"". Life of Cherry: Wikiwars: o jogo que torna o Wikipedia num desporto competitivo !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

10.4.20

Wikiwars: o jogo que torna o Wikipedia num desporto competitivo

 Wikiwars: o jogo que torna o Wikipedia num desporto competitivo

Todos nós estamos mais que familiarizados com Wikipedia, a famosa enciclopédia virtual que nos permite, em segundos, saber tudo aquilo que precisamos de saber - e que já foi a nossa principal fonte de bibliografia de muitos trabalhos de grupo da escola, admitam lá. Aquilo que não sabíamos - ou, pelo menos, eu não sabia - é que há quem leve o Wikipedia demasiado a sério. Mesmo a sério, não apenas em pesquisas intensivas, a sério do tipo um desporto competitivo, ao nível dos Jogos Olímpicos. Através de um jogo que o envolve. É verdade, é assim que Wikiwars surgiu.

Há diversas variações deste jogo inventado pelos nerds dos computadores, mas comecemos pelos básicos: Wikiwars requer, no mínimo, dois jogadores, que começam numa mesma página de Wikipedia à escolha (por exemplo, "Moda"), e o objetivo é chegarem a uma segunda página (por exemplo, "Harry Potter"). Parece simples não é? Aqui é que vem o twist: não podem pesquisar a página que procuram, têm que chegar lá exclusivamente por links que todas as páginas desta enciclopédia online têm. Este é o verdadeiro desafio, que exige que tenham um grande conhecimento sobre o modo como o Wikipedia funciona, assim como conhecimentos técnicos mais específicos, como a forma como as palavras-chave vos podem conduzir a outras páginas. E quanto mais aleatórias e diferentes entre si forem as duas páginas que escolhem, mais desafiante e divertido se torna (como o exemplo acima). A primeira pessoa a conseguir chegar à página de destino ganha.

Estas são as regras básicas que podem utilizar, vamos passar agora a algumas variações tornam Wikiwars ainda mais divertido e versátil para qualquer situação:
  • Podem decidir o vencedor conforme seja o mais rápido (deixando que o outro continue, mesmo que um dos participantes já tenha descoberto a solução, para compararem o tempo que cada um demorou).
  • Podem também decidir o vencedor pelo número que cliques que efetuou para chegar à página destino.
  • Se quiserem jogar sozinhos, podem cronometrar o tempo que demoraram a chegar à solução e/ou contar também o número de cliques que efetuaram. 
  • Podem, claro, jogar dois a dois, ou então em equipas, presencialmente ou por videochamada.

As possibilidades são, como era de esperar de um jogo que surgiu do nada, infinitas. Se quiserem inspiração para decidir que regras querem adotar quando jogarem, até existem vários vídeos no Youtube que levam mesmo isto a sério, com árbitros, relatadores e tudo, são absolutamente hilariantes!


Se não tiverem nenhum familiar ou amigo que queira alinhar nesta maluquice convosco, existe uma plataforma feita especialmente para os viciados em Wikiwars, em que competem com várias pessoas aleatórias online. 

É impressionante o que as pessoas inventam na Internet quando estão aborrecidas (deduzo eu que tenha surgido assim, já que muitas das ideias malucas no mundo virtual nascem assim). Confesso, ainda não apanhei o jeito deste jogo, em parte porque ainda o descobri recentemente, e também porque não possuo conhecimentos técnicos suficientes para isso. Por isso para já, tento clicar em tudo à toa na esperança que, milagrosamente, calhe na página de destino. Contudo, agora que não tenho mais nada que fazer à vida, vejo-me a viciar nisto.


E vocês? Já conheciam Wikiwars?

9 comentários:

  1. Confesso que não sou fã de jogos de computador. Mas respeito que jogue e goste
    .
    Dentro do possível
    Uma Páscoa muito feliz

    ResponderEliminar
  2. uau, parece incrivelmente nerd (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. De facto, desconhecia esta possibilidade :o

    ResponderEliminar
  4. Que legal essa dica, estamos precisando de opções diferentes para fazer nesse momento. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderEliminar
  5. Confesso que não fazia a minima ideia :) vou ver se um dia destes experimento :p

    ResponderEliminar
  6. Eu não fazia a mínima ideia que existia esse jogo mas parece engraçado..

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha ouvido falar! Mas está engraçada a ideia :)

    ResponderEliminar