"". Life of Cherry: 5 coisas: abril 2020 !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.5.20

5 coisas: abril 2020


Se março, o primeiro mês de quarentena, já se arrastou penosamente devagar, que dizer de abril? Um mês tipicamente alegre, da Páscoa, que antecede as festas académicas (mesmo já não sendo universitária, estas estarão sempre perto do coração), desta vez ficou marcado pela palavra mais portuguesa de todas: saudade. Saudade das pessoas, do seu afeto, saudades de uma rotina (mesmo que, por vezes, fosse aborrecida), saudade de lanchar numa esplanada... 

Saudades de ser livre. O cansaço já se faz sentir. Ando a contar os dias sem saber quantos dias faltam. E agora, naquilo que quero acreditar ser a reta final desta quarentena já demasiado longa, já só quero uma coisa: voltar para os abraços das minhas pessoas.

Mas enquanto isso não acontece, acompanhem-me em mais um resumo mensal aka de quarentena.


5 coisas que aconteceram


1. Uma Páscoa diferente: Não costumo ligar muito à Páscoa (tirando os chocolates, heheheh), mas este ano senti tanta falta de uma Páscoa em família. Até senti saudades do tocar dos sinos e do beijar a cruz (um ritual com o qual não me identifico muito). No entanto, cá em casa fizemos os possíveis para trazer um pouco do espírito desta festividade católica para o nosso isolamento. Arranjámo-nos como sempre o fazemos todos os anos, fizemos um bom assado, comemos os ovinhos da Páscoa deixados à porta por familiares e, no final da tarde, comemos o ovo cozido para evitar dores de cabeça o ano todo (só não deu para ser em cima de uma ponte). 

2. Uma vizinhança unida: O que começou como um gesto de agradecimento aos profissionais de saúde, as palmas às 22h, com o passar das semanas foi-se tornando num momento de convívio entre a minha vizinhança. As palmas foram dando lugar aos "Tudo bem?" gritado das janelas, aos "Força!", aos "Boa Noite". Começaram a ser cantadas também músicas, buzinadelas e outras cenas aleatórias para fazer os vizinhos rir. Se antes nem achava muita piada às 22h (sim, foi um gesto comovente nos primeiros dias, porém todos sabemos que agora os profissionais de saúde precisam bem mais do que palmas), agora é a hora que mais anseio todas as noites. Porque estamos não só a agradecer, como a fazer companhia uns aos outros, um momento do dia em que estamos todos a dizer aos nossos vizinhos, à nossa maneira, "não estás sozinho/a".

3. Projeto académico: Em dias em que é difícil ser produtiva, envolvi-me num projeto académico que me dá um sentido de responsabilidade, ambição e propósito. Ainda não posso revelar o que é, mas é algo em que vou precisar da vossa ajuda e prometo que não é um questionário chato, é algo empolgante.

4. Uma ode ao pijama: Se em março ainda fiz um esforço para me vestir de roupa normal em casa, em abril os dias foram passados maioritariamente de pijama. Este é um tema que têm causado polémica, usar pijama durante o confinamento. Se durante os fins de semana, na nossa vida pré-pandemia, era tão bom e saudável passar o tempo de pijama, o cenário, supostamente, é outro em quarentena. Existem várias pessoas e até especialistas a dizer que faz mal à nossa saúde física e mental, que faz com que nos desleixemos da nossa imagem corporal, que nos desmotiva... Lamento ter que ir contra a palavra de influenciadores queridos e de especialistas, mas vou ter que discordar. Não é por usar pijama todo o dia que me sinto menos bonita. Aliás, se se sentem feios de pijama obviamente que não estão a usar os pijamas certos. Os pijamas são peças de roupa que podem ser tão giras, com os seus padrões, cores vivas,... Dão-me tanta felicidade! O melhor: são mesmo confortáveis! E, guess what, eu posso estar de pijama e maquilhar-me na mesma, ou pôr uns brinquinhos para ter um ar mais chique. Não se preocupem, também não estou há mês e meio sem tomar banho ou lavar os dentes. E, sim, consigo me sentir bem disposta na mesma. Não preciso de me enclausurar sempre em calças de ganga para me sentir com mais produtividade. O meu problema com a produtividade é mesmo o estar em confinamento, não há peça de roupa que mude isso. Ainda me visto de vez em quando para videochamadas e para passeios higiénicos na minha vizinhança, mas de resto é assim que me  tenho mantido. Dizem que devemos manter as rotinas pré-Covid, e é isso que eu estou a fazer, meus amigos. Sempre estive em casa de pijama, porque a casa é o meu refúgio (principalmente agora), e seria-me irreal estar sempre toda arranjada, estaria ainda mais desconectada da minha realidade.

5. Um pequeno life update das minhas pessoas: Na edição da rubrica do mês passado, desabafei com vocês que tenho familiares doentes, inclusive uma delas com coronavírus. As ótimas notícias é que esse familiar está oficialmente descoronado! Quanto a outros familiares, têm-se mantido em estado estável, dentro dos possíveis, continua é aquele aperto de coração de não os poder ver. Bem, o  importante é que continuamos todos fortes. 


5 coisas que adorei


1. Popsugar Fitness: Apesar da desmotivação, tenho me mantido bastante firme no que toca a exercício físico. O esforço por tornar este rotina essencial à saúde mais divertida continua, e a descoberta deste mês foi este canal, que mistura cardio com dança. Sou sincera, se fossem simplesmente aulas de cardio (que o canal também tem), eu não conseguiria fazer sem me aborrecer passado 5 minutos, por isso esta é a combinação perfeita para queimar as calorias que uma boa aula de cardio permite com a diversão da dança. 

2. Espetáculo "De Passagem": O Guilherme Duarte, autor do blog "Por Falar Noutra Coisa", é um dos meus humoristas preferidos, e tive imensa pena de não ter ido ao seu espetáculo o ano passado, aqui em Braga - calhou no mesmo dia que a minha Imposição de Insígnias e, com tantas cerimónias no mesmo dia, não tinha garantias que fosse chegar a tempo. Por isso, admiro imenso a generosidade dele que, à semelhança de outros artistas nesta quarentena, disponibilizou gratuitamente este espetáculo para nos entretermos. Foi tão bom como imaginava que seria, principalmente aquele intro. Que intro! Quando virem, vão entender o quão boa é. 

3. Movie 36 em Quarentena: Lembram-se do Movie36? Pois bem, a Lyne decidiu ir buscar ao baú de recordações este projeto, e voltar a trazê-lo até nós numa versão quarentena. Desafiou-nos a ver um filme todos os dias, durante 15 dias. Confesso que este desafio veio mesmo a calhar porque, ultimamente, ando mais numa de séries do que filmes. Foi uma cura para a ressaca cinematográfica, de certa forma. As minhas escolhas foram, essencialmente, filmes levezinhos e documentários, as quais podem ver no meu Instagram, está lá um destaque com todos os escolhidos. 

4. Mini bandas de cera depilatórias Veet: As esteticistas não tardam a abrir já na próxima semana, contudo, para aqueles que quiserem esperar mais um bocado (até porque, malta, lembrem-se sempre, vamos todos com calma, vamos desconfinar gradualmente), tenho uma solução para vocês. Sou uma sortuda porque os meus pêlos demoram imenso a crescer, e só no segundo mês de quarentena é que tive que começar a pensar numa solução para depilar o buço e as sobrancelhas. Já tenho uma máquina de cera em casa para as pernas, mas nem pensar usar na cara! Até que uma prima minha descobriu estas mini tirinhas de cera depilatórias que, oh, são uma maravilha! Fácil de remover e não ficam com marcas. Como vêem, há solução para tudo, só não cumpre quarentena quem não quer. 

5. Plano Quarentena - La Casa de Papel: O Professor de "La Casa de Papel" lançou, finalmente, o seu plano para esta quarentena. Ok, não foi o professor, foi o Guilherme Geirinhas, anyway, está igualmente genial! Meus Deus, o trabalho que deve ter dado a montar este vídeo. A voz a sussurrar como o professor está demais, as montagens on point... Ponham os olhos neste menino, se o José Rodrigues de Carvalho motiva na TV, ele motiva no Youtube.

(Foto: da minha autoria)

17 comentários:

  1. O popsugarfitness é muito bom! Experimenta os vídeos de cardio boxe. Se quiseres uma onda mais calma, faz os vídeos do canal yoga with Adrianne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheço esse canal, é muito bom para meditação :).

      Eliminar
  2. Pois... E vamos a ver se as pessoas vão ter respeito quando começarem a sair!!
    -
    Desejo contido ...

    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem, se não volta tudo ao mesmo depressa :(.

      Eliminar
  3. Mesmo assim tiveste um bom mês ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Realmente o tempo parece não avançar, também me sinto a contar os dias para... bem nem sei bem para quê porque as coisas não parecem estar a encaminhar-se para voltar ao nosso antigo normal.
    Mas vamos pensar positivo! Gostei da partilha :)

    Tem um mês de Maio maravilhoso*

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que estes últimos dias têm sido de adaptação a esta realidade.
    Espero que os teus familiares melhorem rápido!

    Um beijinho,
    Doce Branca

    ResponderEliminar
  6. Oooh que giro essa coisa dos vizinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Achei super gira essa partilha sobre os teus vizinhos, que momento bonito <3

    Abril foi difícil e tal como tu, também estive quase sempre de pijama eheh, só mesmo quando ia à rua levar o lixo ou às compras é que vestia qualquer coisinha diferente, isso e quando faço exercício :p

    Espero que em maio não vá tudo pelo cano e que as pessoas entendam que isto não é voltar à normalidade. Um excelente mês, beijinhos ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ter fé no melhor das pessoas <3. Igualmente :).
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Não foram tempos fáceis mas acredito que o difícil será agora, com o desconfinamento vamos ver como é que as pessoas realmente agem e eu tenho muito receio porque sinto que estão a perder o "medo" e poderão agir "normalmente". Passei o mês de pijama, apenas me vesti na Páscoa (para dar um cenário diferente) e sempre que fui a alguma consulta ou tratar de assuntos com a contabilista, mas não foi o pijama que me fez "abrandar" sinto que foi a obrigação de ficar fechada tanto tempo, parece que me perdi.
    Gostei muito do teu post, obrigada por partilhares connosco como "viveste" e do que gostaste nesta altura

    Um beijinho enorme **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um grande risco de facto, vamos aguardar, agora mais do que nunca é um dia de cada vez.
      Obrigada :).

      Eliminar
  9. Foi um mês com coisas boas e coisas más, mas o mais importante é tirarmos partido daquilo que aprendemos nesta quarentena :)
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho sérias dúvidas que possa voltar a habituar-me a sair à rua sem ser em pijama e pantufas. E mais importante: NÃO QUERO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah same, na altura em que te escrevo, tenho de sair de casa hoje, e já não sei usar outra roupa que não pijama xD.

      Eliminar