessoas achavam que o casamento deles foi um insucesso porque eles foram muito felizes e ultrapassaram tudo, como tem de ser num casamento!
      Percebi mal, desculpa.

      Eliminar
  6. Vi todos os filmes que referiste e partilho praticamente a mesma opinião que tu!
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Concordo com algumas, como o fast and furious ser mais do mesmo...isso é claro como a água xD
    Discordo com algumas, como o Joker...epah não posso lidar com as espectativas que foram criadas em torno de um joker que não teve tempo de antena nenhum...compreendo que não era um joker clássico, teve direito a alguns comics, mas faltou-lhe alma...nã gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquele filme acho que não era intenção dos produtores ter tanto tempo de antena, uma vez que estava a partilhar o protagonismo com mais vilões :).

      Eliminar
  8. Bem interessante estes fatos citados no post.
    Eu realmente não havia parado para pensar nestas opiniões referentes a estes filmes.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderEliminar